YouTube anuncia mudanças nos Shorts para competir com TikTok e Reels
Entre as novas funcionalidades estão uma nova ‘timeline’ de edição de vídeo (na foto), a sincronização automática de música e a criação de ‘stickers’ gerados por inteligência artificial

Daniel Monteiro Rahman
China rejeita oferta de Trump de reduzir taxas em troca de acordo na venda do TikTok
Trump diz que TikTok será vendido nos Estados Unidos antes de 5 de abril
China retalia tarifas de Trump e trava venda do TikTok
Conheça as 6 principais tendências no marketing de influência em 2025
Mark Zuckerberg quer que Facebook regresse ao modelo original
Amazon e fundador do OnlyFans são os mais recentes interessados no TikTok
O YouTube vai adicionar novas funcionalidades ao Shorts para facilitar a edição de vídeos curtos, num momento em que o TikTok corre o risco de ser proibido nos Estados Unidos se não for vendido a um proprietário americano até 5 de abril.
Conforme anunciado pela plataforma no blogue oficial do YouTube, chegam esta primavera cinco novas ferramentas, incluindo um novo editor de vídeo que fornece capacidades de edição semelhantes às já encontradas em plataformas concorrentes como o TikTok e o Instagram.
A nova ‘timeline’ de edição de vídeo permite fazer ajustes como cortar e reorganizar clipes, aplicar zoom às filmagens e sobrepor texto e música a partir de um único local, onde os utilizadores podem visualizar o vídeo editado. A ‘timeline’ pode ser acedida ao deslizar de baixo para cima no editor do Shorts. O YouTube refere que estas novas funcionalidades são as “primeiras de várias melhorias” planeadas para ajudar a otimizar o processo de edição do Shorts.
A rede social vai melhorar ainda a função de adicionar música aos Shorts, permitindo aos utilizadores escolher uma música e sincronizar os clipes com o ritmo da mesma, em vez de alinhar ambos manualmente. Efeitos como filtros de vídeo e sobreposições vão também estar disponíveis nos ‘templates’ dos Shorts, facilitando a adesão às tendências virais.
Entre as outras funcionalidades, está ainda a possibilidade de adicionar ‘stickers’ diretamente da galeria dos utilizadores no Shorts. Esta opção estará disponível “no final desta primavera”, de acordo com o YouTube, juntamente com a criação de ‘stickers’ gerados por inteligência artificial a partir de texto para imagem, proporcionando aos utilizadores mais opções de personalização.