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Audiências: RTP1 aumenta quota de mercado

O consumo diário de televisão, por indivíduo, continua a registar tendência de quebra, e desce mais uma vez esta semana, cerca de cinco minutos por dia, ficando agora nas 5h15m […]

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O consumo diário de televisão, por indivíduo, continua a registar tendência de quebra, e desce mais uma vez esta semana, cerca de cinco minutos por dia, ficando agora nas 5h15m […]

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O consumo diário de televisão, por indivíduo, continua a registar tendência de quebra, e desce mais uma vez esta semana, cerca de cinco minutos por dia, ficando agora nas 5h15m diárias.

No que respeita ao share semanal, RTP1, Cabo e ‘Outros’ reforçam a quota de audiência, ao contrário do que acontece com SIC e TVI, que apresentam comportamento oposto, com a TVI, no entanto, a manter a liderança da semana. Assim, a RTP1 reforça o seu share e tem agora 11,0% de quota, ao contrário do que se verifica com a SIC, que desce até aos 14,6% de share semanal, e com a TVI, que também desce e tem esta semana 14,9% de quota. Cabo e ‘Outros’ reforçam, com a Cabo a chegar aos 40,3% de quota, e o ‘Outros’ (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos) a atingir os 17,7% de quota semanal.

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Na tabela dos canais mais vistos da cabo, o pódio da semana não tem alterações, continua ocupado por CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias. Nas posições que se seguem encontramos Hollywood, STAR Channel, Globo, TVI Ficção e STAR Movies. Nas duas últimas posições do top 10, há reentradas, dos canais AXN e STAR Life.

O futebol ocupa mais uma vez a primeira posição do ranking de programas da semana, desta vez com a Selecção Nacional, no encontro ‘Futebol – Jogo de Preparação EURO 2024/Portugal X Suécia’, transmitido pela RTP1. Nas restantes posições estão o ‘Jornal da Noite’ da SIC, um dos blocos da estreia da nova edição de ‘Big Brother’, da TVI, o programa de humor da SIC ‘Isto é Gozar com Quem Trabalha’ e mais um bloco do reality show da TVI ‘Big Brother – Os Escolhidos’.

Na tabela dos mais vistos da cabo, o informativo da CMTV ‘Grande Jornal – Noite’ continua a liderar, e esta semana na posição seguinte está um conteúdo da SIC Notícias, o ‘Jornal da Noite’. Nas restantes três posição estão de novo programas da CMTV: ‘Investigação CM/Burla no Jet Set’, ‘Investigação Sábado’ e ‘Jornal 7’, que encerra o top 5.

Análise Data Insights do Havas Media Group

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Meta vai vender espaço publicitário a agências de meios para posterior revenda

“É provável que a aposta da Meta neste setor esteja relacionada com as perspetivas económicas nos Estados Unidos, que se agravam, com o objetivo de assegurar um fluxo de receitas constante”, argumenta Karsten Weide, diretor da W Media Research, citado no Digiday

A Meta está a entrar no setor controverso de ‘principal-based buying’, a compra de espaços publicitários por uma agência de meios para posterior revenda a clientes a preços superiores, noticia o Digiday.

A empresa liderada por Mark Zuckerberg está em negociações com as ‘holdings’ de agências de meios sobre uma solução em que as agências compram o inventário publicitário da Meta para posterior revenda aos clientes a um preço mais elevado, segundo executivos publicitários, citados no Digiday.

À primeira vista, a iniciativa parece pouco habitual, visto que a Meta há muito que não depende das ‘holdings’ para lucrar com a publicidade. Neste caso, segundo o DigiDay, não se trata de dependência, é uma questão de vantagem. “Eles [Meta] estão a apresentar esta solução às maiores ‘holdings’ de agências”, revela um dos executivos, sob anonimato.

Para Brian Leder, fundador da agência norte-americana de meios Ramp97, a entrada da Meta nesta área tem um objetivo claro: “a Meta quer proteger uma parte crescente das receitas publicitárias e garantir que as grandes marcas continuam a fazer investimentos significativos em todas as plataformas, ao mesmo tempo que aproveitam as agências, que agora atuam como uma equipa de vendas alargada, para impulsionar os gastos publicitários nas plataformas da empresa”, declara, citado no Digiday.

