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Auchan entrega à Adagietto criatividade e comunicação de marca

Com esta adjudicação, a cadeia francesa de grande distribuição cria um novo paradigma, ao entregar a uma agência de comunicação o trabalho que tem sido feito por uma agência de publicidade, a Bar Ogilvy, no ano em que prepara o processo de unificação de imagem, resultante da aquisição do Minipreço

Catarina Nunes
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Auchan entrega à Adagietto criatividade e comunicação de marca

Com esta adjudicação, a cadeia francesa de grande distribuição cria um novo paradigma, ao entregar a uma agência de comunicação o trabalho que tem sido feito por uma agência de publicidade, a Bar Ogilvy, no ano em que prepara o processo de unificação de imagem, resultante da aquisição do Minipreço

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A Adagietto é a nova agência responsável pela criatividade e comunicação de marca do Auchan. Com esta adjudicação, a cadeia de grande distribuição cria um novo paradigma, ao entregar a uma agência de comunicação o trabalho que até à data tem sido feito por uma agência de publicidade, a par com a definição do conceito de marca, implementação e respetiva comunicação multiplataforma, que passa também para a agência liderada por Miguel Moreira Rato.

Até agora, a criatividade das campanhas publicitárias da marca francesa de hipermercados, supermercados e lojas de proximidade tem sido trabalhada pela Bar Ogilvy, com a comunicação e assessoria de imprensa a cargo da Burson, ambas agências do grupo WPP. A mudança surge na sequência de uma consulta ao mercado, em que participam a Bar Ogilvy, a Dentsu Creative Portugal, a Nossa (que tem a conta do Minipreço) e a Adagietto, tendo estas duas últimas agências chegado à final.

Questionados pelo M&P, Solange Farinha, diretora de marketing do Auchan, e Miguel Moreira Rato, diretor-geral da Adagietto, escusam-se a comentar esta mudança, que surge num momento particularmente desafiante. O Auchan tem em mãos um processo de unificação de imagem e de comunicação, resultante da aquisição do Minipreço, em 2024, cuja reestruturação deverá ser feita até ao final de 2025.

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Miguel Castro Freitas é o novo diretor criativo da Mugler

“O profundo conhecimento do ADN de Mugler, a grande criatividade e enorme o talento fazem dele uma escolha natural”, justifica Danièle Lahana-Aidenbaum, presidente global de moda e fragrâncias da marca

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O português Miguel Castro Freitas (na foto) é o novo diretor criativo da Mugler, substituindo o norte-americano Casey Cadwallader, que abandona o cargo ao fim de sete anos. O criador de moda, que entra em funções a 1 de abril, apresenta em setembro a coleção de primavera/verão 2026, em Paris.

“O Miguel Castro Freitas vive e respira o espírito Mugler. O profundo conhecimento do ADN de Mugler, a grande criatividade e o enorme talento fazem dele uma escolha natural. Além de uma grande experiência em matéria de design, desempenhou funções nalgumas das casas de moda de luxo mais reputadas”, salienta Danièle Lahana-Aidenbaum, presidente global de moda e fragrâncias da marca, citada em comunicado de imprensa.

Formado em moda feminina pela Central Saint Martins, em Londres, Miguel Castro Freitas, fez carreira internacional nos últimos 20 anos em casas como a Dior, a Givenchy ou a Saint Laurent, antes de ser contratado para assumir a direção criativa da Mugler.

Ao longo da carreira, o estilista trabalha diretamente com John Galliano na Dior, com Stefano Pilati na Yves Saint Laurent e com Alber Elbaz na Lanvin, para além de colaborar criativamente com a marca de moda feminina Sportmax.

“Tendo trabalhando com alguns dos designers mais prolíficos da indústria, Miguel Castro Freitas é portador de um talento incrível em alfaiataria, que alia a uma visão muito própria da moda. O amor e o conhecimento que tem dos códigos da alta-costura e da herança da Mugler são uma fonte inesgotável de narrativa que impulsionará a casa para o futuro”, acredita Adrian Corsin, CEO da Mugler Fashion, citado no documento.

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Campanha de Bad Bunny para Calvin Klein com impacto mediático de 8,4 milhões de dólares

A produção do cantor a exibir os icónicos boxers Calvin Klein, da autoria do fotógrafo Mario Sorrenti, acumula 56 milhões de visualizações e 3,7 milhões de ‘likes’ no Instagram e TikTok

Bad Bunny despe-se na nova campanha da Calvin Klein e as redes sociais agradecem. Em menos de 48 horas, a parceria gera um impacto mediático de 8,4 milhões de dólares (€7,3 milhões), segundo o mais recente relatório da plataforma Launchmetrics.

