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Cannes: Euro RSCG, Kofi Annan e Bob Geldof juntam-se para pressionar líderes

Chama-se Tck, Tck, Tck (lê-se Tic, Tic, Tic) e é a campanha global criada pela Euro RSCG para pressionar os líderes mundiais a chegarem a um acordo na Conferência sobre […]

Rui Oliveira Marques, em Cannes
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Cannes: Euro RSCG, Kofi Annan e Bob Geldof juntam-se para pressionar líderes

Chama-se Tck, Tck, Tck (lê-se Tic, Tic, Tic) e é a campanha global criada pela Euro RSCG para pressionar os líderes mundiais a chegarem a um acordo na Conferência sobre […]

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kofi-annan-bob-geldof-kofi-annan-2-getty-images.JPGChama-se Tck, Tck, Tck (lê-se Tic, Tic, Tic) e é a campanha global criada pela Euro RSCG para pressionar os líderes mundiais a chegarem a um acordo na Conferência sobre Alterações Climáticas, marcada para Dezembro em Copenhaga. À frente desta iniciativa estão Kofi Annan, ex-secretário-geral da Nações Unidas e agora à frente do The Global Humanitarism Fórum, e o músico Bob Geldof, que estiveram em Cannes na sexta-feira para recrutarem a comunidade publicitária para esta causa. Os princípios da campanha foram desenvolvidos durante um ano pela Euro RSCG, que propõe agora a outros anunciantes e agências que usem o símbolo “Tck, Tck, Tck” na comunicação para mostrar o compromisso das marcas no combate ao aquecimento global. “Se Copenhaga falhar será catastrófico. Por isso, os próximos meses vão ser críticos”, considerou Kofi Annan, que destacou ainda que são os povos mais pobres os que sofrem com esta questão. “As consequências são catastróficas e assustadoras.” Kofi Annan sublinhou que o “envolvimento do sector privado é vital”, ao desenvolver produtos mais sustentáveis e que se possam tornar em novas alternativas para os consumidores. Além de um filme, a campanha conta com um site de apoio, onde será disponibilizada uma petição aberta a todas as pessoas do mundo.

O M&P desloca-se a Cannes com o apoio da YoungNetwork. Acompanhe o festival em Do Fundo da Comunicação

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Flesh512 cria campanha digital para a Água Serra da Estrela

“O programa que a campanha (na foto) promove vai permitir evitar a utilização de cerca de 700 toneladas de plástico virgem em 2025”, explica ao M&P Ana Rita Martins, diretora de marketing da marca

A agência criativa e produtora audiovisual Flesh512 assina ‘Para Que Nunca Acabe’, campanha digital da Água Serra da Estrela que divulga o programa de promoção de sustentabilidade ambiental, que apela à valorização da água e dos recursos naturais da região que a marca está a dinamizar.

“A Serra da Estrela enfrenta desafios crescentes, como os incêndios, as alterações climáticas e a ação humana. Esta iniciativa surge como a consolidação de uma resposta concreta e urgente, reforçando o compromisso da marca com a valorização da sua origem e preservação e regeneração do ecossistema único onde nascemos e estamos inseridos”, justifica ao M&P Ana Rita Martins, diretora de marketing da Água Serra da Estrela.

Lançada a 8 de abril na fábrica da empresa, em Gouveia, a campanha está a ser divulgada nas redes sociais da marca e das organizações com quem a Água Serra da Estrela estabeleceu parcerias de cooperação que preveem a plantação de 15 mil árvores até 2035.

“Este ano, alcançamos um marco inédito no setor, ao garantirmos a utilização de 100% plástico reciclado em todas as nossas embalagens. O programa que a campanha promove vai permitir evitar a utilização de cerca de 700 toneladas de plástico virgem em 2025, passo este que corresponde a uma antecipação e superação do requisito legal, com o objetivo de mitigar ao máximo o impacto das garrafas de uso único”, sublinha Ana Rita Martins. 

