‘Extremamente Desagradável’ lidera primeiro ranking auditado de podcasts da Marktest
O podcast humorístico de Joana Marques (na foto) na Renascença é o mais ouvido em janeiro. No ranking de marcas, a Renascença lidera em descargas e o Observador ganha no número de ouvintes. Na tabela de editores, a Impresa vence

Meios & Publicidade
Publicidade em podcasts aproxima-se dos €5 mil milhões, mas cresce menos em 2025
Sugestões para ler e escutar da edição 973 do M&P
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em janeiro
NetAudience: SIC aproxima-se da TVI
Luís Marvão é o novo apresentador do Curto Circuito
Blue Travel volta às bancas a 8 de fevereiro. 24 Horas e O Independente preparam regresso
‘Streaming’ representa 20% do valor gasto em direitos de transmissão desportiva em 2025
Público associa-se à Ogury para explorar publicidade digital
SIC vence no primeiro Jornal da Noite com intervalos curtos
Administrador de insolvência da TiN mantém-se em funções
O Pod_Scope, primeiro ranking auditado dos podcasts mais ouvidos em Portugal, da Marktest, atesta a popularidade de ‘Extremamente Desagradável’. O podcast humorístico que Joana Marques conduz durante as emissões de ‘As Três da Manhã’, programa da manhã da Renascença, é o mais ouvido em janeiro.
“Regista, no primeiro mês deste ano, quase 2,7 milhões de ‘downloads’, para uma média de 216 mil ‘listeners’ semanais, o número de diferentes dispositivos/aplicações de escuta”, revela a Marktest em comunicado de imprensa. O ‘O Homem Que Mordeu o Cão’, de Nuno Markl na Rádio Comercial, está em segundo lugar, com cerca de 1,2 milhões de ‘downloads’ e uma média de 77 mil ouvintes semanais. O ‘Contas-Poupança’ da SIC Notícias, com o jornalista Pedro Andersson, tem 602 mil descargas em janeiro, para uma média de cerca de 80 mil ouvintes semanais.
“A divulgação deste ranking é muito importante para a indústria dos media. É fundamental que o mercado tenha acesso a dados fiáveis, medidos e auditados por critérios internacionais validados e reconhecidos pela indústria”, salienta José Manuel Oliveira, CEO da Marktest, citado em comunicado.
O restante top 10 do Pod_Scope, que soma cerca de 6,6 milhões de descargas em janeiro, é composto por ‘Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer’ (SIC Notícias), ‘Expresso da Manhã’ (Expresso), ‘The Heart and Hustle of Portugal’ (Expresso), ‘A Caça ao Estripador de Lisboa’ (Observador), ‘Irritações’ (SIC Radical), ‘Bem-vindo A Mais Um Episódio De’ (Rádio Comercial) e ‘Eixo do Mal’ (SIC Notícias).
Renascença lidera descargas, Observador ganha em ouvintes
“No ranking de marcas, a Renascença lidera em ‘downloads’ com 3,1 milhões, seguida do Observador com 2,7 milhões e Rádio Comercial com dois milhões. A liderança em ouvintes é do Observador, com um alcance médio semanal de 251 mil, seguido do Expresso com 238 mil e da SIC Notícias com 235 mil”, refere o comunicado.
No ranking de editores, a liderança é ocupada pelo grupo Impresa, que acumula 4,6 milhões de descargas ao longo de janeiro. Na vice-liderança, surge o Grupo Renascença Multimédia, com 3,3 milhões de transferências. A terceira posição é ocupada pelo Observador (2,7 milhões de ‘downloads’), à frente da Bauer Media Audio Portugal, em quarto lugar, com 2,2 milhões transferências no mês.