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O que pode ler no M&P 978

No Lado B, a rubrica Fatal, Banal, Genial apresenta o Insteroid, carro elétrico da Hyundai que é inspirado na estética dos videojogos. O chocolate do Dubai e o impacto das tarifas nos investimentos publicitários são outros dos temas na última página do jornal

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Na edição 978, o M&P revela como é que as agências de comunicação, marketing, publicidade e design, fora de Lisboa e do Porto, trabalham grandes clientes, faturam milhões e conquistam prémios. Joaquim Henriques, CEO da Oonify, na Nazaré, por exemplo, revela ter faturado €1 milhão em 2024, a crescer 38%.

Estar longe dos centros de decisão aumenta a criatividade, porém, tem desvantagens.

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Em entrevista Pedro Castro, CEO da Multilem, empresa que começa em 1986 a fazer ‘stands’ para feiras e que hoje dedica-se a experiências de marca, revela que no início vislumbra a possibilidade de crescer, mas nunca imagina uma multinacional nos quatro continentes.

Na rubrica De Portugal Para O Mundo, Bernardo Caupers, diretor de marketing de ‘sweet baked goods and snacks’ da Bimbo Canadá, partilha a experiência de viver e trabalhar em Ontário.

Na Opinião, Miguel Moreira Rato, diretor-geral da Adagietto, argumenta que o chocolate do Dubai existe desde 2021, mas é a aposta de outras marcas em replicar a receita e investir em marketing de influência que gera esta ‘corrida ao ouro’.

José Bomtempo, sócio e diretor criativo executivo da Bar Ogilvy, sugere que, assim como reconhecemos as campanhas disto e daquilo, o civismo merece igual reconhecimento no imaginário coletivo português.

Na coluna Silicon Wood, Pedro Filipe-Santos, codiretor executivo e sócio da Snack Content Portugal, escreve sobre a geração (os Zillenials) que conhece a frustração de esperar que um vídeo carregue no YouTube em 240p, mas agora fica impaciente se um TikTok demora mais de cinco segundos a começar.

O dossier especial é dedicado às apostas online, que estão entre a expansão digital e os desafios regulatórios, com os operadores a defenderem uma comunicação responsável.

No Lado B, última página do jornal, a rubrica Fatal, Banal, Genial apresenta o Hyundai Insteroid, o novo protótipo elétrico da Hyundai que é inspirado na estética dos videojogos e em tudo idêntico aos carros dos jogos de corrida, para cativar a geração Z. Revelado a 1 de abril, pode até parecer mentira, mas está a ser apresentado até 13 de abril, no Salão da Mobilidade de Seul.

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Pingo Doce abre restaurante em Portugal com pagamento por IA

No espaço Comida Fresca do Alegro Sintra, os clientes têm ao seu dispor cinco caixas de pagamento ‘self checkout’, com inteligência artificial, desenvolvida pela ‘startup’ Retail Robotics Solutions

O Pingo Doce anuncia a abertura do primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial (IA). No novo espaço Comida Fresca do Alegro Sintra, os clientes têm ao seu dispor cinco caixas de pagamento ‘self checkout’, com inteligência artificial, desenvolvida pela ‘startup’ Retail Robotics Solutions, Na prática, o sistema reconhece a comida que o cliente leva no tabuleiro, através do reconhecimento de imagem, de acordo com o comunicado da retalhista.

Para o diretor de IT do Pingo Doce, José Esteves, a tecnologia desempenha um papel relevante nos restaurantes Comida Fresca. “Iniciámos este projeto há cerca de um ano com o foco principal em melhorar a experiência dos clientes durante o processo de pagamento nos nossos restaurantes. O uso de IA torna possível a implementação de soluções inovadoras que permitem melhorar a experiência dos nossos clientes em loja, o que neste caso se traduz numa redução do tempo despendido no registo e pagamento, e consequente diminuição dos tempos de espera”.

O sistema identifica a comida através da forma,  cor e textura. E quanto mais for usado, melhor fica, como explica Dimitri Rodin, CEO da Retail Robotics Solutions. A IA aprende com cada nova utilização, tornando-se mais rápida e mais precisa a cada interação. “A IA tornou-se uma das tendências globais mais influentes. Estamos dedicados a fornecer ao Pingo Doce as soluções mais avançadas e inovadoras, que estão destinadas a desempenhar um papel fundamental num contexto em rápida evolução”, conclui.