Desde 2002, a Água Serra da Estrela já apoiou a plantação de 1,7 milhões de árvores. “Além de medidas concretas na operação da marca, o programa integra a dimensão comunitária, chamando à ação parceiros, instituições e cidadãos. Sabemos que não movemos montanhas, mas juntos podemos atravessá-las e chegar mais longe, mobilizando e inspirando mudanças de comportamentos”, refere ainda a responsável.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em março

O futebol lidera a lista dos programas mais vistos. Nas gravações diárias, o programa de Ricardo Araújo Pereira, ‘Isto é Gozar com Quem Trabalha’, conquista a primeira posição. A TVI ganha novamente nas menções nas redes sociais com os ‘reality shows’ do canal

Em março, o jogo a contar para a Liga das Nações que opõe a seleção nacional à Dinamarca é o programa mais visto. Transmitido na RTP1 a 23 de março, o jogo de futebol lidera o top de programas, com uma audiência média de 2,531,000 espectadores, num ranking liderado pela transmissão de eventos desportivos, segundo a análise da Marktest com base nos dados da Mediamonitor.

Na segunda posição encontra-se a primeira mão do mesmo confronto entre Portugal e a Dinamarca, exibido a 20 de março na RTP1, com uma audiência média acima dos dois milhões de espectadores. A fechar as três primeiras posições está o programa de Ricardo Araújo Pereira ‘Isto é Gozar com Quem Trabalha’, transmitido a 9 de março, na SIC.

Nos programas gravados e visionados no próprio dia, a liderança cabe novamente a um episódio do programa ‘Isto é Gozar com Quem Trabalha’, transmitido na SIC a 30 de março, que regista 228,300 espectadores em termos de audiência média. Nas gravações de sete dias, a emissão do programa ‘Taskmaster’, na RTP1 a 29 de março, ocupa o primeiro lugar.

Nas redes sociais, os ‘reality shows’ da TVI ‘Secret Story – Casa dos Segredos’ e ‘Big Brother’, encontram-se em destaque nas primeiras e segundas posições da tabela, respetivamente.

Na terceira posição surge o programa da manhã da TVI, ‘Dois às 10’, à frente do ‘reality show’ da SIC ‘Casados à Primeira Vista’, que ocupa a quarta posição. ‘Goucha’, o programa da tarde da TVI, encontra-se na quinta posição, seguido do concurso de talentos da RTP1 ‘Got Talent Portugal’ e da novela da TVI ‘A Protegida’, na sexta e sétima posição, respetivamente.

O top 10 dos programas com mais menções nas redes sociais no segundo mês do ano é completado pela novelas ‘A Fazenda’, da TVI, e ‘A Herança’, da SIC, na oitava e nona posição respetivamente, seguidas da  série juvenil da TVI ‘Morangos Com Açúcar’, em décimo.

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Meo apresenta novo posicionamento com campanha da Dentsu

Pela primeira vez, Carolina Deslandes lança através de um anúncio uma música original, que é a banda sonora da nova linha de comunicação da operadora. Kelly Bailey (na foto), voz da marca, surge pela primeira vez num anúncio da Meo

A Meo está a apresentar o novo posicionamento com a campanha ‘Liga-te Melhor’ (na foto), concebida pela Dentsu. Com direção criativa executiva de Ivo Purvis, redação de Cristina Amorim e direção de arte de Orlando Gonçalves, o filme publicitário é desenvolvido pela Garage Films, com produção executiva de Miguel Varela e realização de João Nuno Pinto.

Reforçando a assinatura ‘Meo. Humaniza-te’, a nova estratégia comunicacional da marca coloca a humanização da tecnologia no centro da atuação da operadora, tendo por base a ideia de que o mundo precisa de melhores ligações – mais seguras, flexíveis e responsáveis – mas, acima de tudo, que aproximem e emocionem, os consumidores, com a tecnologia a ser um meio para as potenciar e não para as substituir.

