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Audiências: RTP1 aumenta quota de mercado

O consumo diário de televisão, por indivíduo, continua a registar tendência de quebra, e desce mais uma vez esta semana, cerca de cinco minutos por dia, ficando agora nas 5h15m […]

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Audiências: RTP1 aumenta quota de mercado

O consumo diário de televisão, por indivíduo, continua a registar tendência de quebra, e desce mais uma vez esta semana, cerca de cinco minutos por dia, ficando agora nas 5h15m […]

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O consumo diário de televisão, por indivíduo, continua a registar tendência de quebra, e desce mais uma vez esta semana, cerca de cinco minutos por dia, ficando agora nas 5h15m diárias.

No que respeita ao share semanal, RTP1, Cabo e ‘Outros’ reforçam a quota de audiência, ao contrário do que acontece com SIC e TVI, que apresentam comportamento oposto, com a TVI, no entanto, a manter a liderança da semana. Assim, a RTP1 reforça o seu share e tem agora 11,0% de quota, ao contrário do que se verifica com a SIC, que desce até aos 14,6% de share semanal, e com a TVI, que também desce e tem esta semana 14,9% de quota. Cabo e ‘Outros’ reforçam, com a Cabo a chegar aos 40,3% de quota, e o ‘Outros’ (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos) a atingir os 17,7% de quota semanal.

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Na tabela dos canais mais vistos da cabo, o pódio da semana não tem alterações, continua ocupado por CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias. Nas posições que se seguem encontramos Hollywood, STAR Channel, Globo, TVI Ficção e STAR Movies. Nas duas últimas posições do top 10, há reentradas, dos canais AXN e STAR Life.

O futebol ocupa mais uma vez a primeira posição do ranking de programas da semana, desta vez com a Selecção Nacional, no encontro ‘Futebol – Jogo de Preparação EURO 2024/Portugal X Suécia’, transmitido pela RTP1. Nas restantes posições estão o ‘Jornal da Noite’ da SIC, um dos blocos da estreia da nova edição de ‘Big Brother’, da TVI, o programa de humor da SIC ‘Isto é Gozar com Quem Trabalha’ e mais um bloco do reality show da TVI ‘Big Brother – Os Escolhidos’.

Na tabela dos mais vistos da cabo, o informativo da CMTV ‘Grande Jornal – Noite’ continua a liderar, e esta semana na posição seguinte está um conteúdo da SIC Notícias, o ‘Jornal da Noite’. Nas restantes três posição estão de novo programas da CMTV: ‘Investigação CM/Burla no Jet Set’, ‘Investigação Sábado’ e ‘Jornal 7’, que encerra o top 5.

Análise Data Insights do Havas Media Group

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Açoriano Oriental renova grafismo, secções e opinião

“Como parte da mudança, o novo cabeçalho da primeira página abandona o preto para assumir a cor azul, associada à autonomia dos Açores, e, apenas aos domingos, terá também uma disposição diferente”, avança o Global Media Group, detentor do jornal

O Açoriano Oriental, o mais antigo jornal português, estreia a renovação de grafismo, das colunas de opinião e da organização do jornal, apostando em novas secções para se aproximar dos leitores. A mudança acontece no âmbito do projeto editorial que a nova direção da publicação está a implementar.

“Como parte da mudança, o novo cabeçalho da primeira página abandona o preto para assumir a cor azul, associada à autonomia dos Açores, e, apenas aos domingos, terá também uma disposição diferente, no canto superior esquerdo, enquanto nos restantes dias estará no topo da página”, informa o Global Media Group (GMG), em comunicado de imprensa.

Fundado em 1835, o Açoriano Oriental tem Paula Gouveia como diretora editorial, sendo propriedade da Açormedia, detida em 90% pelo Global Media Group (GMG) e em 10% por António Lourenço de Melo.

“De olhos postos no futuro, e mantendo um olhar atento e crítico sobre o presente da região, do país, da Europa e do mundo, o Açoriano Oriental está comprometido com os seus leitores e empenhado em inovar, salvaguardando a identidade deste diário centenário”, refere o comunicado.

