Google e Amazon sob pressão por veicularem publicidade em sites com conteúdos ilegais
A Amazon e a Google terão emitido, em março, reembolsos pela colocação de anúncios nos sites imgbb.com e ibb.co, denunciados por alojarem conteúdos de abuso sexual de crianças, na sequência de um relatório da Adalytics

Daniel Monteiro Rahman
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A Google e a Amazon concedem um reembolso aos anunciantes, em resposta a um relatório da Adalytics sobre anúncios colocados em sites ligados à criminalidade sexual de crianças, noticia a Ad Age. O relatório, coordenado por uma investigação levada a cabo por dois senadores dos Estados Unidos, resulta na intenção de se criarem novas normas de segurança e maior transparência sobre a difusão de anúncios digitais.
A Amazon e a Google terão emitido, no início de março, reembolsos pela colocação de anúncios nos sites imgbb.com e ibb.co, denunciados por alojarem conteúdos ilegais, segundo fontes próximas do assunto citadas na Ad Age. Os montantes devolvidos rondam cerca de 100 dólares (€92,4) por parte da Amazon e menos ainda por parte da Google, segundo a Ad Age.
Um porta-voz da Amazon Ads confirma que a empresa reembolsa todos os anunciantes cujos anúncios aparecem nos sites imgbb.com e ibb.co. “Lamentamos que isto tenha acontecido. Tomámos medidas imediatas para impedir que estes sites apresentem os nossos anúncios e medidas adicionais para garantir que isto não volta a acontecer no futuro”, declara o porta-voz, citado na Ad Age, acrescentando que “a situação afetou uma pequena parte dos investimentos publicitários de um pequeno número de anunciantes”.
Marsha Blackburn e Richard Blumenthal, senadores norte-americanos que colaboram no desenvolvimento do relatório da Adalytics, também enviam cartas de inquérito a quatro empresas e a duas entidades reguladoras do setor, incluindo a Google, a Amazon, a DoubleVerify e a Integral Ad Science (IAS), por alegadas falhas de segurança das marcas, bem como ao Media Rating Council e ao Interactive Advertising Bureau, que emitem selos de aprovação para as tecnologias publicitárias destas empresas.
Por conseguinte, a Amazon vai passar a fornecer uma maior visibilidade, há muito procurada por alguns anunciantes, sobre os endereços exatos das páginas onde os anúncios são apresentados. A DoubleVerify e a IAS também prometem facilitar a capacidade dos anunciantes de evitarem os conteúdos gerados pelos utilizadores e de fornecerem dados sobre os respetivos endereços das páginas online onde os anúncios são apresentados. Estas medidas estão, por sua vez, a aumentar a pressão sobre outros intervenientes no setor para que sigam o exemplo.