O espaço de restauração do Pingo Doce do Alegro Sintra foi totalmente renovado, contando com com uma capacidade de 342 lugares sentados.

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M&P 978: Agências fora de Lisboa e do Porto faturam milhões + Entrevista Pedro Castro (Multilem) + O pistáchio e as cuecas do coelho

No Lado B, a rubrica Fatal, Banal, Genial apresenta o Insteroid, carro elétrico da Hyundai que é inspirado na estética dos videojogos. O chocolate do Dubai e o impacto das tarifas nos investimentos publicitários são outros dos temas na última página do jornal

Na edição 978, o M&P revela como é que as agências de comunicação, marketing, publicidade e design, fora de Lisboa e do Porto, trabalham grandes clientes, faturam milhões e conquistam prémios. Joaquim Henriques, CEO da Oonify, na Nazaré, por exemplo, revela ter faturado €1 milhão em 2024, a crescer 38%.

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Em entrevista Pedro Castro, CEO da Multilem, empresa que começa em 1986 a fazer ‘stands’ para feiras e que hoje dedica-se a experiências de marca, revela que no início vislumbra a possibilidade de crescer, mas nunca imagina uma multinacional nos quatro continentes.

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Vileda entrega marketing à Oitenta8

Além da seleção de influenciadores digitais multiplataforma, a agência de marketing também é responsável pela adaptação de tendências à marca do grupo Freudenberg, após ter ganho o concurso lançado pela Vileda

A Oitenta8 ganhou o concurso lançado pela Vileda para gerir a área de marketing de influência da multinacional.
Para além da consultoria estratégica, criatividade e gestão de projetos, a agência de marketing fica ainda responsável pela seleção de influenciadores digitais multiplataforma e pela adaptação de tendências à estratégia comunicacional da marca do grupo Freudenberg.

“Poder trabalhar em estratégias que amplificam e dinamizam estes seus pilares, atualizando ao máximo as mensagens da marca, é o tipo de colaboração ativa com que nos identificamos. É com uma enorme satisfação que agora trabalhamos em conjunto, com uma equipa extremamente dinâmica e recetiva a novas ideias e conceitos criativos, fazendo jus à assinatura de inovação permanente da marca”, explica Marta Albuquerque, fundadora e diretora executiva da Oitenta8, citada em comunicado de imprensa.

O contrato assinado com a consultora, que não trabalha com mais de três marcas em simultâneo por opção estratégica, também abrange a gestão de projetos comunicacionais, de forma a corresponder à planificação e execução de mensagens, campanhas publicitárias e ações de comunicação da marca.

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Message in a Bottle comunica rebranding da Estoril Living

A Estoril 8023, empresa que explora hotéis como o Valverde Sintra Palácio de Seteais (na foto) e o Holiday Inn Braga, adota uma nova designação na sequência da contratação de Carolina Afonso como diretora de marketing e digital

A Message in a Bottle é a agência escolhida para comunicar o rebranding da Estoril Living, nova designação da Estoril 8023, empresa hoteleira que explora os hotéis Valverde (Valverde Lisboa Hotel & Garden, Valverde Sintra Palácio de Seteais e Valverde Santar Hotel & Spa), além do Holiday Inn Braga, do InterContinental Cascais-Estoril e do futuro Marriott Residence Inn Lisboa.

“A transição para Estoril Living é mais do que uma mudança de nome. Representa a nossa visão de futuro, onde a excelência e a inovação andam de mãos dadas, criando experiências únicas para os nossos hóspedes e investindo em soluções que proporcionam valor a longo prazo para os nossos parceiros e investidores”, explica Pedro Mendes Leal, CEO da Estoril Living, citado em comunicado de imprensa.

A mudança de designação acontece após a contratação de Carolina Afonso, ex-CEO do Gato Preto em Portugal e Espanha, como diretora de marketing e digital da empresa. O rebranding da Estoril Living reforça a estratégia de expansão robusta, que contempla a introdução de novos conceitos hoteleiros, como o Marriott Residence Inn Lisboa, no Campo Pequeno, ainda em 2025.