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Vasco Teixeira, administrador do Grupo Porto Editora, cumprimenta Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, após a assinatura do acordo. Fotografia de José Fernandes/Expresso

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Impresa e Porto Editora promovem literacia mediática em cinco mil escolas

Desafiar alunos e professores a explorarem questões como as notícias falsas, a veracidade da informação e o impacto da desinformação é a intenção dos dois grupos empresariais, liderados por Vasco Teixeira, da Porto Editora, e Francisco Pedro Balsemão, da Impresa (na foto). O acordo é válido por três anos

A Impresa, em representação do Expresso e da SIC, assinou um protocolo de colaboração com o Grupo Porto Editora para lançar, através da Escola Virtual, a iniciativa ‘Informar para Aprender’. O acordo, que se prolonga por três anos, arranca a 25 de outubro, com o lançamento do concurso ‘Informar ou Desinformar?’, em cinco mil escolas nacionais, envolvendo um milhão de estudantes.

O projeto, que reflete o compromisso de ambas as instituições com a responsabilidade social e a qualidade educativa, pretende desafiar alunos e professores a explorarem questões como as notícias falsas, a veracidade da informação e o impacto da desinformação.

“Promover a literacia mediática nas escolas, desde o ensino básico até ao secundário, é absolutamente fundamental no tempo em que vivemos. Saber interpretar conteúdos noticiosos e distinguir o que é informação verdadeira do que são as ‘fake news’ é hoje quase tão relevante como saber ler e escrever”, afirma Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa, citado em comunicado de imprensa.

Dirigido a alunos dos três ciclos do ensino básico e estudantes do ensino secundário e do ensino profissional, o concurso prolonga-se até 31 de janeiro de 2025. As inscrições podem ser feitas nos sites da Escola Virtual, do Expresso e da SIC.

“Numa era de crescente desinformação, capacitar os alunos para questionar e verificar a veracidade das informações é uma prioridade para o nosso grupo. Neste contexto dinâmico, contamos com o apoio dos professores, que desempenham um papel essencial ao guiarem os alunos na construção de uma visão crítica e responsável sobre a informação que consomem”, apela Vasco Teixeira, administrador do Grupo Porto Editora, citado no documento.

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Vasco Palmeirim é o novo diretor criativo da Rádio Comercial

O radialista e apresentador de televisão (na foto) passa, aos 45 anos, a integrar a direção da estação onde trabalha como animador desde 2008. A informação acaba de ser divulgada pela Bauer Media Audio Portugal, proprietária da estação

Vasco Palmeirim é o novo diretor criativo da Rádio Comercial, um novo cargo que a Bauer Media Audio Portugal, dona da estação, acaba de criar. Com a promoção, radialista e apresentador de televisão passa, aos 45 anos, a integrar a direção da estação onde trabalha como animador, desde 2008.

Com a promoção, Vasco Palmeirim assume o pelouro da criatividade, tendo a missão de desenvolver novos conteúdos para a emissão da rádio. O locutor terá também a cargo a criação de conteúdo para as redes sociais da Rádio Comercial e para as emissões especiais que a emissora promove com regularidade.

“Este é o passo lógico na carreira do Vasco. Com a experiência e a maturidade que tem, e com o profundo conhecimento do que é o ADN da estação, vem agora acrescentar à sua performance como animador a sua visão e criatividade na criação de conceitos e conteúdos excecionais para toda a estação, para lá do dia a dia”, afirma Pedro Ribeiro, diretor da Rádio Comercial, citado em comunicado de imprensa.

A colaborar com a estação há 17 anos, Vasco Palmeirim mostra-se entusiasmado com o desafio. “Sou uma pessoa que tem muitas ideias. Tenho ideias no duche, no metro e quando ando a pé na rua a ouvir música. Como é que isto vai correr? Não faço ideia. Mas vamos a isto”, refere o radialista, citado no mesmo documento.

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Contratação de jornalistas e distribuição de publicações vão ter incentivos

No incentivo à leitura e apoio aos media regionais e locais, está prevista a duplicação da comparticipação do porte pago, de 40% para 80%, através da alteração do Decreto-Lei n.º 22/2015, até ao final de 2024, implicando um custo de €4,5 milhões

Catarina Nunes

A contratação do primeiro jornalista a trabalhar a tempo inteiro num meio de comunicação e de jornalistas em geral, bem como a retenção de talento nesta área, são algumas das áreas abrangidas com apoio financeiro no eixo dos incentivos ao setor dos media, que conta com um total de 17 medidas, no total das 30 medidas do Plano de Ação para a Comunicação Social, apresentado pelo Governo, a 8 de outubro.