A campanha do cantor a exibir os icónicos boxers Calvin Klein, da autoria do fotógrafo de moda Mario Sorrenti, acumula ainda 56 milhões de visualizações e 3,7 milhões de ‘likes’ no Instagram e TikTok.

“Tem as suas Calvin vestidas?”, questiona o rapper porto-riquenho, de 31 anos, levando os fãs ao rubro. Nos vídeos promocionais, onde mostra o corpo tonificado e repleto de tatuagens, roubando protagonismo à roupa interior que está a promover, Bad Bunny veste as calças de ganga da marca norte-americana ao som de EoO, um dos temas do seu último álbum, ‘Debí Tirar Más Fotos’.
“Este projeto já está a ser trabalhado há algum tempo, e vê-lo finalmente concretizado foi muito gratificante”, destaca o artista no comunicado da campanha de Primavera.

A parceria de Bad Bunny com a Calvin Klein é apenas a mais recente de uma longa linha de colaborações do cantor com grandes marcas, entre elas a Adidas e a Gucci. Com 47 milhões de seguidores no Instagram, o porto-riquenho Benito Antonio Martínez Ocasio tornou-se, ainda, no primeiro artista a alcançar mil milhões de ‘streams’ no Spotify.

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‘Extremamente Desagradável’ chega aos 50 milhões de ‘streams’ no Spotify

É a primeira vez que a distinção Spotify Creator Milestone Award é entregue a um ‘podcaster’, em Portugal. O podcast ‘Extremamente Desagradável’ (na foto) é o mais ouvido, segundo o Pod_Scope

O podcast ‘Extremamente Desagradável’ acaba de chegar aos 50 milhões de ‘streams’ no Spotify, conquistando a distinção Spotify Creator Milestone Award. É a primeira vez que um ‘podcaster’ atinge esta marco, em Portugal.

A rubrica humorística que Joana Marques conduz nas emissões do ‘As Três da Manhã’, programa da manhã da Renascença, lançado originalmente em 2017 na Antena 3 antes de transitar para a rádio do Grupo Renascença Multimédia em 2019, é também o podcast mais ouvido em Portugal, segundo o Pod_Scope, o primeiro ranking auditado dos podcasts mais ouvidos em Portugal, da Marktest.

O prémio internacional foi recebido nas instalações do grupo de media, como Joana Marques, Ana Galvão e Inês Lopes Gonçalves mostraram nas redes sociais da Renascença, agradecendo ao Spotify o envio do troféu.

A distinção Spotify Creator Milestone Award, programa global que distingue os criadores que atingem marcos notáveis na plataforma, pretende reconhecer as conquistas no universo dos podcasts, premiando a evolução e a trajetória de artistas e produtores de conteúdo.

 

 

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Ljubomir Stanisic protagoniza campanha dos Martians para Bacana Play

Com criatividade da Dvagar, produção da We Are Action, realização e edição dos Martians e pós-produção da Push VFX, o anúncio para o casino digital mostra o chef Ljubomir Stanisic (na foto) num universo paralelo no faroeste

Ljubomir Stanisic protagoniza a campanha do casino digital Bacana Play, que transporta o chef para o faroeste. Idealizado pela agência criativa Dvagar, o filme publicitário tem produção da We Are Action, realização dos Martians e pós-produção da Push VFX.

Com direção criativa de Pedro Motta, produção executiva de João Rito, guião de Jorge Barros, direção de fotografia de Miguel Carmenes e produção adicional da Grandma, o anúncio também é editado pelos Martians, dupla de realizadores constituída por Diogo Abrantes e João Rito. A ETC assina a graduação de cor, Andi Chu a coloração e Joe Marsden os efeitos especiais.

“Pusemos pessoas de cabeça para baixo a serem abanadas, outras a serem arrastadas contra torres de fichas de casino, uma pessoa a cair de costas de um segundo andar contra uma mesa”, explica João Rito, citado em comunicado de imprensa. “E também lançámos um dardo muito afiado contra o Ljubomir Stanisic. As únicas pessoas que não acharam graça foram uns senhores da seguradora”, refere Diogo Abrantes, citado no documento.

O filme arranca com o chef a dar os últimos retoques num empratamento, quando é interrompido por um cowboy, vindo das ‘slot machines’ do Bacana Play. Num ápice, Ljubomir Stanisic vê-se envolvido numa das típicas brigas do faroeste. No meio do caos, o cozinheiro mantém o sangue-frio, sem nunca deixar de jogar no casino digital.