Karsten Weide, diretor da empresa de estudos de mercado W Media Research, salienta, por seu lado, que é provável que a aposta da Meta neste setor esteja relacionada com as perspectivas económicas nos Estados Unidos, que se agravam, com o objetivo de assegurar um fluxo de receitas constante. “Temos de esperar uma recessão económica em 2026 devido à introdução das tarifas”, antecipa.

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AutoSport e AutoMais vendidos a José Caetano

Os títulos da MMG Media, de Pedro Corrêa Mendes, passam para as mãos da editora do diretor do E-Auto. O regresso do AutoSport ao formato em papel, ainda este ano, e a conquista de leitores lusófonos são alguns dos objetivos

Catarina Nunes

Os títulos AutoSport e AutoMais, detidos pela MMG Media de Pedro Corrêa Mendes, passam a partir de 1 de abril a ser controlados pela JC Edições e Publicações, propriedade de José Caetano, diretor do E-Auto, por um montante não divulgado.

A notícia é avançada por email ao M&P por José Caetano, que refere que “esta terça-feira, 1 de abril, o AutoSport, título que tem quase 50 anos de histórias, inicia uma etapa, concretizada a mudança de controlo editorial e comercial da MMG Media Unipessoal Lda, de Pedro Corrêa Mendes, para a JC Edições e Publicações Unipessoal Lda, de José Caetano, que partilha o comando do projeto novo com Nuno Mousinho Esteves”.

José Caetano e Nuno Mousinho Esteves assumem igualmente a liderança do título AutoMais, até agora também detido pela MMG Media, que acompanha a mudança de mãos do AutoSport. “Esta operação não impacta o funcionamento do E-Auto, pelo contrário, reforça-o, com o potencial de partilhas de conteúdos e sinergias agora à disposição da equipa nova, que mantém a sua atividade normal. As equipas redatoriais, no imediato, mantêm-se, mas o objetivo é reforçá-las rapidamente”, explica José Caetano.

Juntos, “José Caetano e Nuno Mousinho Esteves assumem o desafio de honrar o legado de uma marca tão prestigiada, com uma ambição clara: fazer regressar o AutoSport ao formato em papel ainda este ano, enquanto consolidam e expandem a presença do título no espaço digital, não só em Portugal, mas também junto de todos os apaixonados por motores no universo lusófono, incluindo Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor-Leste e comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo”, refere o novo proprietário do AutoSport e do AutoMais.

José Caetano tem 30 anos de carreira no jornalismo, que inicia no Correio da Manhã, em 1994, tendo passado pelo jornal desportivo A Bola, onde assume o cargo de chefe de redação, e pela revista Auto Foco, que dirige durante 12 anos. Mais recentemente, cria a editora JC Edições e Publicações Unipessoal Lda e inicia o projeto E-Auto, disponível em formato de revista mensal e na internet.

Nuno Mousinho Esteves, por seu lado, é especialista em marketing desportivo e encontra-se ligado aos desportos motorizados desde 1989, com um percurso como piloto em Fórmulas, Turismos e GT, além de uma carreira internacional em algumas áreas do desporto e da comunicação.

Fundado em 1977 por José Vieira, originalmente em papel e no formato de jornal, o AutoSport é um dos títulos mais emblemáticos do desporto motorizado e do setor automóvel em Portugal. Atualmente, funciona no formato online no site autosport.pt, acompanhando a atualidade dos desportos motorizados nacionais e internacionais, e do setor automóvel.

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Audiências semanais: TVI está de regresso à liderança

Na semana de 24 a 30 de março, o consumo global de televisão decresce e regista o valor mais baixo do ano, até agora, caindo cerca de trinta e um minutos por dia, para cinco horas e 14 minutos

Na semana passada, o consumo global de televisão decresce de forma significativa e regista o valor mais baixo do ano, até agora, caindo cerca de trinta e um minutos por dia, e ficando agora pelas cinco horas e 14 minutos diárias.

