Napster muda de mãos e foca-se no marketing no metaverso
A Infinite Reality, ‘startup’ que compra a plataforma de música por cerca de €192 milhões, quer criar uma plataforma de música social, que dá prioridade ao envolvimento ativo dos fãs

Daniel Monteiro Rahman
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O Napster, plataforma de ‘streaming’ de música associada à pirataria musical, acaba de ser vendido à ‘startup’ norte-americana Infinite Reality por 207 milhões de dólares (€191,8 milhões), na esperança de transformar o serviço de ‘streaming’ numa ferramenta de marketing para o metaverso.
A Infinite Reality pretende expandir o Napster para além de um serviço de ‘streaming’ de música, um setor onde enfrenta concorrentes de maior dimensão, como o Spotify, a Apple, o YouTube e a Amazon. A ‘startup’ revela que vai transformar o Napster numa “plataforma de música social, que dá prioridade ao envolvimento ativo dos fãs em detrimento da audição passiva” e que vai permitir aos artistas “estabelecer uma ligação com os fãs e rentabilizar essa relação”.
Entre os planos para modernizar o Napster, John Acunto, CEO da Infinite Reality, em entrevista à CNBC, destaca a criação de “espaços virtuais em 3D onde os fãs podem assistir juntos a concertos ou a sessões de audição de álbuns, e onde músicos e editoras possam vender produtos físicos e virtuais”, e acrescenta ainda que “hoje em dia, ninguém nas plataformas de streaming está a criar espaços assim e não há nome melhor do que o Napster para voltar a agitar o mercado”.
Lançado em 1999 por Shawn Fanning e Sean Parker, o Napster torna-se rapidamente na primeira grande aplicação de partilha de ficheiros ‘peer-to-peer’.
É encerrado no início da década de 2000 após ser processado pela indústria discográfica e pela banda de rock Metallica por violação de direitos de autor. Mais tarde, em 2011, a empresa Rhapsody International compra a marca e relança-a como um serviço de streaming de música.
“A Internet evoluiu do computador para o telemóvel, do telemóvel para as redes sociais e agora estamos a entrar na era imersiva. No entanto, o streaming de música manteve-se praticamente inalterado. Está na altura de reimaginar o que é possível”, declara Jon Vlassopoulos, CEO do Napster, em comunicado de imprensa.