O incentivo à contratação de jornalistas e retenção de talento tem um custo estimado de €6,5 milhões e será executado no primeiro semestre de 2025, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Combater a precariedade laboral e incentivar melhores condições laborais, valorizar os jornalistas e melhorar-lhes a qualidade de vida e promover estabilidade e crescimento sustentado do setor são os objetivos da medida. “Este apoio traduzir-se-á na atribuição, mediante candidatura, de um montante entregue pelo Estado às empresas pela contratação de mais jornalistas com vínculo sem termo, com uma retribuição mínima obrigatória igual ou superior ao nível remuneratório de Nível 6 do Quadro Nacional de Qualificações (1.120€)”, refere o documento apresentado por Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares.

Para a contratação do primeiro jornalista a tempo inteiro num órgão de comunicação social, o Governo tem previsto um orçamento de €2,8 milhões, disponível no primeiro semestre de 2025 e que se traduz numa comparticipação do Estado nos custos de contratação, garantindo uma retribuição mínima obrigatória igual ou superior ao nível remuneratório de Nível 6 do Quadro Nacional de Qualificações (1.120€). Esta medida, que complementa a medida anterior, “visa valorizar os jornalistas, apoiar os OCS e contribuir para a profissionalização do setor, sendo que, naturalmente, impactará em particular os OCS regionais e locais, bem como os novos OCS”, lê-se no documento.

Na área dos órgãos de comunicação regionais e locais, o Governo determina o apoio à distribuição de publicações periódicas para zonas de baixa densidade populacional, para garantir o acesso à aquisição de publicações periódicas a todos os cidadãos e promover a coesão territorial, apoiando a imprensa regional e local. Esta medida, a partir do primeiro trimestre de 2025, tem um custo previsto de €3,5 milhões e o Governo “através das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), promoverá a escolha das empresas que possam garantir a melhor rede de distribuição de publicações periódicas nos municípios afetados, através de concursos públicos lançados no âmbito da cobertura territorial desses órgãos regionais, seguindo a disciplina, o regime e os princípios estabelecidos no Código dos Contratos Públicos”, adianta o Plano de Ação para a Comunicação Social.

Dentro desta linha, o Governo quer garantir ainda a distribuição de publicações periódicas em todos os concelhos do país, tendo em conta que há quatro concelhos (Alcoutim, Freixo de Espada à Cinta, Marvão e Vimioso) que não recebem publicações há mais de um ano e meio. “Até que a operação total esteja garantida por via da realização dos concursos públicos, o Governo decidiu negociar com a VASP (única operadora de distribuição no mercado) a celebração de um protocolo para garantir que todos os concelhos do país têm distribuição”, é avançado no documento.

O protocolo permitirá garantir que os quatro concelhos atualmente a descoberto passem a estar cobertos a partir do mês de novembro e que, até estar assegurada a distribuição (por via de concurso público), nenhum concelho ficará sem distribuição. Este acordo, cujos custos estão ainda em negociação, prevê que o Governo assuma o custo da distribuição das publicações periódicas nos quatro concelhos, até à plena execução da distribuição pelos operadores vencedores dos concursos.

No incentivo à leitura e apoio aos media regionais e locais, está prevista a duplicação da comparticipação do porte pago, de 40% para 80%, através da alteração do Decreto-Lei n.º 22/2015, até ao final de 2024, implicando um custo de €4,5 milhões. “Ouvido o setor, este Executivo considera que o aumento da comparticipação dos custos de expedição das publicações periódicas é crucial para combater a desertificação da informação em várias regiões de baixa densidade populacional, mantendo os preços das assinaturas acessíveis.

Neste âmbito, outra das medidas do Governo prevê a revisão e avaliação do enquadramento legal e sua eficácia, a partir do primeiro semestre de 2025, para simplificar o enquadramento legal, desburocratizar no sentido de facilitar o acesso aos apoios, apoiar com mais efetividade a modernização e a transição digital e avaliar a eficácia dos modelos atuais de incentivos do Estado aos órgãos de comunicação locais e regionais.

