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Visa anuncia parceria com FPF para patrocinar o futebol feminino

A Visa acaba de celebrar um acordo com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que abrange o patrocínio oficial da Liga Portuguesa de Futebol Feminino (Liga BPI) e o apoio […]

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A Visa acaba de celebrar um acordo com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que abrange o patrocínio oficial da Liga Portuguesa de Futebol Feminino (Liga BPI) e o apoio […]

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A Visa acaba de celebrar um acordo com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que abrange o patrocínio oficial da Liga Portuguesa de Futebol Feminino (Liga BPI) e o apoio ao Festival de Futebol Feminino, uma competição que envolve mais de 800 jovens sub-15 e sub-13 de clubes e escolas de todo o país, refletindo o compromisso dos parceiros em promover o futebol feminino em Portugal. O protocolo foi firmado esta segunda-feira.

Segundo a FPF, a parceria evidencia o crescimento notável da modalidade nos últimos anos e a expetativa de ambos os lados é que esta parceria ajude a modalidade a continuar a crescer, tanto em quantidade como em qualidade.

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O compromisso da Visa em capacitar mulheres no desporto é, segundo a empresa, evidente desde 2018, com patrocínios globais e iniciativas como a Team Visa, uma iniciativa que patrocina 170 atletas, de todo o mundo, de diferentes modalidades, fornecendo-lhes os recursos e a visibilidade necessária, para que, através do seu sucesso possam inspirar o maior número possível de pessoas a quererem ir mais longe.

O acordo também abarca a parceria com a embaixadora Kika Nazareth, que também integra o projeto Team Visa, para além da parceria com a UEFA Women’s Champions League e a recente continuação da parceria global com a Federação Internacional de Futebol (FIFA).

“Esta parceria entre a FPF e a Visa é extremamente importante para o futebol feminino em Portugal. A notoriedade e credibilidade da Visa são garantias de sucesso e, por isso, estamos muito entusiasmados em unir forças com uma marca de renome mundial. Juntos, estaremos a lutar por maior igualdade, diversidade e inclusão no futebol feminino em Portugal”, refere Nuno Moura, chief marketing and commercial officer da FPF.

“Estamos muito orgulhosos por nos juntarmos à FPF nesta fase de viragem do futebol feminino e muito entusiasmados com o trabalho que já começámos a desenvolver com a Kika Nazareth e esperamos continuar a desempenhar o nosso papel, de aumentar a visibilidade e o reconhecimento das mulheres no desporto e em todas as áreas da sociedade”, reitera João Seabra, head of marketing da Visa em Espanha e Portugal.

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INCM abre concurso para criação da imagem do novo passaporte

“O autor da ideia/conceito vencedor receberá um prémio no valor de €5.000 e será convidado a apresentar uma proposta de prestação de serviços, com o valor máximo total de €75.000, para execução do projeto de design”, anuncia a Imprensa Nacional Casa da Moeda

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) abriu um concurso para a criação da imagem do novo passaporte eletrónico português. ‘Território Nacional’ é o tema escolhido para a apresentação de propostas, que devem ser entregues até 28 de fevereiro.

“O autor da ideia/conceito vencedor receberá um prémio no valor de €5.000 e será convidado a apresentar uma proposta de prestação de serviços, com o valor máximo total de €75.000, para execução do projeto de design do passaporte, no prazo não superior a 15 dias após a divulgação do resultado do concurso”, salienta a Imprensa Nacional-Casa da Moeda em comunicado de imprensa.

A nova versão do documento terá uma validade de dez anos, em vez dos atuais cinco, devendo os primeiros exemplares com o novo design começarem a ser distribuídos no primeiro semestre de 2026. “As propostas devem ser inéditas e incluir uma ideia/conceito de design para a caderneta como um todo”, esclarece o documento.

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EasyJet contrata FCB Lisboa para potenciar negócio

“A reputação criativa e o entendimento profundo da equipa da FCB ajudar-nos-ão certamente a reforçar a nossa marca e a conexão com os nossos clientes em Portugal”, frisa Noemi Frisoli, diretora de marketing da companhia para a região sul da Europa

A easyJet está a trabalhar com a FCB Lisboa. A colaboração entre as duas entidades marca um novo capítulo na abordagem de marketing da companhia de aviação, que pretende aumentar a visibilidade para potenciar o negócio, numa altura em que reforça o número de rotas em Portugal.

“O mercado português é uma prioridade para a easyJet, e estamos muito satisfeitos por colaborar com a FCB Lisboa. A reputação criativa e o entendimento profundo da equipa da FCB ajudar-nos-ão certamente a reforçar a nossa marca e conexão com os clientes em Portugal”, frisa Noemi Frisoli, diretora de marketing da easyJet para a região sul da Europa, citada em comunicado de imprensa.

