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Axel Springer na mira do fundo de investimento KKR

O grupo de media alemão Axel Springer, dono do tablóide Bild, está em negociações com o fundo de investimento KKR.

Pedro Durães
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Axel Springer na mira do fundo de investimento KKR

O grupo de media alemão Axel Springer, dono do tablóide Bild, está em negociações com o fundo de investimento KKR.

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O grupo de media alemão Axel Springer, dono do tablóide Bild, está em negociações com o fundo de investimento KKR. O objectivo das negociações é o lançamento, por parte do fundo de investimento, de uma oferta pública de aquisição sobre as participações minoritárias, comunicou esta quarta-feira o grupo de media. A informação levou já uma reacção por parte dos investidores, com as acções do grupo germânico a dispararem quase 21%.

Os responsáveis da Axel Springer, a viúva do fundador, Friede Springer, e o CEO, Mathias Dopfner, já manifestaram o seu apoio à ainda hipotética operação, mas ressalvam que não têm intenções de vender as suas acções e é preciso ainda avaliar questões legais, fiscais e financeiras que possam surgir no decurso do negócio. A concretizar-se, a oferta pública por parte do KKR poderá resultar na saída do grupo de media da bolsa e colocará nas mesmas mãos a Axel Springer e a Bertelsmann, dona da editora Penguin Radom House.

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TIN convoca assembleia de credores para apresentar plano de recuperação

“É inimaginável conceber a comunicação social em Portugal sem a presença fundamental das nossas revistas, que cumprem o dever constitucional de informar com rigor, qualidade e pluralidade”, justifica a editora num email enviado aos trabalhadores, a que o M&P teve acesso

A Trust in News (TIN) vai convocar uma assembleia de credores para apresentar o plano de insolvência, com vista à recuperação da empresa. A informação foi transmitida aos trabalhadores na tarde de 12 de novembro, após uma reunião com os diretores das 16 publicações da editora, numa comunicação por email, a que o M&P teve acesso.

“Na sequência da reprovação do PER [Processo Especial de Revitalização], a TIN vai comunicar formalmente ao AJP [administrador judicial provisório], que nada tem a opor ao parecer de insolvência que venha a sugerir, na convicção de que a empresa continua a operar, e manifestando, desde já, a sua intenção de apresentar um plano de insolvência, requerendo-se, desde logo, a convocação de uma assembleia de credores para apresentação e fundamentação do plano de recuperação da empresa”, refere o documento.

O empresário Luís Delgado, proprietário da editora de títulos como Visão, Exame, Caras, TV Mais e Prima, ainda acredita na viabilidade da empresa, a braços com uma dívida de €32,9 milhões e uma faturação anual inferior a €8 milhões. “A TIN sempre acreditou que o caminho da sua reestruturação e viabilização seria o mais consistente e positivo para todos os credores, e para todos os nossos colaboradores”, afirma a empresa.

Apesar de prever fechar 2024 com um prejuízo de €1,4 milhões, a editora continua a laborar, apesar de continuar a perder colaboradores. Mariana Correia de Barros, que em maio foi convidada a substituir Natalina de Almeida como diretora da revista Ativa, pediu a demissão nas últimas semanas. Será substituída internamente.

“Lamentavelmente, e malogrados todos os nossos esforços no sentido de manter e estabilizar a nossa atividade, cuja reestruturação está em curso e a produzir efeitos positivos, chegamos ao momento onde somos forçados a assumir o próximo passo”, refere o email enviado aos trabalhadores, que não avança uma data para a realização da assembleia de credores.