Nas rádios locais, com o objetivo de valorizar estes meios, “o Governo quer garantir que as rádios locais são abrangidas pelo regime de transmissão do Direito de Antena em todas as eleições, sendo que atualmente este apenas se cinge às eleições autárquicas. Com esta medida o Executivo visa, também, assegurar a igualdade de oportunidades de comunicação de todas as candidaturas políticas, quer seja nas eleições autárquicas, legislativas, europeias ou presidenciais”, refere o plano apresentado. Para materializar esta medida, que implica um orçamento estimado de €1,5 milhões por eleição, o Governo tenciona avançar com uma alteração legislativa a ser submetida à Assembleia da República e discutida com os Grupos Parlamentares, no quarto trimestre de 2025.

A integração das plataformas digitais nas soluções para o setor, um plano de ação para a segurança dos jornalistas, formações para jornalistas na área digital/inteligência artificial, o Livro Branco sobre inteligência artificial aplicada ao jornalismo, a promoção da modernização tecnológica, a formação empresarial para órgãos de comunicação social regionais e locais, e a publicitação de fundos europeus e de deliberações autárquicas na imprensa regional e local ou em sites de rádios com este perfil são outras das medidas apresentadas no pacote de incentivos ao setor dos media.

 

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Bild recorre a IA para aumentar envolvimento dos leitores

Os artigos são escritos por um jornalista, mas são depois adaptadas às necessidades específicas do leitor, através de IA. “Se mantivermos o diálogo em curso, vemos anúncios mais adaptados ao envolvimento individual do utilizador”, explica Claudius Senst, diretor executivo do Bild

O jornal alemão Bild, detido pela Axel Springer, está a utilizar a inteligência artificial (IA) para criar experiências que aumentam o envolvimento dos leitores com as notícias e integrar publicidade mais personalizada, noticia a WARC.

Grande parte do debate sobre a IA generativa envolve a questão da sua utilização nas redacções e o seu efeito nos jornalistas. Contudo, no último ano, o Bild desenvolveu a sua própria ferramenta de IA, denominada Hey_, que coloca a IA generativa na esfera do leitor.

Os artigos são escritos por um jornalista, mas são depois adaptadas individualmente às necessidades específicas do leitor, através de IA. Um artigo escrito em janeiro, por exemplo, sobre como perder peso, pode integrar a plataforma Hey_, em que os leitores podem interagir com o artigo ao longo do ano, fazendo perguntas de acompanhamento sobre o tema.

“Precisamos de ter utilizadores empenhados, utilizadores que queiram voltar a contactar-nos. E com o Hey_, fornecemos mais uma razão para os nossos utilizadores se juntarem a nós”, argumentou Claudius Senstl diretor executivo do Bild citado no artigo da WARC.

“A interação inicial com o Hey_ desencadeia uma resposta personalizada que ajuda a manter o utilizador envolvido”, explica ainda o responsável, revelando que o tempo passado no ‘site’ do jornal mais do que duplicou, entre os utilizadores que participam numa conversa com a IA.

“Respondemos a mais de 70 milhões de perguntas nos últimos meses e, todos os meses, temos milhões de utilizadores a interagir com o Hey_. Isto tem um impacto significativo no tempo total de envolvimento na nossa página web”, revela Claudius Senst. Em termos de faturação, também é positivo porque o envolvimento pode ser vendido aos anunciantes.

“O que é interessante aqui é que vemos anúncios normais, mas se mantivermos o diálogo em curso, vemos anúncios mais adaptados ao envolvimento individual do utilizador”, explica Claudius Senst, acrescentando que “uma parceria com a Microsoft permite ao Bild apresentar anúncios de texto muito personalizados”.

O diretor executivo do Bild sublinha também a importância da transparência no que diz respeito à IA, referindo que a nova página inicial do Bild tem um aspeto diferente que destaca a nova funcionalidade. “Não queremos enganar ninguém a interagir com o Hey_”, diz o responsável, acrescentando que “consideramos que a confiança é um elemento muito importante no diálogo atual”.

