‘Temos mais três projectos praticamente prontos’
O lançamento, em Março, de cinco revistas na área de living e lifestyle marcou o nascimento da empresa sediada no Norte Argumento Eficaz.
Ana Marcela
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O lançamento, em Março, de cinco revistas na área de living e lifestyle marcou o nascimento da empresa sediada no Norte Argumento Eficaz. Fundada por Carmen Mello, a empresa lançou no portal Glow Senses as revistas mensais Glow Woman, Glow Men, Glow Travelling, Glow Decor & Design e Glow Taste, títulos que têm a particularidade de terem uma vida exclusivamente online.
Meios& Publicidade (M&P): Entraram no mercado com cinco edições electrónicas de revistas na área do lifestyle. Porquê a aposta nesta plataforma?
Carmen Mello (CM): Sabendo que em Portugal existem 4,6 milhões de utilizadores frequentes da internet com forte incidência nas classe A/B e C1, entendemos que faltava um espaço com um conceito bem definido e estruturado. Assim sendo, seleccionamos a plataforma digital como o palco privilegiado para um leitor exigente e informado.
M&P: As cinco revistas estão disponíveis de forma gratuita. Equacionam, numa fase posterior, cobrar aos leitores? Acredita no sucesso dos conteúdos pagos online?
CM: Apesar de sabermos que os utilizadores da internet estão dispostos a pagar por alguns conteúdos, sendo a nossa abordagem de living e lifestyle, estabelecemos como elemento estratégico o acesso gratuito aos nossos conteúdos. Não equacionamos cobrar ao leitores, pelo contrário, premiamos a participação e interactividade dos mesmos, quer através de ofertas/passatempos desenvolvidos em conjunto com nossos parceiros comerciais, quer pela troca e partilha de experiências na nossa rede social.
M&P: Como é que o projecto é rentabilizado?
CM: Unicamente através do investimento publicitário.
M&P: O mercado de anunciantes reagiu bem ao facto de terem avançado com edições electrónicas em vez de um mais tradicional lançamento de edições em papel seguido da sua disponibilização online?
CM: Em Portugal verificamos que há uma procura crescente por parte dos anunciantes de suportes qualitativos em plataforma digital. Os anunciantes reagiram muito bem e ficaram absolutamente receptivos ao produto, fundamentalmente por as revistas serem construídas de raiz para o online e não meramente a transcrição de conteúdos do papel para a internet. O nosso projecto não põe de parte o facto de podermos estar presentes com edições especiais em papel, na banca, ou em canais estrategicamente seleccionados por nós e para áreas que se enquadrem com o nosso perfil.
M&P: E em termos de receita, tem gerado o expectável e desejável para a sustentabilidade dos projectos? Alguns editores lamentam que o preço da publicidade das edições digitais fique muito aquém do das revistas em papel, não gerando o mesmo nível de receita.
CM: Cada um que fale por si… Nós conseguimos a credibilidade do mercado e atingimos os números esperados. Tendo em conta a novidade da plataforma, o facto de estarmos a lançar um produto novo sem histórico e sermos a primeira editora a lançar cinco revistas em simultâneo, consideramos ter atingido os nossos objectivos iniciais e verificamos dia após dia uma maior aceitação, o que revela a sustentabilidade do mesmo. Quanto às receitas online vs papel, acreditamos que o nosso país irá seguir as tendências dos mercados mais relevantes, como o caso dos EUA onde, pela primeira vez, o investimento online superou o papel. De qualquer forma, as nossas revistas apresentam-se com níveis qualitativos e de grande afinidade conceptual, o que valoriza o investimento das marcas no nosso produto.
M&P: O online vive muito do imediatismo, da actualização constante de informação. Não receia que a periodicidade mensal das revistas seja um factor que afaste os leitores e, por conseguinte, os anunciantes?
CM: As revistas mensais impressas deixam de ser compradas porque todos os dias os jornais vão para a banca? As revistas Glow cumprem o mesmo papel no panorama da informação sendo que o seu canal de distribuição é outro. E o facto de sermos cinco revistas com temas intemporais permite uma leitura continua dos conteúdos ao longo do mês. Por outro lado, e para além das cinco revistas, o nosso portal apresenta um conjunto de valências: vídeos, playlist, rede social, gift/passatempos, etc. Factores que estimulam o contacto diário com os nossos leitores que assim desfrutam deste ambiente, relaxado e tranquilo, ao longo do mês.
M&P: A rede social, a Glow Senses Social Club, foi também uma forma de contrariar essa questão? Que outras iniciativas estão a desenvolver para retirar uma maior rentabilidade do online?
CM: Dado ao fenómeno crescente das redes sociais enquanto espaço de comunicação e lazer foi, desde o início, considerado como uma área estratégica a presença de uma rede social. Contextualizada com a oferta integrada das inúmeras propostas que um portal de living e lifestyle apresenta, esta rede surge com um conceito bastante diferenciado das demais. Quando lemos um artigo sobre um restaurante, uma viagem, ou um hotel de charme, conseguimos ter, através da rede, a possibilidade de partilharmos as experiências já vividas com outros membros. Por outro lado, com os nossos parceiros/investidores, conseguimos apresentar uma comunicação integrada com mais-valias na notoriedade e posicionamento e permitindo um contacto directo com os consumidores finais através da criação de clubes de fãs.
M&P: Pensam lançar novos projectos noutras áreas? Apenas online ou noutras plataformas?
CM: Sim, temos mais três projectos praticamente prontos, em outras áreas que não vamos divulgar agora, e previstos para a mesma plataforma, online.
M&P: O Glow Senses implicou que investimento? Em quanto tempo calcula que obterá o seu retorno?
CM: Um projecto desta natureza, e numa área interactiva, obriga a um permanente investimento. No entanto, a nossa maior aposta foi no talento de pessoas capazes de rapidamente absorverem o projecto e poderem dar o seu contributo para o nascimento do mesmo. Os recursos humanos são a mais-valia desta empresa. O retorno do investimento dependerá da evolução do mercado anunciante em Portugal em todas as áreas da comunicação, sendo que não podemos menosprezar o contexto económico do nosso país, que nos obriga a ter uma ambição moderada e altamente sustentada. O Glow Senses é já um sucesso pelos números que temos disponíveis e que apontam para um número de visitas a ascenderem aos 200 mil em Março. Acreditamos que os anunciantes facilmente vão perceber a inovação deste projecto e a forma de rentabilização dos seus investimentos escolhendo o nosso produto como meio altamente eficaz na comunicação das suas marcas. O mais relevante é que existem pessoas que se revêem no nosso conceito: A vida em grande estilo.