João Cajuda é o influenciador de viagens com mais notoriedade
Mais de metade dos portugueses que usam redes sociais conhecem influenciadores de viagens e turismo. As mulheres e os utilizadores mais novos são os que mais os acompanham

Meios & Publicidade
Investimento em marketing de influência em Portugal chega aos €63 milhões
48% dos portugueses comparam preços antes de realizar uma compra
Unilever investe 50% do orçamento publicitário em marketing de influência
Gigi Hadid é a nova embaixadora global da Havaianas
Skinny recorre à IA e transforma cliente em embaixadora digital
Notable confirma desvio de €300 mil destinados a Carolina Patrocínio e Tiago Teotónio Pereira
João Cajuda (na foto) é o influenciador de viagens com maior notoriedade, de acordo com a nova edição do estudo ‘Turismo e Redes Sociais’, produzido pela Marktest. O empresário e ex-ator, que tem 567 mil seguidores no Facebook, 461 mil no Instagram e 36 mil no TikTok, vence no ranking global da análise e nos diferentes segmentos estudados: idade, sexo, região e classe social.
A vice-liderança é ocupada pelo VagaMundos, projeto que Anabela Narciso, consultora de marketing, gestora de desenvolvimento de negócios e produtora de conteúdos, dinamiza em parceria com Alexandre Narciso, formado em economia e marketing. Na terceira posição, surge outra dupla, os Explorerssaurus, de Raquel Janeiro e Miguel Mimoso, criadores de conteúdos e empresários.
Carla Mota e Rui Pinto, autores do perfil Viajar Entre Viagens, ocupam o quarto lugar, à frente de Filipe Morato Gomes, o jornalista e fotógrafo, fundador da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses (ABVP), que dinamiza o projeto Alma de Viajante.
“Embora estes sejam os cinco nomes mais reconhecidos pelos utilizadores de redes sociais, há algumas diferenças entre géneros e idades. Por exemplo, entre o público feminino, destaca-se o projeto All Aboard Family, de Catarina Almeida e Filipe Almeida, no quinto lugar. E, nos mais jovens, destaca-se João Amorim, com a página Follow The Sun, na quarta posição dos mais reconhecidos”, esclarece a Marktest em comunicado de imprensa.
O reconhecimento de influenciadores de viagens é mais notório entre o universo feminino de utilizadores de redes sociais (60,3%) e faz-se também sentir de forma mais evidente entre o público mais jovem, com 68,3% de reconhecimentos a verificarem-se no escalão etário entre os 25 e os 34 anos.
“Mais de metade dos portugueses que usam redes sociais conhecem influenciadores de viagens e turismo. A mais recente edição do estudo revela que 54,5% dos utilizadores destas plataformas reconheceram, pelo menos, um dos 20 nomes de influenciadores apresentados”, refere ainda o documento.