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Serviços da Lusa vão ter descontos para meios de comunicação

O Governo vai promover descontos para serviços de interesse público, que variam entre 50% e 75%, para órgãos de comunicação regionais e locais, e entre 30% e 50%, para órgãos de comunicação nacionais, de acordo com o Plano de Ação para a Comunicação Social

Catarina Nunes

A Lusa vai fazer descontos a órgãos de informação, locais e nacionais, e terá um conselho de supervisão, para garantir a autonomia da agência noticiosa do conselho de administração e a independência da direção de informação, avança o Plano de Ação para a Comunicação Social, apresentado hoje de manhã, no hotel Pestana Palace, em Lisboa.

O plano está dividido em quatro eixos – regulação do setor, serviço público concessionado (que além da Lusa inclui a RTP, que vai deixar de ter publicidade), incentivos ao setor e combate à desinformação e literacia mediática. As decisões do Governo que impactam a Lusa, que tutela a par com a RTP e a comunicação social, enquadram-se no eixo do serviço público concessionado.

Nesta matéria, o documento refere que o Governo vai promover descontos para serviços de interesse público, que variam entre 50% e 75%, para órgãos de comunicação regionais e locais, e entre 30% e 50%, para órgãos de comunicação nacionais, recordando que a Lusa já disponibiliza três serviços gratuitos referentes a temas de identidade de género, desinformação, e cultura.

O documento enquadra a opção pelos descontos em detrimento da oferta referindo que “o direito da concorrência da União Europeia impede a gratuitidade dos serviços da Lusa, sendo que para mercados relevantes é preciso dar condições idênticas. Após também uma auscultação ao setor, o Governo avaliou e concluiu que a cedência de serviços de forma gratuita por parte da Lusa aos OCS levanta questões jurídicas supramencionadas e teria eventualmente um impacto negativo no setor, potenciando, por exemplo, despedimentos nas redações e contribuindo para uma diminuição do pluralismo. Ainda assim, o Governo considera que devem ser criados benefícios que aliviem os OCS nacionais nos custos associados aos serviços atualmente indispensáveis da Lusa para qualquer meio”.

O objetivo é reduzir custos aos órgãos de comunicação social, contribuindo para a melhoria dos seus planos de negócio e/ou para a canalização de fundos para o reforço de redações, bem como melhorar o acesso a pacotes de informação da Lusa, combatendo assimetrias económicas, geográficas, sociais, demográficas, com diversificação temática de interesse público.

A medida entra em vigor a 1 de janeiro de 2025, após a revisão do contrato de serviço público com visto do Tribunal de Contas, e terá um impacto de €2 milhões na redução da receita da Lusa.

Ainda no eixo do serviço público concessionado, o Governo quer uma clarificação da estrutura acionista da agência noticiosa, para assegurar que não é participada por fundos cujos proprietários são desconhecidos, promover a excelência do serviço público, contribuir para um serviço público de informação livre, transparente e de qualidade, reforçar a missão da Lusa de dar cobertura noticiosa ao país inteiro e acelerar a modernização tecnológica da Lusa.

“Esta prioridade foi materializada no passado dia 31 de julho, momento em que o Estado passou a deter 95,86% do capital da Lusa, concretizando, desta forma, o compromisso do Governo com o serviço público de jornalismo. Para garantir que a única agência de notícias portuguesa tenha uma propriedade isenta e sólida, garantindo que continua a exercer as suas funções de forma livre, transparente e independente, o Governo tem ainda a intenção de adquirir o restante capital da Lusa, de acordo com o preço justo por ação e participação acionista”, explica o documento, avançando a previsão da compra do restante capital em 2025, por €200 mil, a somar aos €24,9 milhões já executados em julho.

O Governo avança também com um novo modelo de governação, a partir de 2025, para reforçar a independência da Lusa face ao poder político e a autonomia e estabilidade de gestão (para poder implementar os seus objetivos estratégicos), proteger a liberdade editorial, a clareza, o rigor, a isenção, o pluralismo, e a qualidade do trabalho jornalístico, e monitorizar anualmente o cumprimento das obrigações do contrato de prestação de serviço noticioso e informativo, na sua componente não financeira.