“Com este novo posicionamento, reafirmamos o nosso compromisso em colocar a tecnologia ao serviço das relações humanas. Queremos inspirar os portugueses a refletirem sobre a qualidade das suas interações diárias, reforçando que, por mais inovadora que seja a nossa tecnologia, o nosso foco sempre foi, e continuará a ser, colocá-la ao serviço das pessoas”, explica Luiza Galindo, diretora de marca e comunicação da Meo, citada em comunicado de imprensa.

A banda sonora do anúncio é composta por ‘O Teu Toque’, canção original de Carolina Deslandes, que a embaixadora da marca desde há cinco anos lança através de um anúncio, pela primeira vez. Com esta música a sonorizar também a nova linha de comunicação da operadora, o ‘spot’ conta com a participação de Kelly Bailey, que é a voz da marca e surge pela primeira vez num anúncio da Meo.

Divulgada em televisão, rádio, redes de publicidade exterior, imprensa, digital e pontos de venda da Meo, a partir de 11 de abril, a campanha tem planeamento de meios da OMD e pretende chegar aos consumidores de todo o país.

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Robert Pattinson protagoniza nova campanha Dior Icons

Embaixador da marca, o ator é o protagonista da nova coleção cápsula Dior Icons, fotografada por Alasdair Mclellan. Conhecido pelo seu estilo discreto, Pattinson personifica o luxo sem esforço.

O ator Robert Pattinson, embaixador de longa data da marca, é o protagonista da nova coleção cápsula Dior Icons, fotografada pelo britânico Alasdair Mclellan. Conhecido pelo seu estilo imparcial e discreto, Robert Pattinson personifica o luxo sem esforço.

Com estes novos ‘looks’, a marca pretende redefinir a elegância masculina, criando um guarda-roupa contemporâneo, com peças essenciais e elegantes, segundo o comunicado de imprensa da Dior. A campanha também destaca acessórios como a Tote Dior Normandie. Os modelos Hobo e Shopper Dior Privé completam a seleção de artigos de couro.

A parceria de Robert Pattinson e a Dior começa em 2013, com a escolha do ator britânico para protagonista do perfume Dior Homme. A partir de 2016, o ator, que poderá enfrentar Timothée Chalamet no terceiro e último filme da saga ‘Dune, surgiu em várias campanhas de moda masculina da Dior e agora é o rosto da coleção Dior Icons.

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Têxtil Ronzino von Oswald tem novos vice-presidentes

Francisco Campos e Diana Martins (na foto) assumem os cargos de vice-presidente sénior de receita e operações, e vice-presidente de produto e serviço de excelência, respetivamente, no grupo com sede no Porto que produz vestuário para marcas como a Supreme

Diana Martins é a nova vice-presidente de produto e serviço de excelência da Ronzino von Oswald, assumindo a execução de produtos, a estratégia de serviços e a otimização tecnológica. Este grupo têxtil internacional com sede no Porto designa ainda Francisco Campos como vice-presidente sénior de receita e operações, para conduzir a estratégia de escalabilidade e desempenho a longo prazo.

“Fazer parte da Ronzino von Oswald é uma oportunidade incrível para moldar o futuro da produção têxtil do segmento premium. Estou feliz por poder implementar uma nova abordagem, pautada pela tecnologia e nível de serviço, num grupo reconhecido pela excelência”, diz em declarações ao M&P Diana Martins, especialista em estratégia de produto e ex-diretora de produto da Farfetch.

No passado profissional, a nova vice-presidente de produto e excelência da Ronzino von Oswald é responsável pelo desenvolvimento e lançamento de soluções tecnológicas disruptivas, que contribuem para marcas e lojas de luxo escalarem globalmente os negócios e adaptarem-se às evoluções do mercado.