“É inimaginável conceber a comunicação social em Portugal sem a presença fundamental das nossas revistas, que cumprem o seu dever constitucional de informar com rigor, qualidade e pluralidade. Entendemos, por isso, que uma insolvência cega e que determine a simples dissolução e liquidação da TIN irá deixar a comunicação social nacional mais pobre, e desprotegerá todos os colaboradores e credores, incluindo o próprio Estado”, refere o documento.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Morreu Fernando Magalhães Crespo

Presidente emérito do Grupo Renascença Multimédia tinha 94 anos. “É hora de agradecer a uma personalidade que teve sempre numa atitude de serviço e luta pela verdade e pela liberdade, pelo bem e pela causa da comunicação social portuguesa”, refere a empresa em comunicado

Morreu Fernando Magalhães Crespo, aos 94 anos. Presidente emérito do Grupo Renascença Multimédia desde que se reformou, em 2005, o engenheiro integrou, durante mais de 30 anos, o conselho de gerência da Rádio Renascença, primeiro como gerente e, mais tarde, como vice-presidente.

“Incansável, Magalhães Crespo envolveu-se em diferentes causas e em muitas frentes, designadamente sempre que considerava estar em perigo a liberdade e os direitos que alguns pretendiam negar à igreja. Porém, tal nunca o impediu de dialogar com todos e de construir pontes com os mais diversos setores da vida social e política”, recorda o Grupo Renascença Multimédia em comunicado de imprensa.

No aniversário dos 82 anos da Renascença, Fernando Magalhães Crespo foi homenageado internamente com a atribuição do seu nome a uma das salas do novo edifício, na Buraca, para onde o Grupo Renascença Multimédia se mudou, em maio de 2016.

“É hora de agradecer a uma personalidade que teve sempre numa atitude de serviço e luta pela verdade e pela liberdade, pelo bem e pela causa da comunicação social portuguesa, que ficará mais pobre, mas também indelevelmente marcada pela presença desta figura na nossa história”, refere Paulo Franco, presidente do conselho de gerência do Grupo Renascença Multimédia, em nome da empresa, citado no documento.

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Visa apoia criadores de conteúdos digitais e equipara-os a PME

A empresa de pagamentos anunciou também, na Web Summit, a continuidade e expansão da parceria com Pharrell Williams (na foto, à esq.), associando a Visa a dois projetos filantrópicos do artista

A Visa assumiu o compromisso de apoiar os criadores de conteúdos digitais, dando-lhes benefícios de pagamentos que até à data só disponibilizava a Pequenas e Médias Empresas (PME), revelou a empresa durante a sessão de abertura da Web Summit.

A empresa de pagamentos digitais pretende valorizar o impacto dos criadores de conteúdo na economia. Independentemente da sua dimensão, estes criadores de conteúdo vão conseguir pagar e receber pagamentos através das ferramentas financeiras da Visa, além de terem a oportunidade de recorrer a produtos que a Visa apenas disponibiliza às PME.

“É incrivelmente gratificante ver o mundo a reconhecer finalmente os criadores de conteúdos como a força motriz da economia digital”, afirma Jonathan Kolozsvary, diretor global de pequenas empresas da Visa, citado em comunicado de imprensa.

Este lançamento surge no âmbito de um estudo recente da Visa que indica que os influenciadores se deparam com pagamentos lentos e processos pouco eficientes, prejudicando o seu crescimento. Com este apoio, terão a hipótese de receber pagamentos em tempo real nos cartões de débito.

“Estamos entusiasmados com a ajuda que vamos dar aos criadores para que desenvolvam e façam crescer os seus negócios, seja no acesso a financiamento através de uma solução de capital circular, seja pelo facto de poderem passar a receber pagamentos em tempo real”, adianta Jonathan Kolozsvary.

A Visa também anunciou na Web Summit a continuidade e expansão da parceria com o artista norte-americano Pharrell Williams, que é embaixador da marca, desde junho de 2024. A parceria associa a Visa a dois projetos filantrópicos de Pharrell Williams, as organizações sem fins lucrativos Black Ambition e Yellow.

Esta parceria, que agora aumenta a plataforma de interação entre a Yellow, cujo objetivo é nivelar as oportunidades dos jovens através da educação, e a Visa, vai funcionar no sentido de melhorar a literacia dos jovens envolvidos no projeto ao fornecer-lhes ferramentas e recursos de inclusão financeira e digital da Visa.

