Alunos de design da ESAD de Matosinhos embalam o futuro para a Limiano e Terra Nostra
“Embalar o Futuro” é o nome da iniciativa que pôs os estudantes da UC de embalagem do curso de Design de Comunicação ESAD de Matosinhos a criar novas soluções de […]
Sandra Xavier
Instagram testa reposição de algoritmo de recomendações
TLC funde operações em Portugal e Espanha com TLC Worldwide Iberia
El Corte Inglés fica azul, em combate contra cancro da próstata
Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes
Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)
Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
“Embalar o Futuro” é o nome da iniciativa que pôs os estudantes da UC de embalagem do curso de Design de Comunicação ESAD de Matosinhos a criar novas soluções de embalagem para a Limiano e Terra Nostra.
A iniciativa, promovida pela a BEL Portugal, detentora das duas marcas de queijo, teve como objetivo aproximar o mundo académico ao mundo empresarial.
“Encontrar a embalagem do futuro que ajudasse a proporcionar uma melhor experiência de consumo com menor impacto ambiental foi o mote para que os alunos desenvolvessem as suas propostas”.
Mariana Guedes e Alexandre Campelo conquistaram o júri com os seus projetos e receberam uma bolsa de estudo no valor de 2 mil euros para investirem na sua formação. Foram ainda atribuídas menções honrosas a Joana Alves e Laia Sanchez.
Mariana Guedes explica: “parti da ideia de que a bola de queijo personifica a união e as fatias, as diferentes partes que a constituem para criar o grafismo da minha embalagem. Quando falamos em família, pensamos nos diferentes membros que a constituem e se a personificarmos no queijo Limiano, todas as fatias provêm de uma bola. Através da sua exploração foram desenvolvidas ilustrações que traduzem a imagem de uma família – o seu elo protetor e os seus protegidos.” Em termos de ergonomia a jovem estudante destaca a aposta no “formato quadrado e na inserção de abas laterais que tornam a embalagem mais flexível e capaz de suportar quer 200g como 400g sem necessidade de utilizar mais material.”
Já Alexandre Campelo refere que “a embalagem que criei retrata Portugal, os Açores, a sua gastronomia e surpreende com a aposta num elemento alusivo às hortênsias em azulejos dos Açores”. No que diz respeito ao formato da embalagem, o estudante privilegiou “uma embalagem mais alta do que a original, mas mais adaptada à mão de forma a facilitar o seu manuseamento e a melhorar a experiência do consumidor.”
Paula Amaral, responsável de comunicação corporativa e sustentabilidade da BEL Portugal, afirma que “a nossa empresa tem vindo ao longo de décadas, a revolucionar o setor com formatos de embalagem mais apelativos, funcionais e sustentáveis e decidimos desafiar os estudantes da ESAD a encontrar ideias inovadoras no âmbito do design de embalagem através de um exercício criativo que partisse da identidade das nossas marcas Limiano e Terra Nostra, explorando novos conceitos, funções e formas de embalagem. Não podíamos estar mais satisfeitos com as propostas apresentadas e ficámos surpreendidos com a criatividade e talento demonstrados por estes jovens.”
Margarida Azevedo, designer e professora de packaging design da ESAD Matosinhos refere que, “a prática de projeto no âmbito do packaging design deve ser complementada com outras modalidades de ensino integradas, nomeadamente a resposta a desafios e concursos emanados da indústria, como foi o caso deste projeto da Bel Portugal, para as marcas Terra Nostra e Limiano. Esta aproximação das empresas à academia potência situações e oportunidades formativas muito positivas para os estudantes e permite que empresas e instituições acedam a novas e diversas visões e perspetivas dos seus produtos ou atividades.”