A TVI está de regresso à liderança da semana, sendo um dos canais que reforça o ‘share’, tal como acontece com a SIC, os canais por cabo e o ‘outros’; a RTP1 é o único canal em quebra esta semana. Assim, a RTP1 desce até aos 11,1% de quota semanal, ao contrário do que se verifica com a SIC, que reforça ligeiramente a quota e tem agora 14,5% de ‘share’ semanal, e com a TVI, que também cresce e tem agora 14,9% de quota de audiência.

A oferta no cabo e o ‘outros’ reforçam ambos, com a televisão por cabo a chegar aos 39,8% de ‘share’, e o ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘time shift’, ‘streaming’ e vídeo/jogos) a atingir 18,7% de quota semanal.

Na listagem dos mais vistos mais vistos no cabo, o pódio mais uma vez não tem alteração de ocupantes, continuando a ser composto pela CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias, e nas posições que se seguem até ao sexto lugar também não há mudança de posições: Star Channel, Globo, Hollywood mantém os mesmos lugares na tabela.

Ao longo do restante top 10 da semana há algumas trocas de lugares, mas mais uma vez não há entrada de novos canais na tabela, e encontramos assim nas posições que restam os canais Star Movies, SIC Mulher, News Now e Star Life.

Esta semana, o programa de humor da SIC, de Ricardo Araújo Pereira e equipa, ‘Isto é Gozar Com Quem Trabalha’, está de volta ao primeiro lugar do ranking da programação global, onde é seguido pelo concurso da RTP1 ‘O Preço Certo (R)’ e por ‘Isto é Gozar Com Quem Trabalha – A Entrevista/Jorge Pinto’, da SIC.

Nas posições restantes estão os informativos ‘Jornal da Noite’, da SIC, e ‘Telejornal’, da RTP1. O Campeonato está de volta depois da pausa para jogos das seleções, e o programa desportivo da CMTV ‘Duelo Final/Estrela Amadora X Sporting’ está também de regresso ao topo da tabela, onde é seguido por ‘Golos: Segunda Parte/Estrela Amadora X Sporting’ e ‘Golos: Primeira Parte/Gil Vicente X Benfica’. Nas posições que se seguem encontram-se o ‘Grande Jornal – Noite’ e ainda o ‘Investigação CM/Esquecido’, tudo conteúdos da CMTV.

 

by Data Insights, Havas Media Network

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Lusa fecha 2024 com lucro de €2,05 milhões

O EBITDA foi de €3,2 milhões de euros em 2024, o que corresponde a um crescimento de €2,5 milhões face ao período homólogo. Eleição dos membros dos órgãos sociais para o triénio 2025-2027 foi adiada

A Lusa lucrou €2,05 milhões em 2024. O valor foi avançado na assembleia geral de acionistas que, a 28 de março, aprovou as contas da agência noticiosa. Segundo a Lusa, o resultado líquido positivo corresponde a “uma evolução favorável de €2,3 milhões, resultando, sobretudo, do registo do montante de €2,2 milhões (incluindo juros moratórios) referente ao processo judicial de Macau e Timor, relativo à titularidade de créditos”.

Se o valor extraordinário não tivesse sido considerado, “o resultado líquido do exercício seria, também positivo, de cerca de €190 mil euros”, uma vez que o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) totalizou €3,2 milhões, registando um crescimento de €2,5 milhões de euros face ao período homólogo. “Seria de cerca de €949 mil sem o registo da verba referente ao processo acima mencionado”, esclarece a Lusa.

Além do relatório de gestão de 2024, também foi aprovado o plano de atividades e orçamento da agência para 2025, um dos oito pontos que constavam da ordem de trabalhos. A eleição dos membros dos órgãos sociais para o mandato do triénio 2025-2027 acabou, contudo, por ser adiada.

Enquanto acionista com 97,25%, o Estado propôs a realização de uma nova assembleia geral ou deliberação unânime por escrito para a deliberação sobre os três últimos pontos, por considerar não haverem condições para o fazer na ocasião.