Diana Martins é mestre em engenharia industrial e gestão pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e combina a visão estratégica com o conhecimento técnico. É também mentora nos setor digital e tecnológico, formando a próxima geração de inovadores e gestores de produto.

Em declarações ao M&P, Francisco Campos considera que “este é um momento crucial para a empresa e encaro com grande entusiasmo a possibilidade de expandir a sua visão globalmente. A Ronzino von Oswald alia inovação à produção têxtil tradicional, num projeto que considero extremamente aliciante”. O novo vice-presidente sénior de receita e operações da Ronzino von Oswald é o antigo COO da Onport, plataforma de ‘marketplace’ SaaS adquirida pela Farfetch.

Na Onport é responsável pelo crescimento da empresa nas áreas de operações, vendas e expansão internacional, contribuindo para posicionar esta plataforma SaaS nos ‘marketplaces’ de comércio eletrónico. Francisco Campos é mestre em engenharia industrial e gestão pela FEUP e tem formação executiva na Porto Business School.

O grupo Ronzino von Oswald destaca-se pela produção de coleções de vestuário e outros produtos para clientes como Supreme, Stussy, Denim Tears, Art Basel e Google. Com estas contratações pretende reforçar o plano de expansão internacional. A nova estrutura irá focar-se nas três unidades de negócio do grupo: a Rovo (produção em larga escala de coleções para marcas de renome), a Assembly (plataforma digital para produção de mercadorias premium) e a Index (marca de roupa e acessórios contemporâneos, com o selo Made in Portugal).

 

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João Teodoro de Matos assume marketing da Diageo no sul de Europa

“Tenho tido a sorte de liderar marcas e equipas em países distintos, o que me permitiu aprender como se constrói a inovação desde a estratégia até à execução”, diz João Teodoro de Matos (na foto)

João Teodoro de Matos é o novo diretor de marketing da Diageo no sul de Europa. O até agora diretor de inovação e de marketing global da Johnnie Walker na empresa, que trabalhava em Amesterdão, substitui, a partir de julho, Úrsula Mejía, que passa a gerir o marketing da distribuidora de bebidas alcoólicas no mercado britânico.

João Teodoro de Matos, que reporta diretamente a Patrick Gantier, diretor-geral regional da Diageo, também passa a integrar o comité executivo que gere a marca em Espanha, França, Itália, Portugal e Grécia. “Ao longo da carreira, tem-se destacado pela visão estratégica e criativa, pelo foco comercial e pelo desenvolvimento e gestão de equipas”, salienta Patrick Gantier, citado em comunicado de imprensa.

Licenciado em gestão pela Nova School of Business and Economics, João Teodoro de Matos é pós-graduado em gestão de marcas pelo ISCTE. Na Diageo desde 2007, inicia a carreira em Portugal, transitando depois para o Reino Unido e para o Brasil, onde gere o portefólio de marcas de uísque da empresa. Em São Paulo, assume responsabilidades que se estendem aos mercados uruguaio e paraguaio.

Entre 2019 e 2020, João Teodoro de Matos assume a direção de marketing e de expansão de marcas e empreendimentos da Diageo na Índia, regressando à Europa para exercer o cargo que o ocupa nos últimos quatro anos, tendo sido o responsável pelo reposicionamento do Blue Label da Johnnie Walker e pelo desenvolvimento da parceria colaborativa com a marca de roupa de esqui Perfect Moment.

“Tenho tido a sorte de liderar marcas e equipas em países distintos, o que me permitiu aprender como se constrói a inovação desde a estratégia até à execução. Sabe bem voltar a casa e colocar toda essa experiência ao serviço dos grandes objetivos que temos para o sul da Europa”, diz João Teodoro de Matos, citado no documento.