Pharrell Williams anunciou a parceria, na sessão de abertura da Web Summit, ao lado do diretor de marketing da Visa, Frank Cooper III, num momento dedicado a discutir como as empresas e os indivíduos podem aproveitar o poder da economia dos criadores de conteúdo. “Esta colaboração vai permitir-nos incutir um espírito de melhoria contínuo em estudantes pertencentes a comunidades negras e hispânicas, e inspirá-los a lutar diariamente pela excelência”, disse Pharrell Williams.

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Gonçalo Borges Dias / GPM

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Web Summit: ChatGPT em português e mais de 70 mil participantes

Na cimeira tecnológica, que na edição deste ano tem o número de participantes mais elevado até à data, Luís Montenegro (na foto) referiu que as empresas vão ter a “oportunidade de projetar os seus serviços numa era de IA em português”

O primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou na abertura da Web Summit 2024 o lançamento de um grande modelo de linguagem português, no primeiro trimestre de 2025, que considerou “um passo crítico” para o ensino, administração pública e empresas, noticia a Renascença.

“No primeiro trimestre de 2025, vamos lançar um LLM [grande modelo de linguagem] português para inovarmos em português, preservando o nosso idioma e utilizando a nossa cultura ao serviço da inovação”, diz Luís Montenegro, citado na Renascença.

Segundo o primeiro-ministro, a ferramenta vai dar “a cada aluno um tutor educativo de inteligência artificial (IA) adaptado aos nossos currículos” e um “acesso acesso aos serviços da administração pública de forma mais simples, direta e personalizada”. Luís Montenegro referiu ainda que as empresas vão passar a ter a “oportunidade de projetar os seus serviços numa era de IA em português”.


Luís Montenegro colocou o combate à desinformação como prioritário na Web Summit, destacando também o investimento nas áreas da saúde, transição energética e educação. “Entre os desafios que enfrentamos, destaco a transição energética, oportunidades para todos no ensino, colocar a IA ao serviço dos cuidados médicos de qualidade na saúde e na comunicação combater, com todas as armas, a manipulação e a desinformação”, disse.

O primeiro-ministro indicou ainda as mais valias de Portugal para as empresas, como a “descida de impostos para as pessoas e empresas”, menos burocracia e as “políticas de estímulo para a investigação científica e inovação”, que de acordo com Luís Montenegro se traduzem “em desenvolvimento económico e empresarial”.


A cimeira de tecnologia acolhe este ano 71.528 participantes, o número mais elevado até à data, contando ainda com a presença de 3050 empresas, 1066 investidores, 953 oradores e 2005 meios de comunicação social.

A IA emerge como o setor mais representado. Entre os parceiros presentes no evento estão a IBM, Adobe, Meta, Huawei, SAP, Dell, Qualcomm, Visa, American Express, Niantic, Pitchbook, EDP e KPMG, entre outras.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Comunicação

Magda Oliveira Santos na direção geral da Luvin’ e da Public’

Desde há quatros anos na direção de operações da Luvin’, que se dedica ao agenciamento de talentos e respetiva ligação a marcas, Magda Oliveira Santos (na foto) é a responsável pelo lançamento da nova agência Public’

Magda Oliveira Santos é a nova diretora geral da recém-lançada agência de comunicação Public’, cargo que acumula com a direção geral da Luvin’, a primeira agência do grupo fundado por Tiago Froufe Costa, há 11 anos.

Desde há quatros anos na direção de operações da Luvin’, que se dedica ao agenciamento de talentos e respetiva ligação a marcas, Magda Oliveira Santos tem trabalhado a nível da definição da estratégia de negócio e otimização dos recursos. É a responsável pelo ‘rebranding’ da Luvin’ e pelo lançamento da nova agência Public’, dedicada às áreas de relações públicas, consultoria estratégica e marketing de influência. O objetivo é que as duas agências trabalhem em parceria, nas respetivas áreas de atuação.