A assembleia geral da Notícias de Portugal (NP), que detém 2,72%, também suspendeu o ponto sobre a apreciação da venda das ações que detém na agência de notícias portuguesa para 22 de abril, avançou à Lusa fonte ligada ao processo.

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Fundação Francisco Manuel dos Santos debate crise na comunicação social

O objetivo da conferência é “apontar erros aos modelos de negócio, à transição digital, às administrações e às direções, aos próprios jornalistas ou, tão-só, às mudanças de hábitos de consumo”

Para debater a crise da comunicação social, a Fundação Francisco Manuel dos Santos e o Âmbito Cultural do El Corte Inglés organizam a conferência ‘Jornais: Só Lhes Resta a Última Página?’ (Ciclo Praça da Fundação), marcada para 2 de abril, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Portugal, só neste século, já perdeu cerca de 2000 jornalistas. O futuro dos jornais diários impressos é incerto e o objetivo da conferência é “apontar erros aos modelos de negócio, à transição digital, às administrações e às direções, aos próprios jornalistas ou, tão-só, às mudanças de hábitos de consumo”, refere o comunicado de imprensa.

Para radiografar as transformações que se viveram nas últimas décadas nas redações dos jornais, o debate conta com a participação de Rui Frias, autor do retrato O Jornal, Filipe Alves, diretor do Diário de Notícias, e Dora Santos Silva, professora de ciências da comunicação na Universidade Nova de Lisboa, com a moderação de Filipa Melo, jornalista e escritora.

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Investimento publicitário global vai perder €18,3 mil milhões

Estudo do WARC aponta para uma redução de 0,9 pontos percentuais em 2025 e de 0,7 em 2026, face a 2024. Com a televisão linear e os media impressos em queda, cresce o investimento em motores de busca, redes sociais e ‘retail media’

O investimento publicitário global vai diminuir 20 mil milhões de dólares (€18,3 mil milhões) em 2025 e 2026, para os 1,15 triliões de dólares (€1,07 biliões). A redução equivale a uma queda de 0,9 pontos percentuais em 2025 e de 0,7 em 2026, face a 2024, avança o estudo ‘WARC Global Ad Spend Outlook 2025/26′, do World Advertising Research Center (WARC), com base no primeiro trimestre de 2025.

De acordo com o relatório, a contração é motivada pelo risco de estagflação prolongada e pela possibilidade de uma recessão alargada, que está a crescer nas principais economias mundiais, a que se somam as novas tarifas comerciais, que deverão vigorar em alguns países a partir do segundo semestre de 2025.

“O mercado publicitário global enfrenta uma incerteza crescente, uma vez que as tarifas comerciais, a estagnação económica e uma regulamentação mais rigorosa afetam setores importantes, o que nos leva a cortar as perspectivas de crescimento em 20 mil milhões de dólares nos próximos dois anos. Os fabricantes de automóveis, os retalhistas e as marcas de tecnologia estão a controlar os gastos com publicidade para fazer face ao aumento dos custos de produção e das crescentes pressões na cadeia de abastecimento”, sublinha James McDonald, diretor de dados, conhecimento e previsões do WARC, citado em comunicado de imprensa.

Além de informações económicas compiladas para o estudo, a análise recorre a indicadores da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), que aponta para tarifas comerciais universais de 10% e para cortes de 0,5 pontos percentuais do produto interno bruto (PIB) nas principais economias globais ao longo de três anos, para além de um aumento médio de 0,4 pontos percentuais nas taxas de inflação.

“Os impactos da fragmentação comercial começarão a fazer-se sentir no mercado publicitário a partir do segundo semestre deste ano, antes de se tornarem mais pronunciados durante o primeiro semestre de 2026”, vaticina o WARC. Segundo estudo, o investimento publicitário em motores de busca cresce 8% e nas redes sociais aumenta 12,1%, face a 2024.

