Google Ads Data Manager facilita vida a marketeers a partir do início de 2024
O Google criou uma ferramenta de medição de anúncios publicitários que se conecta aos dados primários dos profissionais de marketing, o Google Ads Data Manager. A plataforma tem a vantagem […]
Luis Batista Gonçalves
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
O Google criou uma ferramenta de medição de anúncios publicitários que se conecta aos dados primários dos profissionais de marketing, o Google Ads Data Manager. A plataforma tem a vantagem de funcionar sem cookies de navegador e sem quaisquer outras ferramentas de dados que meçam o desempenho com base em métodos mais antigos. Integrada no Google Ads globalmente a partir do início do próximo ano, simplifica a gestão e o uso de informação própria e promete facilitar a vida aos marketeers.
Os anunciantes terão acesso, ainda no primeiro trimestre de 2024, a novas formas de ligação a fontes de dados, com acesso à ActiveCampaign e à Pipedrive, incluindo ferramentas de customer relationship management (CRM), plataformas de cost-per-day (CPD) e tecnologias de marketing como o Shopify Audiences, garantindo a privacidade das informações transmitidas pelo consumidor. Durante o mesmo período, o Google descontinua as cookies de terceiros para 1% dos utilizadores do Google Chrome.
“Pretendemos que plataforma forneça o acesso a todos os tipos de dados com recurso a um interface colaborativo onde os analistas possam criar novas ligações de dados e os profissionais de marketing possam aplicar as informações obtidas para medir conversões ou alcançar pessoas com anúncios relevantes. Até agora, para obterem essas conexões, os engenheiros ou os analistas tinham de duplicar tarefas“, esclareceu já publicamente Kamal Janardhan, senior director of product management and measurement da Google.
O acesso aos dados proprietários, os first-party data, informações que as empresas podem recolher diretamente dos consumidores para uso próprio, através de registos, campanhas, formulários de pesquisa e sistemas de CRM, é fundamental. “Deve estar no centro da sua estratégia digital. Quando o consumidor visita o seu site, devem conseguir perceber se já é um cliente antigo ou não, como é que chegou lá e, depois, analisar esses dados para oferecer personalização”, defende Nuno Pimenta, industry head da Google Portugal.