A medida inclui a criação de um conselho de supervisão da agência noticiosa, com uma composição multisetorial na área dos media. A este conselho caberá garantir a autonomia do conselho de administração e a independência da direção de informação. Caber-lhe-á, igualmente, supervisionar a atividade da agência, bem como a sua relação com os principais intervenientes do setor e, ainda, pronunciar-se sobre a nomeação do presidente do conselho de administração (máximo de dois mandatos de três anos cada), através de uma candidatura que deverá ter por base um plano estratégico sistematizado, com identificação de objetivos a atingir.

“Com esta solução, quer-se também que a Lusa passe a estar verdadeiramente inscrita no mercado em que se insere (ligação com associações, sindicatos, entre outras entidades da sociedade civil), passando a ouvi-lo e, não apenas, a gerir o seu desempenho em função da indemnização compensatória. Isto é, que a Lusa passe a ser escrutinada não apenas no que diz respeito aos resultados financeiros, mas também em relação aos serviços que presta”, acrescenta o Plano de Ação para a Comunicação Social.

A modernização em meios humanos e tecnológicos, com um custo estimado de €4 milhões e a execução a iniciar-se em 2025, durante três anos, é outra das medidas para a Lusa inscrita no plano do Governo no eixo do serviço público concessionado. “O Governo pretende dar reconhecimento, visibilidade, investimento e modernidade à Lusa, encarando-a como uma das peças centrais da estratégia para a comunicação social. Para tal, vai modernizar e dotar a agência de meios humanos e tecnológicos, atribuindo-lhe também mais responsabilidades e novos objetivos”.

O documento avança ainda que “a Lusa, no âmbito do serviço público que presta, terá particular atenção em áreas como a cultura, contribuirá para combater a desinformação e para robustecer a literacia mediática e desempenhará um papel fundamental na coesão territorial. Nesse sentido, o Governo vai reabilitar a agência com infraestruturas (estúdios de gravação e auditórios) e aplicações informáticas (alteração de site e redes sociais, do sistema de newsletter e de monitorização de conteúdos) que permitam fazer face a objetivos estratégicos, nomeadamente o combate à desinformação e a evasão de leitores”.

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Governo acaba com publicidade na RTP em 2027

Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, avança que serão “eliminados dois minutos de publicidade por hora, nos próximos dois anos”, até à extinção total, em 2027, quando a publicidade comercial desaparecerá da grelha, em alinhamento “com as boas práticas da BBC e da TVE”. Espaços de promoção de eventos e iniciativas culturais deverão compensar o fim da publicidade

Catarina Nunes

O fim da publicidade comercial nas grelhas da RTP ao longo dos próximos três é uma das medidas mais disruptivas, de um pacote de 30 medidas para o setor dos media, que Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, que tutela a comunicação social, a RTP e a Lusa, acaba de anunciar na abertura da conferência ‘O Futuro dos Media’, no hotel Pestana Palace, em Lisboa.

Pedro Duarte refere que serão “eliminados dois minutos de publicidade por hora, nos próximos dois anos”, até à extinção total, em 2027, quando a publicidade comercial desaparecerá da grelha, em alinhamento “com as boas práticas da BBC e da TVE”. A redução de tempo dedicado à publicidade comercial deverá, no entanto, ser compensada com espaços de promoção de eventos e iniciativas culturais.

A medida, há muito exigida pelos operadores privados, tem como objetivo criar condições para que a RTP, se concentre na prestação de serviço público, sem estar dependente de receitas publicitárias, e diferenciar a oferta proporcionada pela RTP, em alternativa e não em competição, com as restantes ofertas existentes no mercado.

Na prática, o fim da publicidade representa perdas de receitas de cerca de €6 milhões, por ano e nos próximos três anos, com um custo total estimado de €18 milhões, de acordo com os dados avançados no Plano de Ação para a Comunicação Social, apresentado pelo Governo a 8 de outubro.

Outra das medidas para a RTP é, até final de 2024, celebrar um novo Contrato de Concessão de Serviço Público (CCSP), cuja revisão está em atraso desde 2015. “Em articulação com o seu conselho de administração e com os seus trabalhadores, e tendo em conta as considerações do Livro Branco do Serviço Público, impulsionar-se-á o nascimento de uma nova RTP, próxima das necessidades e expectativas dos públicos de hoje e de amanhã”, refere o documento, que avança que irá inovar-se “não apenas nos modelos de oferta dos seus conteúdos e na valorização de soluções inspiradas na RTP Play, mas também nas delegações e centros de produção descentralizados. A RTP deve aproximar-se dos portugueses, com mais conteúdos e protagonistas locais e com ofertas mais direcionadas para os diferentes públicos”, explica o documento.

