OpenAI cria rede social para competir com o X
Com um mural de publicações semelhante aos das restantes redes sociais, a plataforma digital, ainda sem nome, funciona em articulação com o ChatGPT, avança a publicação especializada The Verge

Meios & Publicidade
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Publicações de executivos no LinkedIn crescem 23%
Meta cria novo modelo de recomendação de anúncios baseado em IA
Anúncio falso da KFC criado com IA gera polémica nos EUA
Spotify disponibiliza inventário de anúncios programáticos à Google
Google remove 5,1 mil milhões de anúncios em 2024
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
Compras representam 53% das burlas em Portugal. Facebook e Instagram dominam
A empresa tecnológica norte-americana OpenAI, criadora do ‘chatbot’ de inteligência artificial (IA) ChatGPT, está a desenvolver uma rede social para competir com o X, propriedade da X Corp, empresa de Elon Musk. Segundo a The Verge, o protótipo da nova plataforma digital já se encontra em fase de testes, nos Estados Unidos.
Ainda sem denominação, a rede social tem um mural de publicações semelhante aos do Instagram, do TikTok, do Facebook e do X, além de uma funcionalidade que permite uma integração com o ChatGPT, para o desenvolvimento de publicações. Ainda não é sabido se a OpenAI vai lançar a nova rede social de forma autónoma ou se irá reforçar a oferta de funcionalidades do ChatGPT.
A notícia do desenvolvimento da rede social intensifica as relações entre a OpenAI e Elon Musk, numa altura em que o X reforça a colaboração com a xAI. Esta empresa de IA está a recorrer ao antigo Twitter para treinar o Grok, um dos concorrentes do ChatGPT. A criação da nova rede social é vista com expetativa pela Meta, que detém o Instagram e o Facebook, revela a publicação.