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The Washington Post pondera micropagamentos para recuperar rentabilidade

Os micropagamentos são uma das várias estratégias que o jornal está a testar para recuperar a rentabilidade sob o controlo de Jeff Bezos

O The Washington Post está a ponderar a utilização de micropagamentos para expandir o acesso ao catálogo de notícias, segundo revela à Axios Matt Murray, editor executivo do jornal, no palco da conferência anual da Society for Advancing Business Editing and Writing.

A ideia de introduzir micropagamentos no jornalismo não é nova, mas os limites mínimos dos cartões de crédito e os sistemas financeiros mais antigos tornam os micropagamentos mais difíceis de facilitar nos Estados Unidos do que noutros mercados, como a China.

Matt Murray adianta que o jornal tem tido sucesso com as experiências iniciais de pagamentos flexíveis, que permitem aos leitores subscrever e aceder aos conteúdos a um preço reduzido. De acordo com o editor executivo do The Washington Post, o jornal tem experimentado um pagamento flexível que permite aos utilizadores aceder ao conteúdo por um período de sete dias, garantindo assim um rendimento estável em momentos noticiosos importantes, como as eleições.

À semelhança dos micropagamentos, que ainda não foram implementados, os pagamentos flexíveis são uma das várias estratégias que o jornal está a testar para recuperar a rentabilidade. O The Washington Post também introduziu um serviço de assinatura para profissionais, o WP Intelligence, e está a investir mais em eventos ao vivo.

O jornal tem passado por alguma instabilidade, com a saída de vários elementos da redação e com a reação negativa da redação às mudanças na secção de opinião, decididas pelo proprietário Jeff Bezos. Matt Murray defendeu Jeff Bezos e o CEO do jornal, Will Lewis, na conferência, afirmando que as mudanças nas redações podem ser desagradáveis, mas são necessárias.

Questionado pela Axios sobre se Jeff Bezos está empenhado em continuar a ser proprietário e a fazer crescer o The Washington Post, o editor executivo respondeu que “sim e sim, em todas as conversas que tive com o Jeff, ele reafirmou o seu compromisso com o jornalismo”.

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Brand 22 gere redes sociais do ISPA e reforça clientes em Lisboa

A agência de marketing digital de Vila Real assume a gestão dos perfis do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida no Instagram, no Facebook, no TikTok e no LinkedIn, além do YouTube

O Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), sediado em Lisboa, entrega a gestão das redes sociais à Brand 22. A agência de marketing digital de Vila Real assume a gestão dos perfis da universidade, fundada em 1962, no Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn e YouTube.

“O objetivo é criar uma comunicação de proximidade, através de narrativas que demonstrem o universo do ISPA e que captem o ADN de uma instituição com uma história tão longa, para atrair novos públicos. Vamos fazê-lo através de conteúdos audiovisuais, procurando rejuvenescer a linha gráfica das redes sociais da universidade”, explica ao M&P Rui Manuel Ferreira, fundador e CEO da Brand 22, que também assume a gestão de tráfego dos perfis.

“A Brand 22 mostrou disponibilidade para trabalhar lado a lado connosco, sem receio de arriscar ou de entrar neste universo desafiante, feito de várias linguagens e públicos muito distintos”, salienta Miguel Roque Dias, gestor de comunicação do ISPA.

Brand 22 reforça número de clientes em Lisboa 

O início da parceria entre a agência de marketing vila-realense e o estabelecimento de ensino universitário acontece numa altura em que a Brand 22 aumenta o número de clientes na capital. “Além do ISPA, vamos abraçar um projeto de promoção territorial que será divulgado em breve, entre outros projetos que vão ser apresentados, principalmente em Lisboa, e que ainda não podemos divulgar”, refere Rui Manuel Ferreira.

Com uma média de 40 clientes fixos, a Brand 22, que conta com 12 colaboradores, é responsável pela criação de conteúdos gráficos para a Randstad Portugal e pela criação da marca Discover Douro, portal turístico que agrega informação dos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), tendo também colaborado na campanha promocional que a instituição apresentou na edição de 2025 da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.