“Apesar da crescente volatilidade, a publicidade digital continua forte, liderada por três empresas – Alphabet, Amazon e Meta – que ameaçam controlar mais de metade do mercado já em 2029. O escrutínio regulatório e a incerteza em torno do futuro do TikTok nos Estados Unidos agravam ainda mais os riscos para o crescimento. No entanto, os anunciantes devem ser ágeis para tomar a iniciativa neste cenário em mudança”, recomenda o relatório.

Estados Unidos e China desaceleram

O WARC estima que as empresas que detêm redes sociais gerem 286,2 mil milhões de dólares (€2656,9) em receitas publicitárias este ano, o equivalente a um quarto (24,8%) do investimento global com publicidade, com a faturação do TikTok a crescer 23,6%, a do Instagram 17% e o Facebook 8,6%.

Em contraciclo com a televisão e os media impressos, com quebras médias a rondar os 5%, o ‘retail media’ cresce 15,5% em 2025, para os 178,7 mil milhões de dólares (€1658,9 mil milhões).

Segundo o relatório, o investimento publicitário dos Estados Unidos regista um aumento de 5,7% face a 2024, inferior aos 13,1% registados o ano passado, em comparação com 2023. O mercado publicitário chinês, que continua a enfrentar dificuldades devido à redução da procura interna, deverá abrandar para 5,3% este ano, crescendo apenas 3,5% em 2026. No Reino Unido, valoriza 7,1%. Na Alemanha, em contrapartida, recua 2,1%.

“O panorama é pouco animador para o Japão, onde os gastos com publicidade deverão cair 2%, para 40 mil milhões de dólares (€37,1 mil milhões) este ano, o que corresponde a uma quebra de 3,9%. O mercado deverá crescer 3,3% este ano, quando medido em moeda local, demonstrando a força atual do dólar face ao iene. A OCDE baixou as previsões de crescimento para a economia japonesa em 0,4 pontos percentuais este ano e no próximo, com probabilidade de estagnação económica em 2026”, salienta o WARC.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Fotógrafa portuguesa entre os vencedores do World Press Photo

Maria Abranches, que colabora com o Público, o The Guardian e a Reuters, vence com o projeto ‘Maria’, que o júri considera “comovente e profundamente complexo”. A Fotografia do Ano é anunciada em Abril

A fotógrafa portuguesa Maria Abranches está entre os 42 vencedores regionais do World Press Photo, hoje anunciados, o que a situa como finalista para A Fotografia do Ano, a anunciar no próximo dia 17 de abril.

Maria Abranches conquistou o prémio na categoria Histórias, na região Europa, com a reportagem ‘Maria’, sobre a empregada doméstica e cuidadora Ana Maria Jeremias, “traficada de Angola para Portugal aos nove anos, sob falsas promessas de educação”, como indica a apresentação do projeto no site do World Press Photo.

 A fotógrafa freelancer, formada em Arquitetura, opta mais tarde por fazer o curso da Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual), o que a leva a um estágio em fotojornalismo no jornal Público. Atualmente, colabora com a agência Reuters, o jornal britânico ‘The Guardian’ e a Fundação Calouste Gulbenkian.

O World Press Photo é o maior concurso de fotojornalismo do mundo, premiando anualmente dezenas de fotojornalistas em várias categorias. No total, foram agora distinguidos 42 trabalhos, escolhidos a partir de quase 60 mil candidaturas feitas por 3778 fotógrafos de 171 países. A entrega dos prémios acontece no dia 17 de abril, data em que será anunciada a Fotografia do Ano.

 

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OMG e Publicis Media são as que conquistam e retêm mais contas

O Omnicom Media Group é a ‘holding’ de agências de meios que lidera a classificação, com 7,7 mil milhões de dólares (€7,1 mil milhões) em valor total de novas contas e retenções, em 2024, segundo o ‘Global New Business Barometer’ da COMvergence

O Omnicom Media Group (OMG) e a Publicis Media lideram o número de retenções e novas contas de media a nível mundial em 2024, segundo o ‘Global New Business Barometer’ da COMvergence, empresa de pesquisa de mercado especializada em meios e publicidade.