“Tem sido um prazer poder acompanhar de perto estes últimos anos tão importantes em termos de crescimento, não só do nosso negócio como do próprio setor. Desde 2020 que o digital tem crescido exponencialmente, de ano para ano, e tem sido muito gratificante para toda a equipa acompanharmos também esta linha de crescimento na Luvin’. A Public’ chega para ‘arrumarmos a casa’ e consolidarmos um plano que vem sendo delineado, cujo principal objetivo é clarificar o mercado sobre as nossas áreas de atuação e alcançarmos rapidamente mais negócio, de uma forma mais estratégica e estruturada”, refere Magda Oliveira Santos, citada em comunicado de imprensa.

Com cerca de 20 anos de experiência em comunicação, no mercado nacional e internacional, trabalhou em estratégias de ‘rebranding’ e lançamento de marcas. Trabalhou em Angola, durante nove anos, em áreas como a banca, gás e transportes. Fez parte da campanha presidencial de São Tomé e Príncipe em 2016, tendo sido um dos primeiros países dos PALOP com uma estratégia digital forte e em direto nas redes sociais. Foi ainda ‘country manager’ de uma agência de comunicação espanhola, tendo participado na implementação de ativações de marca no mercado ibérico.

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Anúncio falso da Dior demonstra potencial de produção da IA (com vídeo)

O ‘spot’ de 50 segundos não foi autorizado pela Dior e apresenta versões de Rihanna (na foto) e Emilia Clarke geradas por IA. “Para a direção artística, explorei inspirações da Grécia antiga e do Japão”, refere David Blagojevic, cofundador e diretor de cinema da Davinci Production

Um anúncio falso da Dior, gerado por inteligência artificial (IA) e publicado no LinkedIn, está a chamar a atenção dos profissionais de marketing. O anúncio, protagonizado pela cantora norte-americana Rihanna e pela atriz britânica Emilia Clarke, não se trata de um ‘deepfake’, mas uma tentativa de uma produtora de demonstrar os limites do que é possível quando se utiliza a IA para criar publicidade, noticia a Adage.

“Comecei com a abordagem tradicional de caneta e papel, esboçando cenários básicos sob a forma de um ‘storyboard’. Visto que se tratava de uma ideia original, com poucas ou nenhumas referências, dediquei algum tempo a analisar a marca, concentrando-me no seu estilo visual, na sua missão e na narrativa que utilizam para se relacionarem com o seu público”, revela David Blagojevic, cofundador e diretor de cinema da Davinci Production, referindo-se ao anúncio da Dior.

“O meu objetivo era criar uma justaposição da elegância intemporal da arquitetura antiga com o luxo moderno e a beleza etérea das mulheres, dos seus vestidos e do próprio produto. Foi um projeto que demorou 29 dias a executar e que resultou em 13.212 imagens geradas”, acrescenta David Blagojevic, salientando que “para a direção artística, explorei inspirações da Grécia antiga e do Japão, acabando por ficar algures no meio para criar um visual e uma sensação únicos”.

O ‘spot’ de 50 segundos ‘The Ascendance’, desenvolvido pela Davinci Production, produtora sediada na Sérvia, procurou fazer o que vários anúncios falsos costumam evitar, como representar produtos e logótipos das marcas e retratar pessoas reais. “Isto faz parte de um esforço intencional para ir além da demonstração da capacidade da IA para criar imagens impressionantes, que tem sido o principal foco de atenção dos criativos”, afirma David Blagojevic, cofundador e diretor de cinema da Davinci Production, citado na Ad Age.

O anúncio da Davinci baseia-se em projetos anteriores de criativos, que utilizam marcas reais como modelos para o respetivo conteúdo gerado por IA. Durante o verão, por exemplo, uma publicação de um colorista tornou-se viral no LinkedIn, por ter criado um anúncio da Volvo, que combina o estilo de um anúncio automóvel tradicional com imagens relacionados com o fundo de apoio social e ambiental da Volvo. Tal como os seus antecessores, a Davinci criou o anúncio sem a autorização da marca.

