Reviravolta geracional: Baby boomers estão a moldar o consumo em Portugal
Às portas de uma das maiores transformações sociais, tecnológicas, económicas e políticas do nosso tempo, é cada vez mais comum revermo-nos no futuro e falarmos das gerações mais jovens e […]
Meios & Publicidade
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Às portas de uma das maiores transformações sociais, tecnológicas, económicas e políticas do nosso tempo, é cada vez mais comum revermo-nos no futuro e falarmos das gerações mais jovens e da sua importância. No entanto, é necessário não perder de vista o valor e relevância do presente.
É essencial reconhecer o papel vital desempenhado pela geração dos baby boomers e dos indivíduos com mais de 60 anos, por ser uma faixa etária que se está a tornar numa parte cada vez mais significativa da população, atraindo, por sua vez, implicações profundas no mercado do consumidor e nas estratégias de negócio.
Os números falam por si. Estima-se que, nos próximos anos, Portugal vai ter um aumento significativo na proporção de pessoas com 65 anos ou mais. Este segmento demográfico está a crescer a uma taxa acelerada, passando de uma minoria para uma maioria, e não se trata apenas de quantidade, mas também de qualidade.
Os séniores são hoje diferentes dos das gerações anteriores, com maior acesso à educação, tecnologia e um estilo de vida mais ativo e saudável. Isso resulta em novas dinâmicas sociais, culturais e de consumo. Quando olhamos para o poder de compra, os consumidores mais maduros destacam-se.
A Brandkey, agência de comunicação e marketing, tem como estratégia uma forte valorização e defesa deste segmento demográfico, com a criação de um projeto de consultoria focado nas pessoas com mais de 60 anos, denominado Idade Maior, para demonstrar a importância desta faixa etária e geração, em termos de consumo. Neste contexto, a agência Brandkey organizou uma conferência que serviu para partilhar o projeto e discutir a importância deste segmento.
“Se olharmos para o grupo etário mais velho enquanto consumidor, sabemos também que a população com mais de 50 anos em Portugal foi responsável por 59% de todos os gastos de consumo domésticos em 2020 e este número vai crescer para 69% em 2050. Os consumidores maduros controlam uma parte substancial dos gastos globais de consumo”, explica a Brandkey ao Meios & Publicidade.
Estes números, para os quais se prevê um aumento nos próximos anos, destacam a influência económica deste segmento da população. No entanto, muitas empresas ainda não tiram partido deste segmento, apesar do seu crescente poder de compra e de influência.
O marketing e a comunicação têm mais tendência para se focarem em segmentos mais jovens do que nos baby boomers. Essa desconexão entre as estratégias de marketing e as realidades do mercado do consumidor podem ter consequências significativas para as empresas que falham em reconhecer a importância dos consumidores seniores.
Segundo a Brandkey, uma das razões pelas quais isto acontece é que “a publicidade sempre foi obcecada pela juventude. Uma obsessão refletida na demografia dos trabalhadores das agências de comunicação e marketing, nas quais as pessoas mais velhas representam uma minoria, o que tem, naturalmente, reflexos nas campanhas e estratégias de marca”.
A lealdade de marca é também um aspeto que merece destaque, visto que, os séniores “para além de serem mais, têm maior poder de compra e são muito mais fiéis às marcas. Estudos apontam que esta geração é 30% mais fiel às marcas do que a população mais jovem. Uma vez conquistados, permanecem por muito tempo e com elevado potencial de negócio”, refere ainda a agência.
É essencial que as empresas percebam que, adotar uma abordagem mais inclusiva e diversificada nas suas estratégias de marketing e publicidade, reconhecendo a importância dos consumidores mais velhos e adaptando as suas mensagens de acordo, é uma mais-valia e que ignorar este segmento pode resultar na perda de um dos targets mais importantes no mercado.
Jane Fonda e Paulina Porizkova retomaram as carreiras de modelos após os 60 anos. O mercado para os babyboomers nos Estados Unidos já está maduro. É inevitável que chegue a Portugal.