A assessoria de imprensa e as relações públicas da easyJet continuam a ser asseguradas em Portugal pela Tinkle, com as campanhas de marketing de influência a serem distribuídas consoante as necessidades e os propósitos das comunicações, soube o M&P.

“A personalidade atrevida e a abordagem disruptiva da easyJet no setor aéreo ressoam perfeitamente com a nossa visão criativa. Este é um momento emocionante para criarmos histórias que voem alto e se conectem verdadeiramente com os consumidores”, refere Edson Athayde, CEO e diretor criativo da FCB Lisboa, citado no documento.

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Criatividade e IA estão no centro do Boost 2025 sobre marketing de turismo

Roberto Antunes (na foto), diretor executivo do NEST, salienta que “o Boost vai levar-nos numa viagem pelos vários estágios de criação da experiência do consumidor, desde a ideação e comunicação, até à ativação de ‘touch-points phygitais’, pesquisa e relações com clientes”

O Centro de Incubação de Base Tecnológica do Turismo e a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril recebem a 17 de janeiro o Boost – The Experience, evento promovido pelo Centro de Inovação do Turismo (NEST), que vai reunir líderes e especialistas para explorar o impacto da inteligência artificial (IA) no marketing e recursos humanos do setor do turismo, entre outros temas.

O tema central do Boost 2025 é o papel da IA na redefinição do turismo, na criação de experiências mais personalizadas para viajantes e na otimização de operações no setor, por exemplo, com destaque para as apresentações de Álvaro Meléndez, criativo, contador de histórias e fundador da startup de IA CRANT, que demonstrará como a IA pode ser uma poderosa ferramenta na construção de marcas e na criação de narrativas envolventes para estratégias de marketing. Duncan Wardle, antigo líder criativo da Disney, por seu lado, falará sobre formas de desbloquear a criatividade no trabalho e criar experiências memoráveis que inspiram colaboradores e clientes.

Entre os nomes internacionais que marcam presença encontram-se Barry Rogers, chefe da Unidade de Turismo da Cidade de Dublin, e Hany Abdelkawi, diretor de vendas de viagens e crescimento internacional da Google, entre outros. No que se refere a profissionais nacionais, participam António Sacavém e Ana Sacavém, parceiros e consultores da Leadership and Communication Academy e cofundadores da marca Linguagem Corporal, bem como Patrícia Araújo, representante da Biosphere Portugal, entre outros por anunciar.

“Com os olhos postos nas tendências atuais, o Boost pretende, mais uma vez, apoiar o progresso do setor do turismo através da aceleração e reinvenção, discutir caminhos de crescimento e captar bons exemplos nacionais e internacionais para aplicação no tecido empresarial português, afirmando-se como o maior fórum de discussão sobre inovação no setor alguma vez realizado em Portugal”, refere Roberto Antunes, diretor executivo do NEST, que acrescenta que “o Boost vai levar-nos numa viagem pelos vários estágios de criação da experiência do consumidor, desde a ideação e comunicação, até à ativação de ‘touch-points phygitais’, pesquisa e relações com clientes”.

Quanto à agenda, de manhã decorrem as sessões sobre tendências futuras, como o impacto da IA e da economia da experiência, com contributos de empresas globais como a Google e a Mastercard. Durante a tarde, há painéis sobre destinos sustentáveis, workshops de IA aplicados ao turismo e experiências imersivas promovidas pelo Centro Avançado de Saúde Mental e Investigação.

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Natacha Costa assume direção-geral da Redken em Espanha e Portugal

“O meu objetivo é impulsionar a inovação e o crescimento no mercado da beleza profissional, alinhando a estratégia da Redken com as expetativas dos clientes da marca”, refere Natacha Costa (na foto), que sucede a Alexandra Rios, no cargo entre 2020 e 2024

Natacha Costa é a nova diretora-geral da Redken em Espanha e Portugal. Além de consolidar a marca nos dois mercados, a nova responsável tem a missão de reforçar a presença da Redken em mercados-chave do território ibérico e desenvolver novas oportunidades no setor da beleza profissional em ambos os países.

“O meu objetivo é impulsionar a inovação e o crescimento no mercado da beleza profissional, alinhando a estratégia da Redken com as expetativas dos clientes da marca”, refere Natacha Costa, citada em comunicado de imprensa.