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KOR Creatives estabelece parceria com Universidade do Algarve

“Esta parceria estratégica com a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve permite-nos contribuir para a formação de profissionais mais preparados, conscientes e criativos”, diz Pedro Águas (na foto), CEO da KOR Creatives

A KOR Creatives, agência de comunicação sediada em Faro, estabeleceu uma parceria estratégica com a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (FEUAlg), com o objetivo de promover a ligação entre o ensino académico e o mercado profissional nas áreas do marketing e marketing digital.

“Acreditamos que o futuro dos estudantes se constrói com base na partilha de conhecimento, na experimentação e no contacto direto com o mercado. Esta parceria com a FEUAlg permite-nos contribuir para a formação de profissionais mais preparados, conscientes e criativos”, afirma Pedro Águas, CEO da KOR Creatives.

Esta colaboração prevê a realização de várias iniciativas, como seminários e workshops, direcionadas a alunos do mestrado em Gestão de Marketing. A primeira ação decorreu no passado dia 27 de março, na KOR Academy, com o workshop Produção e Edição de Vídeo para Redes Sociais, conduzido por Eva Sanches, agente da KOR Creatives e embaixadora do Mestrado em Gestão de Marketing da FEUAlg.

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Digital

Spotify disponibiliza inventário de anúncios programáticos à Google

Além de disponibilizar o inventário programático do Spotify Ads Manager à Display & Video 360 e à Magnite, o Spotify está a lançar ferramentas de IA para os anunciantes criarem anúncios em áudio

O Spotify está a expandir a oferta de publicidade programática, ao disponibilizar a compra de anúncios através da Google Display & Video 360 e da Magnite, que têm agora acesso ao Spotify Ads Manager. A iniciativa representa mais um passo para a plataforma de ‘streaming’ de música automatizar as vendas de anúncios e explorar o crescente interesse das marcas em formatos de áudio, noticia a Ad Age.

O Spotify também está a lançar um conjunto de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa, que os anunciantes podem utilizar para criar anúncios em áudio. Estas ferramentas são semelhantes às que outras plataformas, como a Meta, a Google e a Amazon, desenvolvem para escrever textos e gerar imagens. No entanto, a IA do Spotify centra-se na escrita de guiões e locuções para anúncios de áudio.

A empresa tem vindo a desenvolver as capacidades de publicidade programática, sobretudo desde que, em 2024, altera a designação da sua plataforma de anúncios para Spotify Ads Manager. Na sequência do ‘rebranding’, o Spotify lançou, em outubro, um mercado de compra de inventário publicitário através de licitações em tempo real, que é inaugurado com a The Trade Desk como ‘demand-side partner’ (DSP).

A Display & Video 360 da Google e a Magnite têm agora acesso ao inventário programático do Spotify através do Spotify Ads Manager. O Spotify também avança que a plataforma programática da Yahoo, a Adform, vai aderir à sua plataforma de anúncios nos próximos meses.

O áudio programático é um setor em crescimento na publicidade digital e prevê-se que gere 2,26 mil milhões de dólares (€2 milhões) nos Estados Unidos em 2025, segundo a eMarketer. Este valor representa um aumento de 18% face a 2024, correspondendo a 30% do valor total do mercado de anúncios de áudio digital no país.

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Marketing

Sociedade Central de Cervejas e Bebidas tem nova diretora de marketing

María Ruiz Sanguino (na foto), que irá coordenar as equipas dos responsáveis de marketing de cada uma das marcas, integra igualmente a comissão executiva da SCC

María Ruiz Sanguino é a nova diretora de marketing e integra a comissão executiva da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), que é parte do grupo Heineken. Ficará responsável pela gestão estratégica das marcas de cervejas, águas e sidras da SCC .

Irá também coordenar as equipas dos responsáveis de marketing de cada uma das marcas – Catarina Ferraz (Sagres), Filipa Magalhães (Heineken), Rita Torres (Água de Luso) e Martim Manoel (Bandida do Pomar e Castello) – e em articulação com a equipa de vendas.

“O meu objetivo é surpreender o público e garantir que as nossas marcas permanecem relevantes, respeitando os seus legados e a autenticidade, ao mesmo tempo que as projetamos para o futuro”, refere María Ruiz Sanguino, citada em comunicado de imprensa.