A análise, que abrange um total de 3,900 contas em 48 países no valor de 39 mil milhões de dólares (€36,1 mil milhões), revela que o OMG e a Publicis Media representam, coletivamente, quase um terço do total das contas revistas.

O OMG é o grupo de agências de meios que lidera a classificação, com 7,7 mil milhões de dólares (€7,1 mil milhões) em valor total de novas contas e retenções, impulsionado por conquistas como a conta da Amazon, no valor de 1,2 mil milhões de dólares (€1,1 mil milhões), e da Gap, no valor de 600 milhões de dólares (€555 milhões), nos Estados Unidos, bem como por 4 mil milhões de dólares (€3,7 mil milhões) em contas retidas.

Mais de metade destes 4 mil milhões de dólares provêm da retenção da Volkswagen, que é valorizada em 2,6 mil milhões de dólares (€2,4 mil milhões) e retida pela PHD, que lidera a classificação das agências de meios no que se refere ao total de contas conquistadas e retidas analisadas no relatório.

É na retenção que o Omnicom se destaca. A taxa média de retenção das agências incluídas no relatório da COMvergence é de 32%. A taxa de retenção do OMG é de 74%, a mais elevada entre as ‘holdings’ de agências de meios.

A Publicis Media, por seu lado, fica na segunda posição, com quase 6,5 mil milhões de dólares (€6 mil milhões) em novas contas e retenções, enquanto o GroupM, do WPP, fecha o pódio, com cerca de 4,5 mil milhões de dólares (€4,1 mil milhões), graças à retenção da conta mundial da Unilever e à conquista da Johnson & Johnson.

Ranking de novas contas

No que diz respeito à conquista de novas contas, excluindo retenções, a Publicis Media lidera a classificação das ‘holdings’ ao registar 5,8 milhões de dólares (€5,3 mil milhões) apenas em valor de novas contas. As principais contas conquistadas pela Publicis Media incluem a Hershey nos Estados Unidos, a Yum Brands e a Nestlé na China, bem como as contas mundiais da Spotify e da Lego.

No que se refere a agências de meios, a Starcom e a Zenith, da Publicis Media, lideram, seguidas pela OMD do OMG, pela Spark Foundry da Publicis Media e pela iProspect da Dentsu. O GroupM e a IPG Mediabrands, incluindo as suas agências, não figuram entre os principais classificados do ranking de novas contas.

A Dentsu, por sua vez, demonstra um bom desempenho em termos de novas contas conquistadas, ocupando a terceira posição a nível mundial e nos Estados Unidos, impulsionada pela obtenção de 23 novas contas, incluindo a Ferrero, avaliada em 200 milhões de dólares (€185,4 milhões), a IKEA, valorizada em 160 milhões de dólares (€148,3 milhões), e o eBay, com um valor de 145 milhões de dólares (€134,4 milhões).

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DMIX Collective sonoriza séries para a RTP, SIC e TVI

“Queremos que este espaço seja um hub de ideias e projetos audiovisuais”, diz Elvis Veiguinha (na foto), CEO da DMIX Collective, responsável pela pós-produção de som em séries para todos os canais de televisão generalista

A DMIX Collective, responsável pela pós-produção de som das séries ‘Faro’ (RTP), ‘Azul’ (OPTO/SIC) e ‘Mulheres às Armas!’ (TVI) inaugura o novo complexo de 500m2, em Marvila, com o objetivo a curto-médio prazo de atrair projetos internacionais.

O ‘hub’ criativo foi renovado e dispõe, agora, de quatro salas de produção e mistura de som para publicidade, cinema e televisão, três salas de edição de imagem, uma sala de correção de cor, uma sala de gravação de podcasts e um ‘lounge’ para eventos até 40 pessoas, entre outras valências.

“Queremos que este espaço seja um verdadeiro hub de ideias e projetos audiovisuais, que acolha as nossas equipas, mas que esteja de portas abertas para receber os nossos clientes com conforto e privacidade, possibilitando visionamentos e fóruns de discussão”, refere Elvis Veiguinha, CEO da DMIX Collective, citado em comunicado de imprensa.