 

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75% da indústria publicitária quer afastar-se dos ‘cookies’, apesar do volte-face da Google

O inquérito da ID5, junto de anunciantes, editores e gestores de plataformas de tecnologia publicitária, revela que 76% dos inquiridos já adotaram uma alternativa de obtenção de dados sem ‘cookies’ e 15% planeiam adotar uma solução semelhante

75% da indústria publicitária reafirma decisão de afastamento dos ‘cookies’, apesar de a Google ter decidido manter os ‘cookies’ de terceiros, indica o relatório ‘State of Digital Identity Report 2024’, da ID5. Este fornecedor de dados para publicidade digital analisa a forma como o setor está a reagir, não só à decisão da Google de continuar com os ‘cookies’ de terceiros, como à aposta da empresa em progredir na adoção de tecnologias de obtenção de dados dos consumidores.

O relatório, que tem por base 202 entrevistas a anunciantes, editores e gestores de plataformas de tecnologia publicitária, revela que 76% dos inquiridos já adotaram uma alternativa de obtenção de dados que não inclui ‘cookies’ e outros 15% planeiam adotar uma solução semelhante. Das soluções alternativas disponíveis no mercado, as identificações universais revelam-se as mais utilizadas, com 85% dos inquiridos a afirmarem que as utilizam para resolver o problema do tráfego sem ‘cookies’.

A análise também revela que a indústria da publicidade está a virar a atenção para outros canais, como a ‘connected TV’, o áudio, os telemóveis e os videojogos. “Os últimos quatro anos deram à indústria a margem de manobra necessária para abandonar sistemas obsoletos, como os ‘cookies’ de terceiros”, enfatiza Mathieu Roche, CEO e cofundador da ID5, citado em comunicado de imprensa.

“O que descobrimos em 2024 é que o mercado está pronto para dar o salto, encerrando a fase dos ‘cookies’, e que está preparado para expandir as lições de rastreamento que aprendeu com a internet para outros canais, como a ‘connected TV’, o áudio, os dispositivos móveis e os videojogos”, acrescenta Mathieu Roche.

Quando questionados sobre qual dos canais, além da internet, precisa de mais suporte na frente da rastreabilidade de dados, 53% dos entrevistados identificam a ‘connected TV’ como a principal prioridade, seguida pelos dispositivos móveis com 26%. Na edição de 2023 do mesmo relatório, 66% dos inquiridos referiram que a ‘connected TV’ não dava aos utilizadores transparência ou controlo sobre os seus dados. Em 2024, esta percentagem aumenta para quase 80% dos inquiridos.

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Ikea recria música das Doce em campanha da Uzina (com vídeo)

“Num mundo onde tudo acontece cada vez mais depressa, e onde a informação e os estímulos nos chegam de todo o lado, queremos promover este sentimento de ‘joy of missing out’”, refere Mónica Sousa, diretora de marketing da Ikea

Para promover a importância de uma boa noite de sono, a Ikea está a divulgar uma campanha publicitária, que recria a letra da música ‘Amanhã de Manhã’, interpretada pelas Doce nos anos 1980. Com criatividade da Uzina e produção musical de Joaquim Albergaria e Ivo Costa, do Estúdio Barulho, a campanha está no ar até 7 de dezembro.

Ao revisitar um dos maiores hits da pop nacional, a Ikea cria uma nova canção para mandar para a cama os portugueses, entre os quais 52% sentem que dormem muitas vezes mal, segundo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Para contrariar esta tendência, a Ikea promove a canção ‘Até Amanhã de Manhã’, focada no prazer de dormir, descansar e desligar do mundo.

“Num mundo onde tudo acontece cada vez mais depressa, e onde a informação e os estímulos nos chegam de todo o lado, queremos promover este sentimento de ‘joy of missing out’, a capacidade de encontrar prazer, em vez de stress, em estar a perder algo. E que melhor forma de fazer isto, do que através de uma canção que não nos sai da cabeça?”, explica Mónica Sousa, diretora de marketing da Ikea Portugal, citada em comunicado de imprensa.

