Vitória de Portugal sobre o Uruguai atinge audiência total de 5,6 milhões de portugueses
O segundo jogo de Portugal no Mundial 2022 foi transmitido pela RTP1, tendo um grande impacto nas audiências da estação estatal, que liderou no total dia com 24.5% de share, seguida da TVI com 15.7% e da SIC 13.4%. A audiência dos jogos da seleção no Mundial 2022 e o impacto da competição da FIFA no consumo televisivo em Portugal, numa análise da Initiative para o M&P
Meios & Publicidade
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
McDonald’s escolhe Wandson Lisboa para campanha de Natal (com vídeos)
Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)
Faturação da Disney sobe 6% para €21,36 mil milhões
A audiência dos jogos da seleção no Mundial 2022 e o impacto da competição da FIFA no consumo televisivo em Portugal, numa análise da Initiative para o M&P
Portugal, que no seu segundo jogo do Mundial do Catar vence o Uruguai por 2-0, garantiu o apuramento para os oitavos de final sem precisar de ir com a habitual calculadora para o último jogo frente a Coreia do Sul. Um jogo muito disputado e com bastante agressividade, por vezes em excesso, mas que acabou por sorrir para Portugal com os golos a surgirem na segunda parte, ambos de Bruno Fernandes. O jogo foi transmitido na RTP1 e foi visto por um total de 5.3 milhões de telespetadores, correspondendo a uma audiência média de 3.6 milhões e com um share de 66%. Na Sport TV o jogo foi visto por um total de 296 mil telespetadores, com uma audiência média de 188 mil e 3.5% de share.
Em termos acumulados (RTP1 e Sport TV), o jogo Portugal x Uruguai atingiu uma audiência total de 5.6 milhões telespetadores, correspondendo em média a 3.8 milhões de telespetadores e 69.5% de share.
Impacto nas audiências do dia | RTP1 e Sport TV1
O segundo jogo de Portugal no Mundial 2022 foi transmitido pela RTP1, tendo um grande impacto nas audiências da estação estatal, que liderou no total dia com 24.5% de share, seguida da TVI com 15.7% e da SIC 13.4%. Destaque para o aumento de share da RTP1 em 14.5pp face à média do mês de outubro. A Sport TV1, ao longo da competição, tem aumentado o share de audiência e com os jogos de Portugal reforça a terceira posição de canais de Pay TV mais vistos. No dia de ontem, a CMTV liderou os canais Pay TV com 3.9% de share, seguida pela CNN Portugal com 2.5% e pela Sport TV1 com 2.3%.
Impacto das audiências do Mundial 2022
Mantém-se a tendência do crescimento dos canais FTA, nos dias em que transmitem jogos, em particular nos dias em que joga a seleção nacional, tendo o jogo Portugal x Uruguai sido o programa mais visto deste ano.
Comparativo de audiências: 2.º jogo de Portugal vs. Euro 2020 e Mundial 2018
O segundo jogo de Portugal neste Mundial, quando comparado com os jogos do Euro 2020 e Mundial de 2018 foi o mais visto, em média, por 3.6 milhões de telespetadores (vs. 2.2 milhões Portugal x Marrocos vs. 2.7 milhões Portugal x Alemanha). Em termos de share, apesar do jogo Portugal x Marrocos, que foi transmitido em horário laboral atingiu o valor mais alto (72%). O que significa que àquela hora os telespectadores que estavam a ver televisão no lar, estavam sintonizados na SIC.
Minuto-a-minuto | Portugal x Uruguai | RTP1
O jogo de Portugal contra o Uruguai registou uma tendência de crescimento ao longo de toda a emissão. Os golos só apareceram na segunda parte, sendo esta a que registou maiores audiências. Verifica-se um aumento ligeiro das audiências quando Portugal fez o 1-0 e, com a incerteza no resultado, a audiência foi aumentando à medida que o jogo se encaminhava para o final. O suspense se seria ou não penalty e o segundo golo provocaram também aumento nas audiências e, após o 2-0, registou-se o pico máximo de audiência média de 4.4 milhões telespetadores e 75% de share junto ao apito final do árbitro.
Perfil jogos vs população: RTP1 | Portugal x Uruguai
Relativamente ao perfil do jogo transmitido pela RTP1, Portugal x Uruguai foi visto por um público mais masculino, atingindo faixas etárias +45 anos e classes sociais B e C. Os jogos de Portugal têm apresentado um perfil mais transversal quando comparados com os jogos em que a seleção nacional não participa.
Fonte: Elaborado por Initiative/Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em YUMI – Mediamonitor; Alvo Ind. 4+ anos; Indicador de audiência utilizado em todas as análises: Total Dia.