“Esta campanha vem reforçar o nosso compromisso com os jogadores em Portugal. O nosso objetivo continua a ser o de crescer de forma sustentada, pensando sempre no jogo responsável. Foi isso que nos levou a desafiar os Martians para uma campanha com o Ljubomir e algumas das slots mais populares no nosso casino online”, realça Pedro Miguel Garcia, gestor nacional da Bacana Play, citado no comunicado.

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BBDO assina nova campanha do Amoreiras

Divulgados em telas exteriores, decoração de elevadores, rede de múpis da JCDecaux, rádio e digital, os anúncios têm fotografia de Daryan Dornelles e incluem vídeos do videógrafo e músico JP Moreira

A BBDO assina a criatividade da nova campanha institucional do Amoreiras Shopping Center, que marca o início das comemorações do 40º aniversário do centro comercial lisboeta. Protagonizada pela modelo Vitória Mota, a campanha reforça a posição da superfície comercial como símbolo de irreverência e sofisticação e uma referência na moda.

Divulgados em telas exteriores, decoração de elevadores, rede de múpis da JCDecaux, rádio e digital, os anúncios têm fotografia de Daryan Dornelles e incluem vídeos do videógrafo e músico JP Moreira, também responsável pela criação da banda sonora original da campanha.

“Após o sucesso da campanha de 2024, sob o mote ‘Wow In Progress’, que refletiu a fase de preparação e planeamento das mudanças, apresentamos agora ‘Wow In Progress – Get Ready’, um conceito que simboliza um momento de concretização, transmitindo a mensagem clara de que a mudança está a acontecer”, explica o Amoreiras Shopping Center em comunicado de imprensa.

O lançamento da campanha publicitária ocorre numa altura em que prosseguem as obras de remodelação da superfície comercial, com o arranque do projeto de renovação do pavimento a influenciar a direção estética e a cenografia dos anúncios.

“Inspirando-se na modernidade das obras, a campanha foi produzida num cenário inusitado – a cave de uma grande oficina – conferindo-lhe um ambiente industrial. A presença de ferramentas, acessórios de construção e as próprias pedras escolhidas para o novo pavimento foram elementos integrados na narrativa visual e nos looks apresentados”, esclarece o documento.

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Felix apoia digressão europeia do cantor Robbie Williams

A agência criativa responsável é a AFG Europe e a campanha conta com um forte plano de comunicação, garantindo uma presença em diferentes formatos, entre março e maio

A gama de alimentos para gatos Felix é a patrocinadora principal da digressão europeia de Robbie Williams, em 2025. Como parte desta parceria, o cantor dá voz ao anúncio televisivo da marca, interpretando a canção ‘It’s Great to Be a Cat’, que compôs exclusivamente para esta campanha.

A agência criativa responsável é a AFG Europe e a campanha conta com um forte plano de comunicação, garantindo uma presença alargada e em diferentes formatos, entre março e maio deste ano.

O anúncio televisivo, protagonizado por uma versão animada de Robbie Williams, dá vida à música composta pelo cantor, em 2023. Além da televisão, ‘It’s Great to Be a Cat’ está presente nas plataformas digitais, como o YouTube, nas redes sociais e ainda numa campanha de outdoors através de múpis.

“Estou muito satisfeito que minha parceria com a Felix esteja agora a materializar-se numa digressão ao vivo. Sou um orgulhoso dono de gatos e, embora não possa levar os meus gatos para a estrada, posso trazer o Félix como principal patrocinador desta temporada de concertos”, comenta o cantor, citado em comunicado de imprensa.

É a primeira vez que uma marca de alimentação para gatos patrocina uma digressão musical de grande escala. Para João Partidário, Business Executive Officer da PURINA Portugal, “este patrocínio representa um marco estratégico para a Felix, reforçando a sua abordagem inovadora e arrojada. Estamos muito satisfeitos em acompanhar um artista como o Robbie na sua digressão mundial”.

A dupla, Robbie e Félix, vai percorrer 18 países da Europa, com início no dia 31 de maio de 2025 em Edimburgo, na Escócia. O encerramento da digressão está previsto para o final de setembro de 2025.

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Google e Amazon sob pressão por veicularem publicidade em sites com conteúdos ilegais

A Amazon e a Google terão emitido, em março, reembolsos pela colocação de anúncios nos sites imgbb.com e ibb.co, denunciados por alojarem conteúdos de abuso sexual de crianças, na sequência de um relatório da Adalytics

A Google e a Amazon concedem um reembolso aos anunciantes, em resposta a um relatório da Adalytics sobre anúncios colocados em sites ligados à criminalidade sexual de crianças, noticia a Ad Age. O relatório, coordenado por uma investigação levada a cabo por dois senadores dos Estados Unidos, resulta na intenção de se criarem novas normas de segurança e maior transparência sobre a difusão de anúncios digitais.