Licenciada em gestão e direito pela Universidade Pablo Olavide de Sevilha, e com um mestrado em gestão internacional pela ESADE Business School, María Ruiz Sanguino tem 20 anos de experiência na área de marketing, especialmente no setor FMCG, tendo colaborado em empresas como a Coty e a JDE.

Em 2022, María Ruiz Sanguino junta-se à Heineken Espanha, enquanto gestora sénior de marketing da cerveja Cruzcampo, em que contribui para a revitalização e internacionalização da marca.

“Na Central de Cervejas de Bebidas, temos muito orgulho nas nossas marcas, que, a par dos colaboradores, são o nosso maior ativo. A combinação da nossa força global com a diversidade local permite-nos oferecer produtos que, com a sua identidade única, constroem uma ligação autêntica com os consumidores.”, diz María Ruiz Sanguino.

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Digital

YouTube anuncia mudanças nos Shorts para competir com TikTok e Reels

Entre as novas funcionalidades estão uma nova ‘timeline’ de edição de vídeo (na foto), a sincronização automática de música e a criação de ‘stickers’ gerados por inteligência artificial

O YouTube vai adicionar novas funcionalidades ao Shorts para facilitar a edição de vídeos curtos, num momento em que o TikTok corre o risco de ser proibido nos Estados Unidos se não for vendido a um proprietário americano até 5 de abril.

Conforme anunciado pela plataforma no blogue oficial do YouTube, chegam esta primavera cinco novas ferramentas, incluindo um novo editor de vídeo que fornece capacidades de edição semelhantes às já encontradas em plataformas concorrentes como o TikTok e o Instagram.

A nova ‘timeline’ de edição de vídeo permite fazer ajustes como cortar e reorganizar clipes, aplicar zoom às filmagens e sobrepor texto e música a partir de um único local, onde os utilizadores podem visualizar o vídeo editado. A ‘timeline’ pode ser acedida ao deslizar de baixo para cima no editor do Shorts. O YouTube refere que estas novas funcionalidades são as “primeiras de várias melhorias” planeadas para ajudar a otimizar o processo de edição do Shorts.

A rede social vai melhorar ainda a função de adicionar música aos Shorts, permitindo aos utilizadores escolher uma música e sincronizar os clipes com o ritmo da mesma, em vez de alinhar ambos manualmente. Efeitos como filtros de vídeo e sobreposições vão também estar disponíveis nos ‘templates’ dos Shorts, facilitando a adesão às tendências virais.

Entre as outras funcionalidades, está ainda a possibilidade de adicionar ‘stickers’ diretamente da galeria dos utilizadores no Shorts. Esta opção estará disponível “no final desta primavera”, de acordo com o YouTube, juntamente com a criação de ‘stickers’ gerados por inteligência artificial a partir de texto para imagem, proporcionando aos utilizadores mais opções de personalização.

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Marketing

Licor Beirão lidera ranking de bebidas nacionais com mais interações no TikTok

Água das Pedras, Frize, Sumol e Mimosa completam o top 5 do ranking da Snack Content Portugal, que tem em conta os comentários, gostos e partilhas de publicações no TikTok

Catarina Nunes

Licor Beirão é a bebida nacional com mais ‘engagement’ no TikTok, com uma média de 1.826 interações por vídeo publicado. Água das Pedras, Frize, Sumol e Mimosa completam o top 5 do ranking da Snack Content Portugal, que tem em conta os comentários, gostos e partilhas de publicações portuguesas de bebidas.

Elaborada em exclusivo para o M&P, a análise é feita através do programa de dados Tubular, incluindo apenas o TikTok, entre 1 de janeiro e 10 de março. Neste período temporal, o Licor Beirão é a única bebida alcoólica a figurar no ranking das cinco marcas portuguesas de bebidas com mais interações no TikTok. Inês Ramada Curto, sócia e codiretora executiva da Snack Content Portugal, considera que “este ranking demonstra que no marketing digital não se trata apenas de publicar com frequência, mas é essencial criar uma conexão real com os seguidores”.

Com 1.826 interações por publicação e 7041 seguidores, “a presença do Licor Beirão no TikTok destaca-se pela mistura entre o clássico e o contemporâneo, com um toque de irreverência, sendo um meme a publicação que tem o maior destaque, com 5.974 interações”, revela Inês Ramada Curto, acrescentando que “a marca tem-se reinventado, mantendo-se fiel às suas raízes, enquanto cria campanhas que atingem as novas gerações”.

