Comet da Perplexity desvia foco dos consumidores para os agentes de IA
Novo ‘browser’ da Perplexity pode acentuar a guerra com a Google e pôr em causa a forma como os editores e anunciantes conduzem as transações publicitárias na internet

Daniel Monteiro Rahman
Perplexity anuncia no podcast ‘The Ben Shapiro Show’
Accenture aposta em modelo preditivo com dados sintéticos
WPP reforça na IA ao investir na Stability AI
Recomendação de produtos por IA aumenta, mas conversão fica aquém da pesquisa tradicional
Conheça os cinco fatores de sucesso no marketing em 2025
Incubeta lança solução de IA para otimizar campanhas
“As marcas têm de se focar em despertar emoções nos consumidores”
Napster muda de mãos e foca-se no marketing no metaverso
O Comet, futuro motor de pesquisa da Perplexity alimentado por inteligência artificial (IA), pode alterar o percurso da publicidade na internet, ao desviar o foco que as marcas têm nos consumidores para os agentes de IA, noticia a Ad Age. Para as marcas, isto pode representar uma mudança na forma como direcionam e para quem direcionam a publicidade online.
Os agentes de IA podem, em breve, decidir que anúncios mostrar aos utilizadores, sugere Aravind Srinivas, CEO da Perplexity, ao The Economic Times. O facto de a Perplexity ter o controlo de um ‘browser’ e dos dados por este gerados pode ainda desencadear uma guerra maior com a Google, que atualmente lidera o mercado da pesquisa, e pôr em causa a forma como os editores e anunciantes conduzem as respetivas transações publicitárias na internet.
A Perplexity tem partilhado poucos detalhes sobre o Comet, apesar de ter sido anunciado em fevereiro. A startup de IA, que está em negociações para angariar novos capitais para uma avaliação de 18 mil milhões de dólares (€16,7 mil milhões), nem revela a data de lançamento do ‘browser’.
De acordo com a Ad Age, os ‘marketers’ e os anunciantes já estão a refletir sobre a aparência do Comet para entenderem como se podem destacar numa internet mediada por IA, onde centenas de milhões de consumidores utilizam ferramentas de IA como o PerplexityAI, o ChatGPT e as AI Overviews da Google para efetuarem pesquisas online.
À partida, as marcas vão deparar-se com um cenário publicitário diferente no Comet daquele a que estão habituadas no Chrome ou noutros ‘browsers’ tradicionais. Isto porque o Comet alegadamente recorre à pesquisa agêntica, na qual os utilizadores interagem com agentes de IA treinados de acordo com as suas preferências, para filtrar resultados e anúncios.
A Perplexity não divulga a forma como os agentes de IA percecionariam os anúncios no Comet, mas especialistas em tecnologia, citados na Ad Age, sugerem que os anunciantes terão de visar os parâmetros específicos fornecidos pelos utilizadores. Estes parâmetros podem refletir qualquer número de preferências, desde tipos de produtos e faixas de preços a websites favoritos e localizações geográficas.