O plano abrange ainda a reorganização e modernização do grupo de rádio e televisão públicas, já a partir de outubro, que terá um custo máximo de €19,9 milhões e que passa por saídas voluntárias da RTP, com um teto de saída de 250 funcionários. Por cada duas funcionários que saiam será contratado um novo funcionário, com um perfil direcionado para o digital. O documento avança que as indemnizações por saídas voluntárias terão uma “poupança estimada de €7,3 milhões por ano”. Com esta medida é pretendido “proporcionar um contexto de modernização e gestão mais eficiente dos recursos da RTP, assente em tecnologia e em soluções digitais que preparem a RTP para a sua afirmação presente e futura”, lê-se no plano de ação do Governo.

“Compete ao Governo incentivar as melhores práticas de gestão e dar todas as condições para que as estruturas de direção e os colaboradores da RTP as possam aplicar” e “estaremos empenhados nesse processo, designadamente, através de novas sinergias com a Lusa (sem fusão de empresas ou de redações) e de uma maior autonomia na gestão de pessoal (nas contratações e nas saídas pré-reforma voluntárias), na gestão da tesouraria ou na rentabilização de terrenos e instalações não produtivas”, avança o documento. “Tudo isto proporcionará as condições necessárias para a aceleração da implementação do Plano Estratégico 2024-2026 da RTP, designadamente, apostando-se nas soluções e plataformas digitais”, acrescenta.

O combate à desinformação e a criação de uma plataforma de verificação de factos é a quarta e última medida direcionada especificamente para a RTP, que será aplicada imediatamente após a revisão do contrato de serviço público. “Num momento em que o combate à desinformação e às ‘fake news’ é essencial para a democracia, o Governo, tal como se comprometeu através do seu programa, também se une a este esforço, incentivando a criação de uma plataforma de verificação de factos da RTP, que se assuma como parte integrante da sua missão de serviço público”, justifica o Governo, no documento.

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Audiências semanais: TVI mantém liderança, mas canais em aberto caem

Na semana de 30 de setembro a 6 de outubro, a RTP1 desce ligeiramente e conta agora com 10,2% de quota, a SIC também desce, ficando nos 13,9%, e a TVI segue a mesma tendência e regista uma descida, atingindo os 14,9%

O consumo global de televisão continua a observar uma tendência de crescimento, e regista esta semana uma subida de cerca de seis minutos por dia, face à semana passada, ficando agora nas cinco horas e 31 minutos diárias.

Nas variações de quota de audiência por canal, o cabo e ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘time shift’, ‘streaming’ e vídeo/jogos) são os canais que reforçam o seu ‘share’ de audiência esta semana, com todos os canais FTA comerciais (RTP1, SIC e TVI) a registarem o comportamento inverso e a terem quebra no ‘share’ semanal.

A RTP1 desce de forma ligeira até aos 10,2% de quota, a SIC também decresce e tem agora 13,9%, e a TVI segue o mesmo comportamento, com, esta semana, 14,9% de ‘share’ semanal. A televisão por cabo e ‘outros’ reforçam, com o cabo a chegar aos 42,1% de quota, e ‘outros’ a subir uma décima e a atingir os 17,6% de quota semanal.

No ranking dos canais mais vistos na televisão por cabo, a SIC Notícias está de volta ao terceiro lugar do pódio, segue-se à CMTV e à CNN Portugal, que continuam a ocupar os dois primeiros lugares da tabela.

Nas posições que se seguem estão o Star Channel, Star Movies, Hollywood, SIC Mulher, TVI Reality e Globo. Na posição restante está o Star Life, de regresso esta semana à tabela dos mais vistos do cabo.

O primeiro lugar da tabela da programação global continua a ser ocupado por um dos programas diários do reality show da TVI, ‘Secret Story – Especial’. Nas posições que se seguem estão mais um programa de ‘Secret Story’ e um episódio da novela ‘Cacau’, também da TVI, seguidos pelo concurso da RTP1 ‘O Preço Certo’. A fechar a tabela, encontra-se mais um conteúdo da TVI, ‘Secret Story – As Decisões’.