O estudo da Snack Content Portugal atribui os resultados do Licor Beirão à capacidade de criação de conteúdos com grande frequência e um tom bem-humorado, envolvendo frequentemente influenciadores populares e lançando desafios criativos. “A marca sabe como se posicionar de uma maneira orgânica e percebe bem as tendências e linguagem desta plataforma”, remata Inês Ramada Curto.

Água das Pedras aposta nas tendências do TikTok
A Água das Pedras ocupa a segunda posição com uma média de 1.352 interações por vídeo e 14,9 mil seguidores. “Esta marca respeita bem a linha editorial de comunicação que criou e consegue com mestria adaptar-se aos formatos e linguagem típicos do TikTok. Em vez de se concentrar apenas em promoções, cria vídeos que transmitem sensações de frescura, naturalidade e bem-estar”, observa Inês Ramada Curto.

A Água das Pedras aposta nas tendências da plataforma e utiliza Pilar Lourenço, locutora da rádio Mega Hits

O estudo destaca que, no TikTok, a Água das Pedras tem uma abordagem calma e centrada em mensagens de bem-estar e estilo de vida saudável, em linha com o perfil da marca, que em Portugal é uma das mais tradicionais no segmento de água mineral naturalmente gaseificada, reconhecida pela pureza e qualidade.

Em termos de posicionamento no TikTok, a codiretora executiva da Snack Content Portugal salienta que “a Água das Pedras tem apostado muito bem nas tendências da plataforma e utiliza a presença da locutora da rádio Mega Hits, Pilar Lourenço, para dar mais personalidade aos conteúdos”.

A codiretora executiva da Snack Content considera, aliás, que o TikTok é a plataforma que não só revoluciona a forma como os conteúdos digitais são consumidos, mas também é “um dos maiores veículos de marketing e comunicação para marcas, que querem criar uma comunidade forte e ativa, de forma autêntica, original e imediata”.

A frequência e consistência da Frize
Também no segmento de águas com gás – mas com menos 11,5 mil seguidores no TikTok do que a Água das Pedras -, a Frize figura na terceira posição da tabela, com 1.196 interações por vídeo e um total de 26,4 mil seguidores.

Um resultado que a análise da Snack Content Portugal justifica com a frequência e consistência das publicações da Frize, com vídeos dinâmicos e vibrantes, que conversam diretamente com um público jovem. “A marca tem feito uma boa declinação de campanhas de desafios virais e colaborado com uma equipa de criadores de conteúdos, de forma a criar mais empatia e interações com as comunidades que esses mesmos criadores já trazem”, explica Inês Ramada Curto.

O estudo enquadra o território da Frize: uma bebida refrescante com gás e sabores frutados, que em Portugal é sinónimo de frescura e diversão. “Com uma gama de sabores que agradam a variados gostos, a marca posiciona-se utilizando muitos conteúdos lúdicos e brinca com a origem do produto, como as cascas de limão e as groselhas ‘perdidas’ que dão origem à bebida”, destaca a responsável da Snack Content Portugal.

A Frize conversa diretamente com o público jovem, com frequência de publicações

Sumol triunfa com a autenticidade
A prova de que o número de seguidores não é garantia de envolvimento com a comunidade é o resultado da Sumol. Com o maior número de seguidores (152,1 mil) entre as marcas no top 5 do ranking de bebidas nacionais, a Sumol está em quarto lugar com um ‘engagement’ médio de 875, entre gostos, comentários e partilhas, por publicação.

“Apesar de não alcançar o mesmo número de interações por ‘post’ que as marcas do topo da tabela, a Sumol tem sido bem-sucedida ao investir em conteúdos autênticos, que se conectam com o público através de experiências e momentos”, diz Inês Ramada Curto.

A codiretora executiva da Snack Content Portugal considera que a abordagem jovem e irreverente, seguida na linha editorial da marca, tem atraído uma audiência fiel e participativa. “Embora a frequência de publicações seja menor do que a das marcas acima, mantém-se ainda assim relevante, devido à consistência das interações”, revela.

O estudo salienta que a Sumol é um dos refrigerantes mais populares em Portugal e tem sido eficaz em posicionar-se como uma bebida descontraída e vibrante, frequentemente associada a momentos de lazer e convívio social.

