Lexus apresenta novo modelo com primeiro anúncio escrito por IA (com vídeo)
Um anúncio cujo guião foi escrito na íntegra por inteligência artificial é a proposta da Lexus para dar a conhecer o novo modelo ES nos mercados europeus.

Pedro Durães
Manuel Luís Goucha junta-se ao Lidl para celebrar a Páscoa
Max lança plano com anúncios em Portugal
Amorim e Rockwell promovem cortiça em Milão
Forbes Portugal e Forbes África Lusófona estreiam-se no Sapo
Coacionista da Nova Expressão ganha conta de meios da Spectrum por €728 milhões
Hugo Veiga no júri de Titanium do Cannes Lions
Meta faz ‘lobbying’ para evitar julgamento sobre abuso de posição dominante
Francisca Ponce da Silva e Sousa reforça realizadores da Hand
WPP investe em gestão de dados e IA com aquisição da InfoSum
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Um anúncio cujo guião foi escrito na íntegra por inteligência artificial é a proposta da Lexus para dar a conhecer o novo modelo ES nos mercados europeus. O filme, que resulta de uma parceria entre a agência The & Partnership London e a Visual Voice, recorre à tecnologia de inteligência artificial IBM Watson para dar origem ao guião da campanha Driven by Intuition, que foi depois rodado pelo realizador Kevin Macdonald. “Para produzir a história original, a IA foi ‘treinada’ com 15 anos de anúncios de automóveis de luxo que ganharam prémios criativos internacionais em Cannes”, descreve a marca, explicando que o processo inclui também a preparação da IA “com dados de inteligência emocional pela Unruly para poder saber que momentos se ligavam de forma mais intensa com os espectadores e entender como acções, objectos, locais e emoções são usadas em diferentes combinações e sequências para comunicar as mensagens desejadas”.
“A agência criativa da Lexus, The & Partnership London, colaborou com o parceiro técnico Visual Voice para criar o guião de IA, recorrendo a ferramentas e aplicações inseridos no IBM Watson, para analisar uma variedade de dados externos de áudio, texto e visuais e extrair informação sobre o que torna o conteúdo digno de prémio e do qual a IA poderia contribuir para a criação de um esboço de script que seria emocionalmente inteligente e divertido para o público”, conclui a marca numa nota enviada à imprensa.
“Pensei que iria escrever um anúncio com a ajuda da IA. Em vez disso, ela assumiu o controlo e escreveu todo o guião: uma máquina que conta a história de outra máquina, que ganha vida. A maioria do trabalho de IA realizado até hoje tem sido interessante pelo processo em si. Neste caso, o interesse vem mesmo do produto final – bom por si só”, aponta Dave Bedwood, sócio criativo da The & Partnership.