Lexus apresenta novo modelo com primeiro anúncio escrito por IA (com vídeo)
Um anúncio cujo guião foi escrito na íntegra por inteligência artificial é a proposta da Lexus para dar a conhecer o novo modelo ES nos mercados europeus.
Pedro Durães
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Um anúncio cujo guião foi escrito na íntegra por inteligência artificial é a proposta da Lexus para dar a conhecer o novo modelo ES nos mercados europeus. O filme, que resulta de uma parceria entre a agência The & Partnership London e a Visual Voice, recorre à tecnologia de inteligência artificial IBM Watson para dar origem ao guião da campanha Driven by Intuition, que foi depois rodado pelo realizador Kevin Macdonald. “Para produzir a história original, a IA foi ‘treinada’ com 15 anos de anúncios de automóveis de luxo que ganharam prémios criativos internacionais em Cannes”, descreve a marca, explicando que o processo inclui também a preparação da IA “com dados de inteligência emocional pela Unruly para poder saber que momentos se ligavam de forma mais intensa com os espectadores e entender como acções, objectos, locais e emoções são usadas em diferentes combinações e sequências para comunicar as mensagens desejadas”.
“A agência criativa da Lexus, The & Partnership London, colaborou com o parceiro técnico Visual Voice para criar o guião de IA, recorrendo a ferramentas e aplicações inseridos no IBM Watson, para analisar uma variedade de dados externos de áudio, texto e visuais e extrair informação sobre o que torna o conteúdo digno de prémio e do qual a IA poderia contribuir para a criação de um esboço de script que seria emocionalmente inteligente e divertido para o público”, conclui a marca numa nota enviada à imprensa.
“Pensei que iria escrever um anúncio com a ajuda da IA. Em vez disso, ela assumiu o controlo e escreveu todo o guião: uma máquina que conta a história de outra máquina, que ganha vida. A maioria do trabalho de IA realizado até hoje tem sido interessante pelo processo em si. Neste caso, o interesse vem mesmo do produto final – bom por si só”, aponta Dave Bedwood, sócio criativo da The & Partnership.