‘Extremamente Desagradável’ lidera primeiro ranking auditado de podcasts da Marktest
O podcast humorístico de Joana Marques (na foto) na Renascença é o mais ouvido em janeiro. No ranking de marcas, a Renascença lidera em descargas e o Observador ganha no número de ouvintes. Na tabela de editores, a Impresa vence

Meios & Publicidade
Dior anuncia Ashley Park como nova embaixadora
OpenAI desenvolve rede social para competir com o X
Publicidade digital deve ser relevante, não intrusiva e acrescentar valor
BBDO conquista Grande Prémio e Agência Criativa do Ano nos Prémios Marketing M&P’24
Receitas da Havas crescem 4% para €676 milhões
Haier associa-se à Briskman e ao Millennium Estoril Open
Omnicom aumenta faturação em 1,8% mas vê lucro cair 9,7%
Publicis Groupe aumenta faturação em 9,4% para €3,53 mil milhões
Google remove 5,1 mil milhões de anúncios em 2024
Marcas revelam estratégias para lidar com tarifas de Trump
O Pod_Scope, primeiro ranking auditado dos podcasts mais ouvidos em Portugal, da Marktest, atesta a popularidade de ‘Extremamente Desagradável’. O podcast humorístico que Joana Marques conduz durante as emissões de ‘As Três da Manhã’, programa da manhã da Renascença, é o mais ouvido em janeiro.
“Regista, no primeiro mês deste ano, quase 2,7 milhões de ‘downloads’, para uma média de 216 mil ‘listeners’ semanais, o número de diferentes dispositivos/aplicações de escuta”, revela a Marktest em comunicado de imprensa. O ‘O Homem Que Mordeu o Cão’, de Nuno Markl na Rádio Comercial, está em segundo lugar, com cerca de 1,2 milhões de ‘downloads’ e uma média de 77 mil ouvintes semanais. O ‘Contas-Poupança’ da SIC Notícias, com o jornalista Pedro Andersson, tem 602 mil descargas em janeiro, para uma média de cerca de 80 mil ouvintes semanais.
“A divulgação deste ranking é muito importante para a indústria dos media. É fundamental que o mercado tenha acesso a dados fiáveis, medidos e auditados por critérios internacionais validados e reconhecidos pela indústria”, salienta José Manuel Oliveira, CEO da Marktest, citado em comunicado.
O restante top 10 do Pod_Scope, que soma cerca de 6,6 milhões de descargas em janeiro, é composto por ‘Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer’ (SIC Notícias), ‘Expresso da Manhã’ (Expresso), ‘The Heart and Hustle of Portugal’ (Expresso), ‘A Caça ao Estripador de Lisboa’ (Observador), ‘Irritações’ (SIC Radical), ‘Bem-vindo A Mais Um Episódio De’ (Rádio Comercial) e ‘Eixo do Mal’ (SIC Notícias).
Renascença lidera descargas, Observador ganha em ouvintes
“No ranking de marcas, a Renascença lidera em ‘downloads’ com 3,1 milhões, seguida do Observador com 2,7 milhões e Rádio Comercial com dois milhões. A liderança em ouvintes é do Observador, com um alcance médio semanal de 251 mil, seguido do Expresso com 238 mil e da SIC Notícias com 235 mil”, refere o comunicado.
No ranking de editores, a liderança é ocupada pelo grupo Impresa, que acumula 4,6 milhões de descargas ao longo de janeiro. Na vice-liderança, surge o Grupo Renascença Multimédia, com 3,3 milhões de transferências. A terceira posição é ocupada pelo Observador (2,7 milhões de ‘downloads’), à frente da Bauer Media Audio Portugal, em quarto lugar, com 2,2 milhões transferências no mês.