Com cerca de 18 anos de experiência no seio do grupo L’Oréal, onde entra através do programa ‘Brandstorm’, foi diretora de vendas nacional e diretora de marketing para a Europa Ocidental da divisão de produtos de luxo, gerindo equipas e um portefólio de marcas que inclui a Prada, a Yves Saint Laurent, a Giorgio Armani e a Kiehl’s.

A trajetória profissional permitiu-lhe consolidar a experiência na gestão de marcas internacionais e no desenvolvimento de estratégias comerciais, contribuindo para os resultados de vendas globais em Espanha, França, Portugal, Reino Unido e Irlanda.

“A nomeação de Natacha Costa para uma marca tão estratégica para a nossa divisão é uma oportunidade única para consolidar a nossa posição no setor dos cabeleireiros e cuidados capilares. O desafio, agora, é continuar a liderar o mercado através da inovação, adaptando-se às novas exigências e oferecendo soluções que excedam as expetativas dos profissionais e dos consumidores”, sublinha Ainhoa Aramburu, diretora-geral da divisão de produtos profissionais da L’Oréal em Espanha e Portugal, citada no documento.

Natacha Costa sucede a Alexandra Rios, que ocupou o cargo entre 2020 e 2024. “É de facto inspirador acompanhar o impacto que o talento nacional tem no panorama internacional, bem como a forma como a L’Oréal em Portugal contribui para formar pessoas que crescem e conquistam posições de liderança a nível global”, refere Gonçalo Nascimento, coordenador nacional e diretor de mercado da divisão de produtos profissionais da L’Oréal em Portugal, citado no comunicado.

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BBDO e Hearts&Science continuam a comunicar Novobanco

“É o terceiro concurso do Novobanco consecutivo ganho pela BBDO, após ter vencido o ‘pitch’ de rebranding em 2021 e de, em 2022, ter conquistado, também com a Hearts&Science, o concurso de media e comunicação integrada vigente até ao final de 2024”, informa a agência

A BBDO e a Hearts&Science vão continuar a comunicar o Novobanco, dando seguimento à parceria iniciada em 2024. Em consórcio, as duas agências venceram o concurso lançado pela instituição bancária em outubro do ano passado.

“A BBDO terá a seu cargo, a partir de 2025, a estratégia e desenvolvimento de todas as disciplinas de comunicação, ‘above’, ‘below’, digital e criação de conteúdos, em estreita colaboração com a Hearts&Science, que garante media, ‘data’ e ‘analytics'”, esclarece a agência em comunicado de imprensa.

A parceria entre BBDO e o banco mantém-se ininterrupta desde 2014. “É o terceiro concurso do Novobanco consecutivo ganho pela BBDO, após ter vencido o ‘pitch’ de ‘rebranding’ em 2021 e de, em 2022, ter conquistado, também com a Hearts&Science, o concurso de media e comunicação integrada vigente até ao final do ano de 2024”, salienta o documento.

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Getty Images e Shutterstock fundem-se

Os acionistas da Getty Images passam a deter 54,7% da empresa, que mantém a designação. A aquisição acontece numa altura em que a procura de fotos e vídeos licenciados está a aumentar, apesar dos avanços da IA generativa

A Getty Images e a Shutterstock vão fundir-se, avança o The Wall Street Journal. Com a aquisição, os acionistas da Getty Images passam a deter 54,7% da empresa, que mantém a designação e passa a valer 3,7 mil milhões de dólares (cerca de €3,59 mil milhões), noticia o jornal.

A aquisição acontece numa altura em que a procura de fotos e vídeos licenciados está a aumentar, apesar dos avanços da inteligência artificial (IA) generativa, que tem vindo a atrair um número crescente de utilizadores, ameaçando o negócio dos bancos de imagem e de vídeo.

Craig Peters, CEO da Getty Images, vai liderar a empresa, que terá lucros anuais na ordem dos dois mil milhões de dólares (cerca de €1,94 mil milhões). A concretização do negócio está dependente da aprovação das entidades reguladoras dos Estados Unidos e da Europa, mas o executivo acredita que a fusão não será travada.

“Apesar de não controlamos os ‘timings’ [da aprovação], temos muita confiança [em que venha a efetivar-se]. Não estamos perante uma situação em que os clientes deixam de ter escolha. Sempre a tiveram e vão continuar a tê-la”, refere Craig Peters, citado na Reuters.

De acordo com a agência de notícias britânica, que também noticia a intenção de fusão, os acionistas da Shutterstock podem optar por receber 28,80 dólares (cerca de €27,94) por ação em dinheiro, 13,67 ações da Getty Images ou uma combinação de 9,17 ações da Getty e 9,50 dólares (cerca de €9,20) em dinheiro por cada ação que possuírem. A oferta representa um valor de negócio superior a mil milhões de dólares (cerca de €970,03 milhões), segundo cálculos da Reuters.

