Conselho dos Notáveis
Apesar da conjuntura, 47 por cento dos inquiridos na edição deste mês do Conselho dos Notáveis acreditam que o investimento publicitário crescerá em 2010.
Meios & Publicidade
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Apesar da conjuntura, 47 por cento dos inquiridos na edição deste mês do Conselho dos Notáveis acreditam que o investimento publicitário crescerá em 2010. E, tal como o novo líder do PSD, mais de metade dos inquiridos defendem a privatização da RTP. A internacionalização foi outro tema em destaque, com 58 por cento dos Notáveis a elegerem Angola como o mercado que apresenta melhores perspectivas para as empresas nacionais
1 – Pedro Passos Coelho defende a privatização da RTP. Concorda com esta proposta?
a) Sim 57%
b) Não 43%
c) Não sabe / Não responde 0%
2 – O grupo Lena, accionista do I, estará a procurar um parceiro/comprador para o I. Acredita que este projecto ainda pode ser viável?
a) Sim 37%
b) Não 60%
c) Não sabe/ Não responde3%
3 – Em sua opinião o I poderá fazer sentido no portfolio de algum grupo de media/editorial? Em qual?
a) Babel 3,3%
b) Cofina 3,3%
c) Controlinveste 3,3%
d) Impresa 10%
e) Newshold 3,3%
f) Ongoing 13,3%
g) Outro 3,3%
h) Não sabe / Não responde 26,6%
i) Não faz sentido no portfolio de outro grupo 33,3%
4 – Fechados os primeiros quatro meses do ano, acredita que o investimento em publicidade será…
a) Igual a 2009 27%
b) Superior a 2009 47%
c) Inferior a 2009 23%
d) Não sabe ( Não responde) 3%
5 – Nos últimos meses várias empresas de comunicação têm anunciado planos de expansão internacional (Angola, Moçambique ou Brasil). Acredita que estas empresas têm capacidade para se tornarem referências nesses mercados internacionais?
a) A maioria das empresas sim 6,6%
b) Depende da empresa 87%
c) Não 6,6%
d) Não sabe/Não responde 0%
6 – Qual o mercado que apresenta melhores perspectivas de internacionalização para as empresas nacionais?
a) Angola 58%
b) Brasil 26%
c) Cabo Verde 0
d) Espanha 6,6%
e) Moçambique 6,6%
f) Outro 0%
g) Não sabe/Não responde 3%
7 – A maioria das agências de meios deixou a APAP (Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação) entre o final de 2008 e início de 2009 para criar uma associação do sector. No entanto, a associação ainda não foi formalizada. Considera que é importante para o mercado que exista uma associação de agências de meios activa?
a) Sim 67%
b) Não 20%
c) Não sabe/Não responde 13%
8 – A Danone anunciou que vai deixar de enaltecer os benefícios para a saúde dos iogurtes Activia e Actimel, perante a possibilidade da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar pôr em causa essas características. A propósito deste caso, acha que, na generalidade, as marcas alimentares exageram nas propriedades ou benefícios dos seus produtos?
a) Sim 70%
b) Não 2%
c) Não sabe/Não responde 10%