WhatsApp Business é o canal de comunicação com maior potencial comercial
Com as atenções viradas para a inteligência artificial (IA) e para plataformas como o ChatGPT, as empresas poderão estar a ignorar um canal de envolvimento que se pode vir a […]
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Com as atenções viradas para a inteligência artificial (IA) e para plataformas como o ChatGPT, as empresas poderão estar a ignorar um canal de envolvimento que se pode vir a revelar fundamental para a sua estratégia comercial.
Segundo um novo estudo da empresa global de comunicações móveis Esendex, existe um grande potencial, que ainda não está a ser rentabilizado, para as empresas que pretendem estabelecer ligações lucrativas através desta plataforma, já que “73% das pessoas utiliza vários canais durante o seu processo de compra”.
“E aqueles que usam quatro ou mais canais também gastam em média 9% mais em comparação com aqueles que usam apenas um canal”, revela ainda a análise. Como a maioria dos utilizadores recebe um grande número de e-mails que se perdem nas caixas de entrada, as empresas têm aqui uma oportunidade de aumentar a sua presença omnicanal e de reforçar os níveis de envolvimento dos clientes adicionando a plataforma WhatsApp Business à sua gama de canais, considera a Esendex.
As informações recolhidas ao longo do estudo atestam ainda que “48% das pessoas passa entre quatro e oito horas por dia no seu smartphone, enquanto sete em cada 10 verifica as notificações não lidas em menos de cinco minutos”. Estes dados abrem caminho à oportunidade do WhatsApp Business se poder vir a tornar numa das plataformas a integrar as estratégias comerciais das empresas em 2024, mas só se o paradigma atual se vier a alterar.
De acordo com a empresa global de comunicações móveis, a adesão dos anunciantes a este canal de comunicação introduzido em 2018 para aumentar o número de interações entre empresas e consumidores está longe de ser a que os criadores da plataforma inicialmente estimavam. “Há dias em que praticamente metade dos consumidores potenciais não recebe nenhuma mensagem comercial através da plataforma WhatsApp Business”, alerta mesmo a imprensa internacional especializada.