António Salvador, managing director da GfK Portugal
GfK vai continuar a assegurar medição de audiências de televisão até 2025
A GfK, que assegura os serviços de audimetria desde 2012, saiu vencedora do processo de consulta internacional lançado pela CAEM para a medição de audiências de televisão em Portugal. O concurso era disputado, além da incumbente, pela Marktest, Nielsen e Kantar Media.
Pedro Durães
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A GfK, que assegura os serviços de audimetria desde 2012, saiu vencedora do processo de consulta internacional lançado pela CAEM para a medição de audiências de televisão em Portugal. O concurso era disputado, além da incumbente, pela Marktest, Nielsen e Kantar Media. Entre as empresas consultadas, eram finalistas as propostas das quatro concorrentes, que receberam em meados do último ano os cadernos de encargos com o objectivo seleccionar a empresa que ficaria responsável pelo fornecimento do serviço de medição de audiências de televisão a partir do próximo dia 1 de Janeiro de 2021, num contrato válido por cinco anos.
“A empresa seleccionada, por deliberação tomada por unanimidade das três secções da CAEM, anunciantes, agências e meios, foi a GfK, Portugal Marketing Services S.A.”, avança a direcção da entidade em comunicado, onde salienta “o elevado empenho e qualidade técnica das propostas apresentadas nesta consulta”. A GfK será agora contratada para assegurar o serviço de audimetria para o período de 2021 a 2025.
“O principal objectivo do Estudo de Medição de Audiências de Televisão é continuar a proporcionar ao mercado uma leitura rigorosa, dentro das especificidades técnicas enquadradas pelas normas GGTAM (Global Guidelines for Television Audience Measurement) das audiências de televisão em Portugal, de forma regular e ajustada ao nível de desenvolvimento tecnológico, quer dos sistemas de emissão e distribuição de sinal televisivo, quer dos terminais disponibilizados ou a disponibilizar no mercado”, traçava a direcção da CAEM num comunicado emitido na altura em que foram conhecidas as quatro empresas finalistas no processo de consulta ao mercado.
No mesmo documento, a direcção da CAEM esclarecia que o processo de consulta ao mercado estava enquadrado “na prossecução do seu objectivo de garantir manutenção do papel da CAEM, no equilíbrio e estabilidade do mercado, incluindo a essencial actualização tecnológica da medição de audiências”. “A direcção da CAEM espera que assim possa contribuir de forma decisiva para a modernização dos processos de tomada de decisão de anunciantes, meios de comunicação social televisiva e agências de meios através de um Estudo de Audimetria de Televisão ajustado à realidade tecnológica deste meio e ao contexto audiovisual, crescentemente digital”, apontava ainda a entidade no mesmo comunicado.
Recorde-se que, no final de 2018, os RTP, SIC e TVI anunciaram um acordo transitório com a GfK para manter a medição de audiências até a realização de um novo concurso. Os três generalistas pretendiam que o serviço de medição de audiências de televisão, prestado pela GfK, fosse alvo de novo concurso durante o ano de 2019, servindo o referido acordo, que seria contestado pela APAN, para assegurar a medição até que o mesmo fosse concluído.
“Tendo presente que o contrato de prestação de serviços de medição de audiências celebrado entre a CAEM e a GfK cessa no próximo dia 31 de Dezembro, não tendo as partes logrado alcançar um entendimento relativamente à renovação ou prorrogação do mesmo, os operadores televisivos em apreço acordaram com a GfK, para garantir a estabilidade no mercado, a prestação do serviço de medição de audiências, a partir do dia 1 de Janeiro de 2019, por um período transitório de 12 meses”, explicavam, em comunicado conjunto, RTP, SIC e TVI. Entretanto, as partes chegariam a acordo e o contrato com a GfK acabaria por ser prolongado, em sede de CAEM, por mais um ano.