A campanha da Uzina está a ser veiculada em televisão, rádio e nas plataformas digitais, bem como nas ‘boxes’ e ‘smart TV’ dos lares em Portugal, com XAXIS Connected TV, em dispositivos móveis, tablets e desktops com XAXIS Integrated Video. “Continuamos a alimentar este grande movimento que arrancou em agosto, que visa sensibilizar os portugueses para a importância de um sono melhor. Temos desenvolvido
iniciativas, adaptadas a diferentes audiências, que nos relembram o quão importante é dormir bem”, recorda Mónica Sousa.

 

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Audiências semanais: TVI e cabo reforçam ‘share’

Na semana de 4 de novembro a 10 de novembro, o ‘reality show’ da TVI ‘Secret Story’ e o concurso da RTP1 ‘O Preço Certo’, são os programas mais vistos. O consumo global de televisão aumenta, registando um decréscimo de quatro minutos por dia face à semana anterior

O consumo global de televisão decresce de forma ligeira esta semana cerca de quatro minutos por dia face à semana anterior, sendo agora de cinco horas e trinta e dois minutos diárias, face à semana anterior.

Na equação do ‘share’ de audiência semanal, a TVI e o cabo são os canais que registam crescimento da quota de audiência, a SIC está mantém o mesmo valor da semana anterior e a RTP1 e ‘outros’ perdem ‘share’ esta semana.

Assim, a RTP1 regista uma descida do valor do seu ‘share’ e tem agora 10,2%, a SIC mantém o mesmo valor que já tinha e fica com os mesmos 13,5% de ‘share’, com a TVI a ser o único canal aberto que reforça, tendo esta semana 14,9% de quota. O cabo também reforça e atinge esta semana os 42,7% de quota de audiência, ao contrário do que se verifica com o ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘time shift’, ‘streaming’ e vídeo/jogos), que desce até aos 17,4% de quota semanal.

O pódio dos canais mais vistos do cabo continua sem alterações, sendo ocupado pela CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias. Nas posições que se seguem também não há mudanças, estão nos mesmos lugares da semana passada os canais Star Channel, Hollywood, Globo e SIC Mulher. Nas restantes posições encontramos o V+, antigo TVI Reality, o Now, e esta semana o destaque é para o regresso da Sport TV+ ao top 10 da oferta do cabo, ocupando a décima posição.

No top de programas da semana, um dos programas diários do ‘reality show’ da TVI, ‘Secret Story – Especial’, continua a liderar a tabela global. Seguem-se o concurso ‘O Preço Certo’, da RTP1, o ‘Jornal da Noite’ da SIC e a novela da TVI ‘Cacau’. A fechar o top 5 encontra-se novamente o concurso da RTP1 ‘O Preço Certo (R)’.

Em semana de jogo ‘clássico’ no campeonato, o programa desportivo da CMTV ‘Golos: Primeira Parte/Benfica X FC Porto’ lidera o ranking dos programas mais vistos da oferta cabo esta semana, seguido pelo informativo ‘Notícias CM’.

As restantes posições são dominadas pelo desporto, com a presença de ‘Golos: Segunda Parte/Sp. Braga X Sporting’, ‘Duelo Final/Lazio X FC Porto’ e ainda ‘Liga d’Ouro/Champions’, todos estes conteúdos da CMTV.

Data Insights, Havas Media Network

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Divulgados os vencedores do Grande Prémio APCE 2024

Manuel Maltez, ex-CEO do grupo WPP, foi distinguido com o prémio ‘Líder Inspirador’ e Rui Pedro Batista (na foto), diretor global de comunicação e marca da The Navigator Company, foi consagrado ‘Comunicador do Ano’

A Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa (APCE), que reúne os profissionais de comunicação e relações públicas nacionais, acaba de divulgar os vencedores da vigésima oitava edição do Grande Prémio APCE, ao qual concorreram empresas, agências de comunicação e instituições nacionais.

O galardão, que pretende distinguir e reconhecer a excelência e o profissionalismo dos responsáveis de comunicação portugueses, é atribuído por um júri independente. Concorreram a esta edição 56 entidades a operar no mercado nacional.