A Amazon e a Google terão emitido, no início de março, reembolsos pela colocação de anúncios nos sites imgbb.com e ibb.co, denunciados por alojarem conteúdos ilegais, segundo fontes próximas do assunto citadas na Ad Age. Os montantes devolvidos rondam cerca de 100 dólares (€92,4) por parte da Amazon e menos ainda por parte da Google, segundo a Ad Age.

Um porta-voz da Amazon Ads confirma que a empresa reembolsa todos os anunciantes cujos anúncios aparecem nos sites imgbb.com e ibb.co. “Lamentamos que isto tenha acontecido. Tomámos medidas imediatas para impedir que estes sites apresentem os nossos anúncios e medidas adicionais para garantir que isto não volta a acontecer no futuro”, declara o porta-voz, citado na Ad Age, acrescentando que “a situação afetou uma pequena parte dos investimentos publicitários de um pequeno número de anunciantes”.

Marsha Blackburn e Richard Blumenthal, senadores norte-americanos que colaboram no desenvolvimento do relatório da Adalytics, também enviam cartas de inquérito a quatro empresas e a duas entidades reguladoras do setor, incluindo a Google, a Amazon, a DoubleVerify e a Integral Ad Science (IAS), por alegadas falhas de segurança das marcas, bem como ao Media Rating Council e ao Interactive Advertising Bureau, que emitem selos de aprovação para as tecnologias publicitárias destas empresas.

Por conseguinte, a Amazon vai passar a fornecer uma maior visibilidade, há muito procurada por alguns anunciantes, sobre os endereços exatos das páginas onde os anúncios são apresentados. A DoubleVerify e a IAS também prometem facilitar a capacidade dos anunciantes de evitarem os conteúdos gerados pelos utilizadores e de fornecerem dados sobre os respetivos endereços das páginas online onde os anúncios são apresentados. Estas medidas estão, por sua vez, a aumentar a pressão sobre outros intervenientes no setor para que sigam o exemplo.

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SETOF reforça posicionamento no setor dos eventos

Para maximizar o impacto da ativação de marca, a empresa de serviços para eventos e aluguer de mobiliário aposta numa estratégia de comunicação integrada, com múpis no Porto, dirigida a eventos empresariais e conferências

A SETOF, empresa nacional especializada no aluguer de mobiliário e prestação de serviços para eventos, lança uma campanha de ativação de marca multicanal com o objetivo de reforçar a presença na indústria dos eventos. Inspirada no conceito de canivete suíço, a campanha simboliza a versatilidade da SETOF para responder às necessidades dos clientes.

“Este posicionamento diferenciador será fundamental para o crescimento da empresa e a consolidação da sua presença no mercado”, refere Liliana Castro, gestora de operações da SETOF, citada em comunicado de imprensa. “Com esta campanha, queremos mostrar que somos mais do que fornecedores de mobiliário; somos parceiros dedicados a transformar desafios em sucessos”, acrescenta.

Com o objetivo de maximizar o impacto da ativação de marca, a SETOF aposta numa estratégia de comunicação integrada, que inclui múpis localizados em pontos-chave do Porto, dirigida a eventos empresariais e conferências. Além disso, a empresa fará o envio de um canivete suíco personalizado – elemento da campanha – para agências e espaços de eventos no Porto. Para reforçar a presença digital, a SETOF terá campanhas a decorrer nas redes sociais.

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Conheça os cinco fatores de sucesso no marketing em 2025

Apesar do foco na transformação digital, o estudo da World Federation of Advertisers demonstra que a estratégia da marca e as bases criativas continuam a ser fatores essenciais de diferenciação

Há cinco fatores chave que distinguem as equipas de marketing de sucesso das que apresentam baixo desempenho, segundo o estudo ‘Marketer of the Future 2025’ da World Federation of Advertisers (WFA): o foco nos princípios fundamentais do marketing, a clareza quanto aos objetivos de crescimento, a integração multifuncional, a adoção eficaz da inteligência artificial (IA) e a influência da liderança.

As melhores organizações dão prioridade à aplicação eficaz das bases do marketing, enquanto adquirem novas competências, segundo a análise, que tem por base inquéritos a 600 empresas em 25 países. Apesar da corrida para a transformação digital, o estudo demonstra que a estratégia da marca e as bases criativas continuam a ser fatores essenciais de diferenciação. As empresas que registam um melhor desempenho têm 24% mais probabilidades de ter mantido uma capacidade sólida nestas áreas.