Inês Ramada Curto alerta que “não é só preciso ter habilidade para promover os produtos ou serviços da marca, mas também entender o comportamento dos utilizadores da plataforma e oferecer conteúdos que se alinham com os seus interesses e valores”.

Presença sólida da Mimosa não é suficiente
A fechar o ranking e com o menor número de seguidores no TikTok (4.466), entre as marcas no top 5 da bebidas nacionais, a Mimosa soma uma média de 512 interações por vídeo.

“Embora a Mimosa tenha uma presença sólida, não chega aos níveis das outras marcas e isso pode ser atribuído à estratégia de publicações ainda muito publicitárias, pecando por publicar vídeos que não geram temas de conversas e têm poucas interações”, conclui Inês Ramada Curto.

Segundo análise da Snack Content, esta marca de produtos lácteos tem investido, de forma crescente, em campanhas voltadas para o público que procura qualidade e tradição. Mas também tenta inovar ao adotar abordagens mais modernas nas redes sociais, especialmente no TikTok, que tem uma linguagem muito específica e um público que sabe bem o que quer ver e seguir.

“O TikTok exige das marcas mais do que apenas bons produtos e boas imagens, como qualquer campanha publicitária em televisão. A plataforma exige criatividade, autenticidade e uma comunicação constante de conversa com a comunidade”, argumenta a codiretora executiva da Snack Content Portugal.

Inês Ramada Curto sustenta ainda que “as pessoas querem seguir bons conteúdos, independentemente de serem de marcas ou de pessoas. As marcas que perceberem isso terão melhores hipóteses de se destacar, aumentar a comunidade e ganhar a liderança”.

Sobre o autorCatarina Nunes

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Como as tarifas de Trump estão a impactar gastos em media e ‘upfronts’ de TV

“Alguns planeadores de meios vão agir rapidamente nos ‘upfronts’, porque as estações televisivas vão começar a oferecer descontos logo de início”, declara Dave Morgan, CEO da plataforma de publicidade televisiva Simulmedia

Os planeadores de meios descrevem um clima de incerteza e cautela face ao plano de tarifas apresentado por Donald Trump a 2 de abril, noticia a Ad Age. “A notícia dada pelo presidente vai mudar a conversa para pior no que diz respeito ao setor da publicidade e planeamento”, assegura um planeador de meios, citado na Ad Age.

Embora o impacto imediato das tarifas ainda esteja a ser avaliado, os planeadores de meios encontram-se a preparar a temporada de ‘upfronts’, um momento crucial do ano, durante a qual os anunciantes estabelecem compromissos e contratos de longo prazo com os vendedores de espaço publicitário.

Estes eventos servem para as estações televisivas e empresas de media promoverem e apresentarem o portefólio de anúncios para o ano, incluindo os mais procurados, como por exemplo, os intervalos do Super Bowl, que a NBCUniversal já está a vender por 7 milhões de dólares (€6,3 milhões) à unidade, de acordo com a Ad Age.

Outro planeador de meios contactado pela Ad Age revela que tem recebido chamadas constantes de vendedores de inventário publicitário a perguntar sobre o estado dos orçamentos e compromissos dos clientes, mas que não tem recebido respostas dos anunciantes para poder planear os próximos passos.

“Os ‘upfronts’ são jogadas a longo prazo — qualquer incerteza obriga os profissionais de marketing a recuar nos compromissos, o que é mau para as empresas que estão a tentar vender o seu inventário”, argumenta um planeador de meios citado pela Ad Age. Isto pode fazer com que os profissionais de marketing suspendam os investimentos em canais de construção de marca, como a televisão, e se concentrem em canais de desempenho cujos acordos costumam ser de curto prazo.

“Alguns vão agir rapidamente nos ‘upfronts’ porque as estações televisivas podem estar tão preocupadas que vão oferecer descontos logo de início”, declara Dave Morgan, CEO da plataforma de publicidade televisiva Simulmedia.

Além dos descontos, Dave Morgan acredita que os preços dos anúncios televisivos vão descer em geral, sendo que os consumidores, sentindo-se pressionados a consumir menos, vão preferir ficar em casa a ver televisão em vez de sair e gastar dinheiro.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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