A DMIX Collective resulta da união de esforços entre a Digital Mix Música e Imagem com a Walla Collective, tendo uma experiência de cerca de 20 anos no audiovisual nacional. No portefólio conta com trabalhos para todos os canais de televisão generalista, bem como para os ‘players’ mais relevantes do cabo, a par de dezenas de campanhas de publicidade e títulos de cinema.

“O nosso foco a curto-médio prazo é atrair projetos internacionais. Verificamos que há cada vez mais produções e coproduções estrangeiras a serem filmadas em território português, mas sem que a pós-produção seja assegurada por equipas nacionais. Queremos mudar isso. Queremos que vejam a DMIX Collective como o parceiro certo para finalizar os projetos”, realça Elvis Veiguinha, ‘sound mixer’ e professor universitário.

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Google diz que notícias não agregam valor ao negócio publicitário

Depois de ter removido as notícias dos resultados de 1% dos utilizadores do motor de busca em oito países europeus durante dois meses, numa experiência inédita, a Google conclui que investimento publicitário não se alterou

A Google diz que as notícias não agregam valor ao negócio publicitário associado às pesquisas. A empresa chega a essa conclusão depois de ter levado a cabo uma experiência inédita em Espanha, Itália, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Grécia, Países Baixos e Polónia, durante cerca de dois meses e meio.

Entre os dias 14 de novembro de 2024 e 31 de janeiro de 2025, a Google removeu as notícias dos resultados de 1% dos utilizadores do motor de busca nos oito países europeus, naquela que foi uma experiência inédita, tendo concluído que investimento publicitário não se alterou durante esse período, embora o número de utilizadores diários tenha caído 0,8%.

“O estudo mostrou que, quando removemos este tipo de conteúdos, não houve qualquer alteração na receita de anúncios de pesquisa, apenas uma queda inferior a 1% na utilização, o que indica as perdas de utilização verificadas prendem-se com consultas que geram receitas mínimas ou até mesmo nenhumas. Além disso, o estudo descobriu que a receita combinada de anúncios em todas as propriedades do Google, incluindo a nossa rede de anúncios, também se manteve estável”, informa a empresa em comunicado de imprensa.

Para além de procurar perceber se os utilizadores continuariam a aceder ao Google caso não encontrassem notícias, a experiência procurou medir o impacto publicitário da remoção e avaliar o peso desses conteúdos nos resultados das buscas. “Durante as negociações para cumprirmos a diretiva da União Europeia sobre direitos de autor e direitos conexos no mercado único digital, assistimos a uma série de relatórios imprecisos que sobrestimam muito o valor do conteúdo noticioso para a Google”, justifica a empresa.

Google testa novas funcionalidades em Portugal

O estudo, divulgado numa altura em a Google testa novas funcionalidades de pesquisa em vários países, incluindo Portugal, apurou que as utilizações do motor de busca vão muito além da procura de notícias. “É usado para encontrar floristas, para obter a previsão do tempo ou para reservar um voo. As pessoas recorrem ao Google por motivos diferentes e para muitas outras tarefas, mesmo quando se revela menos útil em termos de notícias”, assegura a companhia tecnológica.

Aprovada em 2019, a diretiva da União Europeia sobre direitos de autor e direitos conexos no mercado único digital exige que os agregadores de notícias paguem às empresas de comunicação social e às publicações a divulgação de fragmentos de notícias que vão além de palavras individuais ou excertos breves. A exigência levou a Google a investir no programa Extended News Previews (ENP), que está na origem dos acordos assinados com 4.400 títulos em 24 países da União Europeia.

Para atrair a geração Z, menos adepta do consumo regular de notícias, a empresa está a testar duas novas funcionalidades: A AI Overview e a AI Mode, em fase de testes preliminares, segundo o Expresso, recorrem a resumos gerados por inteligência artificial (IA) que combinam informações de várias fontes e publicações digitais. A data de lançamento em Portugal ainda não foi divulgada.

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