Foram também atribuídos os prémios que reconhecem as pessoas pela valorização do setor da comunicação e relações públicas. Manuel Maltez, ex-CEO do grupo WPP, foi distinguido com o prémio ‘Líder Inspirador’, “cuja carreira ao serviço da comunicação e da publicidade deixou uma marca profunda nas agências por onde passou”, refere o comunicado de imprensa.

Foi ainda revelado o ‘Comunicador do Ano’, Rui Pedro Batista, diretor global de comunicação e marca da The Navigator Company, que foi consagrado pelos profissionais do setor e associados da APCE.

“Uma novidade marcou esta edição de 2024, a atribuição do prémio ‘Rising Star’, categoria que reconhece e premeia o talento emergente sem que a idade seja critério decisivo, a Inês Jesus, da direção de comunicação, marca e cultura organizacional do Grupo Ageas Portugal, cuja carreira, apesar de ainda breve, é já uma inspiração para todos aqueles que com ela partilham o dia a dia”, informa a APCE em comunicado.

Vencedores

Comunicador do Ano: Rui Pedro Batista, diretor global de comunicação e marca da The Navigator Company

Líder Inspirador: Manuel Maltez, ex-CEO do grupo WPP

‘Rising Star’: Inês Jesus, direção de comunicação, marca e cultura organizacional do Grupo Ageas Portugal

Campanha Externa Indústria: ‘A Viagem por um futuro melhor’ (Tabaqueira/Philip Morris International)

Campanha Externa Serviços: ‘Sonhos que Mudam Vidas’ (Grupo Ageas Portugal + RFM)

Campanha Externa Entidades Governamentais, Instituições de Ensino Superior, Associações e ONG (ex-aequo): ‘Referendo Local de Benfica’ (Junta de Freguesia de Benfica) e ‘Compor o Futuro – Campanha de Admissão de Crianças’ (Montepio Associação Mutualista)

Relação com os Media:  ‘Alqueva – A revolução do sol’ (EDP)

Publicação Externa: ‘Revista Montepio’ (Montepio Associação Mutualista) 

Evento Externo até mil pessoas: ‘IRGAwards 2023’ (Deloitte)

Evento Externo mais de mil pessoas: ‘Conferências do Estoril 2023 – A Future of Hope’ (Desafio Global)

Comunicação Interna: ‘Fator CUF’ (CUF) 

Publicação Interna (ex-aequo): ‘Book Cultura’ (Leroy Merlin) e ‘Manual Liderar com Propósito’ (The Navigator Company)

Evento Interno até 250 colaboradores: ‘Videomaping Interativo’ (Mainvision) 

Evento Interno mais de 250 colaboradores: ‘Christmas Party’ (Deloitte)

Sustentabilidade & ESG Ambiental: ‘Uma boa ação muda o mundo. Pratica a tua! Recicla’ (EGF + Valorsul) 

Sustentabilidade & ESG Social (ex-aequo): ‘Voluntariado BPI’ (Banco BPI) e ‘RFM Sem Olhar a Quem’ (Grupo Ageas Portugal + Fundação Ageas) 

Sustentabilidade & ESG Governança e Relatórios Integrados e de Sustentabilidade: ‘Relatório Integrado 2023′ (REN)

Campanha de Comunicação Digital e Influenciadores: ‘Storytellers’ (EDP)

Vídeo Corporativo: ‘Clientelógico’ (Banco BPI) 

Podcast Corporativo: ‘Videocast Lado V’ (Vodafone) 

Website, Blog, Apps e Redes Sociais Externas: ‘Dá a Mão à Floresta’ (The Navigator Company)

Intranet, Apps e Redes Sociais Internas: ‘Viva Engage’ (EDP) 

Inovação em Comunicação: ‘O Pai Natal e os Dados Perdidos’ (Jerónimo Martins)

‘Employer Branding’: ‘Aqui Tu Podes’ (Doutor Finanças)

Estratégia Global de Comunicação Corporativa: ‘Estratégia Evergreen – Verdadeira união’ (Central de Cervejas e Bebidas)  

Surpreenda-nos!: ‘Ageas Beautiful Business – começa em ti, começa em nós’ (Grupo Ageas Portugal)

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