Depois da fusão ter sido tornada pública, o valor das ações da Shutterstock subiu 22,7%, enquanto que as da Getty Images valorizaram 39,7%, apesar de terem vindo a perder valor nos últimos quatro anos, à medida que a crescente utilização das máquinas fotográficas dos telemóveis e o recurso a programas de IA generativa como o Midjourney têm feito reduzir a procura de bancos de imagens.

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TAG Heuer regressa à F1 como cronometrista oficial

A marca de relojoaria suíça, que integra no portefólio modelos de relógios inspirados em competições de automobilismo internacionais, substitui a Rolex. O acordo é válido por dez anos e entra em vigor a 16 de março, no Grande Prémio da Austrália

A TAG Heuer regressa à Fórmula 1 (F1) como cronometrista oficial da competição (na foto), substituindo a Rolex, que desempenhava a função desde 2013. O acordo assinado entre os organizadores da prova e a LVMH, que detém a marca de relojoaria desde 1999, é válido por dez anos e entra em vigor a 16 de março, no Grande Prémio da Austrália, em Melbourne.

“Num desporto definido pela resiliência mental, pela força física, pela estratégia, pela inovação e pelo desempenho, é natural que a TAG Heuer esteja no coração da Fórmula 1 como cronometrista oficial”, salienta Anotine Pin, CEO da TAG Heuer, citado em comunicado de imprensa.

Além da visibilidade nas infraestruturas das linhas de partida, o contrato garante à marca uma presença fora dos circuitos, através de ativações na ‘fan zone’ e no ‘paddock club’. O desenvolvimento de novas linhas de produtos inspirados na F1 também está contemplado no acordo.

“Com o seu foco na inovação, a sua precisão e a sua excelência, a TAG Heuer é um parceiro natural. Estou entusiasmado para ver como a nossa herança cruzada pode dar origem a novas histórias para o futuro, no ano em que a competição celebra o 75º aniversário”, refere Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, citado em comunicado de imprensa.

O regresso da TAG Heuer acontece 22 anos depois da última participação na competição, ainda que a empresa relojoeira tenha tido desde cedo uma forte ligação à F1. Em 1969, foi a primeira marca de luxo a exibir o logótipo na carroçaria de um dos carros, o Lotus 49B do piloto suíço Joe Siffert. Em 1971, foi também a primeira a patrocinar uma equipa, a da Ferrari. Entre 1992 e 2003, foi cronometrista oficial da competição, tendo patrocinado a McLaren até 2015 e a Red Bull desde 2016.

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90% das agências criativas acham que os ‘marketers’ fazem maus ‘briefings’

Estudo internacional da consultora BetterBriefs, desenvolvido em parceria com a empresa Flood+Partners, identifica as diferenças de perceção que os profissionais de marketing e as agências criativas têm dos ‘briefings’ com os quais trabalham no trabalho de comunicação de marcas

Só 10% das agências criativas é que acham que os ‘marketers’ fazem bons ‘briefings’, revela um estudo internacional da consultora BetterBriefs, desenvolvido em parceria com a empresa Flood+Partners. A partir das respostas de cerca de 1.700 profissionais de marketing europeus, norte-americanos e australianos a um inquérito, a análise identifica as perceções diferentes que os ‘marketers’ e as agências criativas têm dos documentos que servem de base ao trabalho de comunicação de marcas.

Embora 89% dos profissionais do marketing e 86% dos representantes das agências criativas considerem os ‘briefings’ importantes, 90% dos ‘marketers’ sentem que os princípios orientadores que definem são negligenciados ao longo do processo criativo, uma tese que é corroborada por 92% das agências.

A falta de qualidade das linhas orientadoras apresentadas nos ‘briefings’ é apontada como a principal causa. De acordo com o estudo, 31% dos profissionais do marketing inquiridos reconhecem que os últimos três ‘briefings’ que produziram não tinham qualidade suficiente e que 52% eram medianos. Só 17% é que os consideraram bons.

Em contrapartida, do lado das agências, 75% classificam as três últimas propostas que receberam como más e 22% como aceitáveis. Só 3% é que merecem uma avaliação mais elogiosa, com 7% a considerá-los claros e 9% inspiradores. Na opinião de 26%, os ‘briefings’ recebidos são inúteis, 39% são de má qualidade, 65% são aborrecidos, 79% são pouco claros e 83% estão desfocados da realidade.

