48% dos portugueses comparam preços antes de realizar uma compra
47% dos consumidores dizem que o poder de compra permanece estável, enquanto 12% dos portugueses admitem que a capacidade financeira diminui consideravelmente face ao ano anterior, revela um estudo da Escolha do Consumidor

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Grande parte dos consumidores compara os preços, na maioria das vezes, antes de realizar uma compra (48%), analisando as diferentes opções para garantir a melhor escolha possível, revela um estudo da Escolha do Consumidor.
Por outro lado, 5% dos entrevistados fazem essa comparação apenas em compras de valores mais elevados, considerando esse fator mais importante em decisões financeiras significativas, enquanto 2% revelam ainda que raramente comparam os preços, enquanto 1% nunca realizam essa comparação, optando por outros critérios na sua decisão de compra.
Quanto ao tempo despendido na comparação de preços dos diferentes produtos ou serviços disponíveis no mercado, a maioria dos consumidores dedica entre cinco e 15 minutos a esta ação antes de realizar uma compra (42%), garantindo um equilíbrio entre análise e rapidez na decisão.
Já 30% dos participantes investem mais de tempo a avaliar as diversas opções e encontrar a melhor oferta no mercado, entre 15 e 30 minutos. Apenas 13% dedicam mais de 30 minutos ao processo, demonstrando um perfil mais detalhista e criterioso.
Em contrapartida, 14% dos inquiridos realizam essa comparação de forma mais rápida, levando menos de cinco minutos para decidir o que vão adquirir. Uma pequena percentagem afirma também não ter o hábito de comparar os preços antes de comprar qualquer tipo de produto ou serviço no seu dia a dia (1%).
Sites comparadores de preços
Quando questionados sobre as ferramentas utilizadas para fazer a comparação de preços, 33% recorrem a websites comparadores de preços para assegurar a melhor escolha antes de comprar, 23% visitam lojas físicas para comparar os preços presencialmente e 21% aproveitam os folhetos promocionais para identificar ofertas e descontos.
De realçar que 48% dos participantes recorrem a estas promoções frequentemente, mas apenas quando realmente precisam de um determinado produto ou serviço, sendo que 33% tentam aproveitar todos os descontos disponíveis sempre que possível.
As aplicações especializadas em comparação de preços e a análise entre diferentes ‘marketplaces’ também são mencionadas por alguns dos consumidores (8% e 7%, respetivamente). Além disso, 4% baseiam-se em redes sociais, como grupos online e recomendações de influenciadores. Os restantes inquiridos preferem recorrer outros métodos para comparar os preços antes de fazerem uma compra (4%).
Poder de compra dos portugueses
O top 3 dos produtos ou serviços mais consumidos reúne o setor da alimentação no primeiro lugar (31%), seguindo-se roupa/calçado e saúde e bem-estar (20% em ambos), o que reflete a importância destas três áreas no orçamento pessoal e consumo diário. Em oposição, os artigos eletrónicos e de tecnologia são os menos priorizados pelos entrevistados (22%), logo depois as viagens e turismo (21%) e a educação e formação (16%).
No que diz respeito ao poder de compra no decorrer dos últimos meses, 47% dos portugueses declaram que este permaneceu estável e sem grandes variações no orçamento. Contudo, 26% verificam uma ligeira redução, sentindo até algum impacto nas despesas.
Por outro lado, 15% relatam um aumento no poder de compra, mantendo ou inclusive melhorando o padrão de consumo, em comparação com o ano passado. Para 12%, a capacidade financeira diminuiu consideravelmente, levando alguns dos participantes a enfrentar maiores dificuldades para manter os mesmos hábitos de consumo.
15 de Março: Dia Mundial dos Direitos do Consumidor
No âmbito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, assinalado já no próximo sábado, a Escolha do Consumidor vai implementar algumas ações, nomeadamente a criação de um espaço interativo onde os consumidores poderão experimentar produtos e serviços das marcas eleitas Escolha do Consumidor em 2025. O evento terá lugar no centro comercial Ubbo, na Amadora, de 14 a 16 de março.