As equipas de marketing com melhor desempenho têm 19% mais probabilidades de dar prioridade aos ‘insights’ do consumidor e do mercado na estratégia de crescimento. Também são 11% menos fixadas em métricas de curto prazo, o que indica uma estratégia focada no crescimento a longo prazo e uma clareza quanto aos objetivos de crescimento.

O dado do estudo que mais se destaca está relacionado com a estrutura organizacional. 97% dos profissionais de marketing bem sucedidos referem a colaboração entre equipas como fundamental. Não se trata de fazer com que as equipas de marketing, vendas e ‘e-commerce’ comuniquem ocasionalmente, mas de uma integração estrutural. As empresas que prosperam ultrapassam em grande parte este obstáculo, enquanto as que têm dificuldades mantêm normalmente fronteiras departamentais rigorosas.

A análise revela que os profissionais de marketing bem sucedidos não estão a substituir a criatividade humana pela IA – estão a encontrar formas de a melhorar. As empresas que registam melhores resultados têm 29% mais probabilidades de considerar a alterações transformacionais nas pessoas e na tecnologia como fundamentais – salientando que a abordagem mais eficaz combina o avanço tecnológico com o pensamento estratégico humano.

Um aspeto fundamental da análise diz respeito à posição do marketing na liderança organizacional. Os profissionais de marketing bem sucedidos distinguem-se por demonstrarem e comunicarem eficazmente o impacto a todas as partes interessadas. 43% dos profissionais de marketing com elevado desempenho consideram a influência da direção como crucial (em comparação com apenas 23% nas empresas com desempenho inferior) e 46% garantem uma maior influência da liderança através de nomeações a nível do conselho de administração.

A análise da WFA conclui, ainda, que a concretização destes fatores permite que as equipas de marketing de uma empresa se concentrem no que precisam de fazer em conjunto para impulsionar o crescimento e passem menos tempo a discutir a melhor forma de o alcançar.

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Audiências semanais: SIC ultrapassa TVI

Na semana de 17 a 23 de março, o consumo global de televisão regressa à tendência de crescimento, aumentando cerca de dez minutos por dia

Esta semana, o consumo global de televisão regressa à tendência de crescimento, aumentando cerca de dez minutos por dia, e chegando assim às cinco horas e 45 minutos diárias.

A SIC conquista a liderança da semana, com uma vantagem muito ligeira sobre a TVI; nas variações por canal, a RTP1 e a SIC reforçam o ‘share’ esta semana; a TVI, os canais por cabo e ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘time shift’, ‘streaming’ e vídeo/jogos) registam o comportamento oposto, e descem.

Desta forma, a RTP1 sobe até aos 12,9% de quota semanal, com a SIC a subir também, embora de forma mais ligeira, e tem esta semana 14,3% de quota semanal, ao contrário do que se verifica com a TVI, que desce até aos 14,1% de quota de audiência. A oferta no cabo e o ‘outros’ também descem, com a televisão por cabo a ter agora 39,0% de ‘share’, e o ‘outros’ a ficar pelos 18,4% de quota semanal.

Já na listagem dos canais mais vistos no cabo, o pódio da semana não tem alterações, está preenchido ainda pela CMTV, a CNN Portugal e a SIC Notícias, e mais uma vez o top 10 da televisão por cabo não regista entrada de novos canais.

Assim, nas posições que se seguem ao pódio encontramos o Star Channel, Globo, Hollywood, News Now, Star Movies, SIC Mulher e Star Life, que encerra o top 10 da semana.

Como seria de esperar, a transmissão de ‘Futebol – Liga das Nações/Portugal X Dinamarca’, feita na RTP1, jogo que qualificou a Seleção Nacional para a fase Final Four da Liga das Nações, foi o programa mais visto da semana.

Nas posições restantes estão o ‘Jornal da Noite’, da SIC, seguido pelo concurso da RTP1 ‘O Preço Certo’, pelo ‘Telejornal’, também da RTP1 e por ‘Big Brother – Os Protagonistas’, de regresso à TVI.

No ranking de programação da oferta no cabo, o programa da CMTV ‘Doa a Quem Doer’ é o líder da semana, a que se segue ‘Entrevista Exclusiva/André Ventura’, da CNN Portugal. Nas restantes posições estão três programas da CMTV: ‘Grande Jornal – Noite’, ‘Grande Jornal – Tarde’ e ainda ‘Investigação CM/Violador de Guimarães’. 

 

by Data Insights, Havas Media Network

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