Ainda que, numa autoavaliação, 78% dos ‘marketers’ considerem que os ‘briefings’ que produzem são suficientemente claros nas indicações estratégicas que apresentam, apenas 5% dos representantes das agências criativas é da mesma opinião. Segundo o estudo, 83% dos profissionais do marketing considera que usa uma linguagem clara e concisa, uma tese que só 7% das agências criativas perfilha.

No dia a dia, as dificuldades de comunicação acabam por obrigar ‘marketers’ e agências a terem de refazer os ‘briefings’. Na opinião de 69% dos profissionais do marketing, essa situação ocorre demasiadas vezes. Do lado das agências criativas, a percentagem dos que partilham da mesma opinião sobe para os 73%.

De acordo com o estudo da BetterBriefs, a produção de ‘briefings’ de baixa qualidade acaba por afetar 33% das campanhas. “Estimamos que cerca de um terço dos orçamentos alocados ao marketing de produtos e serviços são gastos em ‘briefings’ pobres que acabam por direcionar mal a atividade criativa que é desenvolvida”, refere a análise, que considera que 72% das orientações definidas nos documentos tendem a estar mal estruturadas.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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A Vida Portuguesa chega a Nova Iorque

“Há muito que nos impressiona a capacidade de A Vida Portuguesa celebrar a história da manufatura portuguesa através de uma lente moderna”, refere Emmanuel Plat, diretor de merchandising da MoMA Retail, que gere as lojas do Museu de Arte Moderna que vão ter à venda as marcas e produtos nacionais

A Vida Portuguesa chega a 8 de janeiro, pela primeira vez, a Nova Iorque e até 10 de março vai estar em destaque nas lojas físicas MoMA Design Store, no SoHo e em Midtown, bem como no site da loja do MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

“Há muito que nos impressiona a capacidade de A Vida Portuguesa celebrar a história da manufatura portuguesa através de uma lente moderna”, refere em comunicado de imprensa Emmanuel Plat, diretor de merchandising da MoMA Retail, empresa que gere as duas lojas que recebem os produtos portugueses, na primeira apresentação oficial ao mercado norte-americano.

“A qualidade, a originalidade e as histórias por trás de cada produto refletem aquilo que defendemos na MoMA Design Store. Tornou-se um favorito que recomendamos frequentemente aos amigos quando visitam Portugal, e estamos entusiasmados por oferecer aos nossos clientes esta oportunidade exclusiva de experienciar a arte de Portugal nos Estados Unidos”, salienta Emmanuel Plat, que estará presente no evento a 9 de janeiro, a partir das 18h, na loja no SoHo, em Spring Street.

Além do ilustrador Jorge Colombo, a iniciativa conta com a presença de Catarina Portas, fundadora da marca A Vida Portuguesa. “Os nossos produtos são um reflexo do artesanato e da tradição de Portugal, desde as mãos dos fabricantes locais até aos lares de todo o mundo. Estamos entusiasmados por partilhar esta oportunidade de experienciar a rica história e o design intemporal dos produtos fabricados em Portugal”, refere Catarina Portas, citada no comunicado.

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Gustavo Abreu assume direção de marketing B2B global da Stannah

“Estamos num momento estratégico e cheio de oportunidades para a Stannah. O meu foco será impulsionar a marca nestes 36 mercados, sempre alinhado com os valores que fazem da empresa uma líder no setor”, refere Gustavo Abreu (na foto)

Gustavo Abreu é o novo diretor de marketing B2B global da Stannah, empresa que comercializa elevadores, elevadores de escadas e scooters de mobilidade. Na nova função, o ‘marketer’, que já liderava os mercados internacionais da marca em 32 países, incluindo México e Austrália, passa também a gerir os distribuidores da marca nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda.

“Acredito que estamos num momento estratégico e cheio de oportunidades para a Stannah. O meu foco será impulsionar a marca nestes 36 mercados, sempre alinhado com os valores que fazem da empresa uma líder no setor”, explica o novo responsável pela gestão de marketing dos distribuidores a nível mundial, citado em comunicado de imprensa.

Licenciado em gestão de marketing pela Universidade da Maia e mestre em ‘business economics’ pela Católica Porto Business School, Gustavo Abreu vai desenvolver e implementar estratégias de marketing alinhadas às necessidades dos distribuidores da marca nas geografias sob sua gestão, procurando maximizar o potencial de vendas e consolidar a notoriedade da empresa.

Gustavo Abreu, que entra para a Stannah em 2021, inicia a carreira profissional com um estágio na Sonae Sierra em 2013. Entre 2014 e 2021, integra a equipa da Fruut Snacks, onde desempenha funções nas áreas de vendas e de marketing, inicialmente em Portugal e, depois, a nível global.

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