Evolução da HBO Portugal para HBO Max só chegará em 2022
Inicialmente apontada ao segundo semestre deste ano, a evolução das plataformas de streaming da HBO na Europa para HBO Max chega a apenas seis países numa primeira fase e só será uma realidade para o mercado português em 2022.

Pedro Durães
Manuel Luís Goucha junta-se ao Lidl para celebrar a Páscoa
Max lança plano com anúncios em Portugal
Amorim e Rockwell promovem cortiça em Milão
Forbes Portugal e Forbes África Lusófona estreiam-se no Sapo
Coacionista da Nova Expressão ganha conta de meios da Spectrum por €728 milhões
Hugo Veiga no júri de Titanium do Cannes Lions
Meta faz ‘lobbying’ para evitar julgamento sobre abuso de posição dominante
Francisca Ponce da Silva e Sousa reforça realizadores da Hand
WPP investe em gestão de dados e IA com aquisição da InfoSum
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Inicialmente apontada ao segundo semestre deste ano, a evolução das plataformas de streaming da HBO na Europa para HBO Max chega a apenas seis países numa primeira fase e só será uma realidade para o mercado português em 2022. Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Espanha e Andorra serão os seis primeiros mercados europeus onde a HBO Max, actualmente disponível apenas nos EUA e na América Latina, passará a ser a plataforma de streaming disponibilizada pela cadeia norte-americana WarnerMedia a partir do próximo dia 26 de Outubro.
Já no mercado português, será preciso esperar até 2022 para que a actual HBO Portugal dê lugar à HBO Max, numa evolução da plataforma que promete novas funcionalidades e maior volume de conteúdos, abrangendo aqueles que eram até aqui exclusivos da plataforma lançada em Maio de 2020 nos EUA. “No próximo ano, a HBO Max ficará disponível em Portugal e na Europa Central e de Leste como parte do seu plano de expansão”, informa a cadeia norte-americana em comunicado, onde se refere que o mercado português será um dos 14 territórios onde a transição terá lugar apenas em 2022, a par de Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, República Checa, Hungria, Moldávia, Montenegro, Macedónia do Norte, Polónia, Roménia, Sérvia, Eslováquia e Eslovénia. “Estão ainda a ser planeados para o próximo ano lançamentos noutros territórios”, antecipa o mesmo comunicado.
As características da plataforma, nomeadamente a oferta de conteúdos e os custos de subscrição, serão conhecidos no próximo mês de Outubro, estando previsto um evento de lançamento virtual para assinalar a chegada da HBO Max aos mercados europeus. Certo é que o alargamento do catálogo de conteúdos passará pela integração, pela primeira vez numa única plataforma e à semelhança daquilo que acontece no mercado norte-americano, de propostas de entretenimento de marcas como Warner Bros., HBO, DC ou Cartoon Network, a par de títulos originais Max e produções locais.
“Vemos um potencial enorme ao lançarmos uma plataforma de streaming totalmente nova e completa em toda a região”, afirma Christina Sulebakk, general manager da HBO Max EMEA, acreditando que esta “combinação única e exclusiva de conteúdos icónicos” resultará numa “plataforma de streaming que os fãs na Europa vão adorar”. “Os filmes e séries da WarnerMedia como Harry Potter, A Guerra dos Tronos e A Teoria do Big Bang são consumidos apaixonadamente por fãs em toda a Europa e a HBO Max foi criada para lhes proporcionar uma experiência de visualização mais intuitiva e adequada para assistir a estes, bem como a uma ampla variedade de outros títulos incríveis”, explica ainda Johannes Larcher, responsável da HBO Max International.
Com a chegada da HBO Max à Europa, a plataforma que agrega todos os conteúdos das marcas WarnerMedia passará a ser o serviço de streaming da cadeira norte-americana em todos os mercados europeus, deixando de operar sob as marcas HBO Portugal, HBO España, HBO Nordic e HBO Go, cujos subscritores transitarão automaticamente para o nova plataforma. No mercado português, a subscrição do serviço de streaming da HBO tem actualmente um custo de 4,99 euros mensais.