O programa ‘Notícias CM’, da CMTV, ocupa o primeiro lugar do ranking da programação da oferta no cabo da semana, ao qual se seguem os desportivos ‘Golos: Segunda Parte/Benfica X At. Madrid’ e ‘Golos: Primeira Parte/Benfica At. Madrid’. Nas restantes duas posições estão o ‘Grande Jornal – Noite’ e ainda ‘Liga d’Ouro/Champions’, tudo programas da CMTV.

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O que pode ler na edição 966 do M&P

A queda das marcas que designam categorias de produto, como Tupperware e Kispo, e as razões da saída de Manuel Maltez do grupo WPP são alguns dos temas. Pedro Filipe-Santos (Snack Content Portugal) e Marco Pacheco (BBDO) são dois dos colunistas

Na edição 966 do M&P, um dos temas é a falência da Tupperware, a propósito de marcas que ganharam notoriedade por darem o nome a categorias de produtos, mas que perderam relevância por não terem conseguido fazer face à concorrência e à evolução das tendências de consumo. Google, ChatGPT e Uber são algumas das novas marcas-categoria.

Em entrevista em exclusivo ao M&P, Manuel Maltez aponta as razões da saída da liderança do grupo WPP em Portugal. O legado que deixa e o desafio da IA, que entrega ao sucessor, Francisco Teixeira, também CEO do GroupM, são outros dos temas abordados.

Na rubrica Como é Que Não Me Lembrei Disto?, dedicada à criatividade, João Silva, estratega criativo da White Way, aponta a campanha de sensibilização para os doentes de alzheimer, da Tiempo BBDO/Madrid, como aquela que gostaria de ter feito.

Na coluna Silicon Valley, Pedro Filipe-Santos, codiretor executivo e sócio da Snack Content Portugal, argumenta que os vídeos na vertical, que proliferam nas redes sociais e nos múpis, não são apenas uma questão de formato. São uma mudança na forma como vemos o mundo digital.

O marketing de influência em Portugal está a moldar-se às mudanças no panorama digital e nas expectativas dos consumidores. O impacto de megainfluenciadores, como Cristiano Ronaldo, e o crescimento dos micro e nano influenciadores são outros dos desafios.

Na rubrica O Que é Nacional, dedicada a marcas portuguesas, a Gallo revela a mais recente aposta no segmento de conservas em azeite e a estratégia de marketing nos mercados internacionais.

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Leitores de jornais tencionam continuar a ler em papel

Estudo Bareme Imprensa da Marktest indica que os portugueses atribuem uma nota média de 7,6 à relevância da imprensa em papel, numa escala de zero a dez. A maioria (78,6%) costuma ler jornais e revistas em papel em casa. Cafés, restaurantes, cabeleireiros ou clínicas (35%) são a segunda opção

Em uma escala de zero (nada relevante) a dez (muitíssimo relevante), os portugueses atribuem uma nota média de 7,6 à relevância da imprensa em papel, de acordo com os dados da edição deste ano do Bareme Imprensa da Marktest, que analisa as audiências de imprensa em Portugal Continental. A análise, elaborada com base em dez mil entrevistas a cidadãos com mais de 15 anos e residentes no território continental, revela que o valor médio é ligeiramente mais alto nos jornais (7,8) do que nas revistas (7,6) e alcança o pico de relevância nos jornais diários e semanários de informação generalista (8).

Face à relevância que os leitores de jornais atribuem às edições impressas, não é surpreendente que, quando questionados sobre a intenção de continuarem a ler edições em papel no futuro próximo, os inquiridos tenham colocado essa intenção num patamar de 4,2 numa escala de zero a cinco.

O estudo procurou também perceber quais os locais onde os portugueses habitualmente leem as edições impressas dos jornais, tendo confirmado que a casa dos inquiridos (com uma média de 78,6%, no total de jornais e revistas) continua a liderar de forma destacada. Nas posições seguintes, os locais mais referidos são espaços públicos como cafés, restaurantes, cabeleireiros ou clínicas (35%) e o local de trabalho (11,7%).

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