Cannes Lions elege Brasil como País Criativo do Ano
“É um país que eleva continuamente o padrão criativo e que faz história nos prémios”, justifica a organização da 72ª edição do festival internacional, que se realiza entre 16 e 20 de junho, em França

Meios & Publicidade
Cannes Lions anuncia Apple como Creative Marketer of the Year
Rafa López Saubidet reforça realizadores da Krypton International
Pedro Patrocínio ganha Melhor Direção de Fotografia para ‘Spot’ Publicitário
Campanha da KKi Creative promove em Portugal turismo no Piauí
Falta de objetividade e de feedback útil está a prejudicar a criatividade
Euro M reposiciona-se com o foco na emoção
CEO da FCB New York revela o que faz para gerir a agência mais premiada do mundo
Sport Zone celebra Dia do Pai com campanha multicanal
WPP, Dove e Unilever lideram rankings setoriais do The WARC Media 100
O Brasil é o primeiro país a receber o troféu de País Criativo do Ano, a nova distinção criada pelo Cannes Lions, tendo sido escolhido pelo contributo qualitativo que tem dado ao festival internacional de criatividade ao longo dos anos.
“Quando um único país demonstra um compromisso excecional e duradouro com a criatividade, acaba por impulsionar o progresso e o crescimento. É um país que eleva continuamente o padrão criativo e que faz história nos prémios”, justifica a organização da 72ª edição do festival internacional de criatividade, que se realiza entre 16 e 20 de junho, em França, e reúne os principais nomes da publicidade, inovação e entretenimento mundial.
Como parte desse reconhecimento, o evento também contará com uma homenagem a Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira, que faleceu em 2024. Olivetto foi responsável pelo primeiro Leão de Ouro conquistado pelo país e acumulou mais de 50 prémios ao longo da sua carreira.
Recorde-se que o Brasil ganhou os primeiros Leões no Festival de 1971, conquistando dois Leões de Bronze para Cinema e um Leão de Prata para Televisão. Em 1975, trouxe para casa os primeiros Leões de Ouro e, em 1993, recebeu o seu primeiro Grand Prix com a campanha ‘A Dieta do Guaraná’, da Dm9 Publicidade, da Guaraná Antártica. Desde então, ganhou 1911 Leões, 20 dos quais foram Grands Prix.
Mantém-se, até hoje, um dos países mais premiados do festival. Em 2024, recuperou a segunda posição no ranking global, lugar que não alcançava há dez anos.