“O crescimento tem sido gradual ano após ano, tendo sido 2024 o ano de maiores investimentos, principalmente na contratação de recursos humanos. Acredito que o sucesso das empresas se deve à aposta contínua e à valorização dos colaboradores, porque sem investimento não há crescimento”, defende Rui Manuel Ferreira.

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Filipa Teixeira lidera consumo e ‘lifestyle’ da Guess What

“A aposta faz parte da nossa estratégia de diversificação de áreas de atuação, permitindo oferecer opções personalizadas aos desafios dos clientes”, sublinha Renato Póvoas, sócio-gerente da agência

A Guess What acaba de contratar Filipa Teixeira para o cargo de diretora de consumo e ‘lifestyle’, com o objetivo de criar e executar estratégias de comunicação multidisciplinares para marcas e empresas, com foco no marketing digital e no marketing de influência.

Licenciada em marketing, publicidade e relações públicas pela Universidade Europeia e com formação adicional em marketing digital e estratégia, na Edit, e em inteligência artificial aplicada ao marketing, na Nova School of Business and Economics, Filipa Teixeira foi diretora de estratégia de marca da Samy Alliance e gestora de marketing de influência na Dentsu, tendo também passado pela Carat e pela revista Flame.

“A aposta na Filipa Teixeira faz parte da nossa estratégia de diversificação de áreas de atuação, permitindo oferecer opções personalizadas para responder aos desafios dos clientes. Temos agora uma equipa com diversas valências, em áreas como assessoria de imprensa, ‘public affairs’, comunicação em saúde, eventos, design e marketing digital e de influência”, explica Renato Póvoas, sócio-gerente da Guess What, citado em comunicado de imprensa.

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Cristina Girão assume direção de soluções de marketing da LLYC

Licenciada em comunicação pela Universidade Católica de Lisboa, Cristina Girão (na foto) lidera a área que passa a estar estruturada em quatro especialidades: criatividade, ‘brand PR’, ‘branded content’ e digital

A LLYC nomeia Cristina Girão como diretora da área de soluções de marketing da consultora de comunicação e marketing. Na nova função irá liderar uma equipa de 16 especialistas e implementar uma nova estrutura organizacional, para impulsionar a inovação e o crescimento.

“A LLYC representa um projeto que ajudei a construir e que continua a desafiar-me diariamente. Assumo este papel com um enorme sentido de compromisso, sabendo que estamos a transformar a forma como abordamos a comunicação. O mundo mudou e o nosso trabalho é garantir que as marcas têm as soluções certas para se destacarem, combinando criatividade, tecnologia e estratégia”, refere em comunicado de imprensa Cristina Girão, que trabalha na LLYC há 13 anos.

Licenciada em comunicação pela Universidade Católica de Lisboa – com um mestrado em desenvolvimento e cooperação internacional pelo ISEG e uma pós-graduação em gestão pela Católica Lisbon School of Business & Economics -, Cristina Girão inicia a carreira na Galp Energia, na área de relações institucionais.

Ao serviço da LLYC, a nova diretora de soluções de marketing da LLYC já esteve envolvida em campanhas para marcas de setores como F&B, grande consumo, imobiliário e tecnologia, entre as quais destacam-se a ‘Os Lobos são Homens Reais’ da Dove Men+Care, a ‘Há Chefs e Chefes’ para o Lidl e a ‘Avós do Peito, Avós para Sempre” da Dr. Bayard, entre outras.

A área de soluções de marketing da LLYC passa a estar estruturada em quatro subáreas de especialidade, com uma liderança dedicada: criatividade (Beatriz Raposo, coordenadora, e Américo Vizer, diretor criativo), ‘brand PR’ (Carla Martins), ‘branded content’ (Mafalda Santos) e digital (Mariana Corda), com estas equipas coordenadas por Célia Fernandez, diretora de serviço a clientes.

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