Perplexity anuncia no podcast ‘The Ben Shapiro Show’
É a primeira vez que o Perplexity integra promoção interna num meio de comunicação social. Ben Shapiro integrará o Perplexity no podcast, utilizando-o a meio do programa para verificar alegações e aprofundar temas culturais

Daniel Monteiro Rahman
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O Perplexity AI é o novo anunciante do ‘The Ben Shapiro Show’, podcast do comentador político de direita Ben Shapiro. O acordo, estruturado como uma parceria anual para 2025, marca a primeira vez que o Perplexity se alia a um meio de comunicação social.
No âmbito da parceria a audiência do podcast vai passar a ouvir respostas em tempo real que verificam as afirmações do comentador, através do motor de pesquisa com base em inteligência artificial (IA).
Neste caso, a parceria não se resume à colocação de anúncios tradicionais. O Perplexity, avaliado em 9 mil milhões de dólares (€8,2 mil milhões), adota uma abordagem diferente na parceria com o The Daily Wire, empresa de comunicação social fundada por Ben Shapiro e que detém o ‘The Ben Shapiro Show’.

Em janeiro de 2025, o ‘The Ben Shapiro Show’ ultrapassa cem milhões de reproduções no Spotify
Em vez de apostar no formato tradicional de anúncio, o Perplexity pretende integrar o Perplexity AI no conteúdo, de forma a evitar ser apenas mais um anúncio. Em vez de ler um guião escrito para promover o motor de pesquisa, Ben Shapiro integrará o Perplexity AI no podcast, utilizando-o a meio do programa para verificar alegações e aprofundar temas culturais.
Esta não é a primeira incursão da Perplexity na publicidade – anteriormente, a ferramenta de pesquisa de IA aparece num anúncio do programa desportivo ‘Sunday Night Football’ com Jim Harbaugh, treinador da equipa de futebol americano Los Angeles Chargers. Ben Shapiro lança um novo episódio diariamente e espera-se que o Perplexity seja integrado várias vezes por semana, aparecendo uma vez por episódio. Em janeiro de 2025, o podcast ultrapassa os cem milhões de reproduções no Spotify.
Os termos financeiros do acordo não são divulgados. Porém, para além da mecânica dos anúncios, a parceria assinala uma mudança cultural mais ampla: as empresas de tecnologia, outrora céticas em aliar-se a personalidades de direita, estão cada vez mais dispostas a abraçar a presença em meios mais conservadores, o que reflete uma mudança entre Silicon Valley e os meios de comunicação políticos nos Estados Unidos.