Mundial 2022: O impacto da competição nas audiências e no investimento publicitário em TV
A audiência dos jogos da seleção no Mundial 2022 e o impacto da competição da FIFA no consumo televisivo em Portugal, numa análise da Initiative para o M&P
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A audiência dos jogos da seleção no Mundial 2022 e o impacto da competição da FIFA no consumo televisivo em Portugal, numa análise da Initiative para o M&P
Com o fim do Mundial do Catar 2022 já é possível verificar todo o impacto da competição nas audiências de TV. Em comparação com competições anteriores, podemos verificar que o Mundial do Catar 2022 regista, no acumulado de todos os jogos, melhor audiência média do que o Mundial da Rússia de 2018 (1.3 milhões de telespetadores vs 1 milhão telespetadores). O mesmo acontece quanto aos jogos em que Portugal participou, com o Mundial do Catar a verificar uma audiência média de 2.9 milhões de telespetadores contra os 2.8 milhões do Mundial da Rússia em 2018. O Euro 2020 verificou audiências ligeiramente superiores ao Mundial do Catar 2022 devido ao horário de transmissão da maioria dos jogos, que foram transmitidos em horário pós-laboral.
O Portugal x Suíça, em canal aberto, foi o jogo mais visto de toda a competição, tendo registado uma audiência total de 5.4 milhões de telespetadores, correspondendo a uma média de 3.7 milhões de telespetadores e a um share de 68.4%. Este jogo foi o programa mais visto da televisão portuguesa neste ano até à data.
Comparativo de audiências: Final do Mundial 2022 vs Final Euro 2020 e final Mundial 2018
Analisando as finais das três últimas grandes competições de seleções verifica-se que a final Argentina x França teve maior percentagem de pessoas coladas ao ecrã durante o período do jogo (55.5% vs 48% da final do Mundial da Rússia 2018 e 45.5% da final do Euro 2020). Relativamente a audiência média, a final entre Argentina x França ficou à frente da final do Mundial da Rússia de 2018 (2.1 milhões de telespetadores vs. 1.5 milhões de telespetadores). Em comparação com a final do Euro 2020, que também ficou resolvida apenas nas grandes penalidades, a audiência média foi ligeiramente superior à final entre Argentina e França (2.2 milhões de telespetadores). As finais do Mundial de 2018, do Euro 2020 e do Mundial de 2022 ficaram na quinta posição no top de jogos mais vistos em canal aberto.
Minuto-a-Minuto | Argentina x França | RTP1
A final entre a Argentina e França registou uma tendência de crescimento ao longo de toda a emissão. Na primeira parte e em grande parte da segunda, a curva das audiências apresentou-se algo inconstante, no entanto após os golos que da França que empataram a partida o crescimento das audiências é muito mais acentuado. Durante o prolongamento o ritmo de subida manteve-se com os penalties a serem o principal ponto de interesse para os telespetadores. O pico de audiência foi registado durante as grandes penalidades e teve uma audiência média de 3 milhões de telespetadores e um share de 66.3%.
Mundial 2022 – Impacto das audiências em TV
Devido à transmissão da final entre Argentina x França, a RTP1 foi o canal aberto que registou maior share no total do dia de ontem (23.1%). O Argentina x França teve uma audiência total de 4 milhões de telespetadores, registou uma audiência média de 2.2 milhões de telespetadores e um share de 58.1%. Os resultados apresentados são resultados acumulados do canal aberto e Sport TV. Durante o período do Mundial do Catar, as estações televisivas que transmitem jogos do Mundial registaram um aumento do seu share quando comparado com a média do mês de outubro, sendo a RTP1 a estação televisiva que mais aumentou (3.6p.p. e 13.6% de share). A SIC mantém a liderança no share de canais FTA, com 16.6% (+0.5p.p. face à média do mês de outubro), seguida da TVI com 15.6% de share (+0.2p.p.). O canal de subscrição Sport TV, que transmitiu todos os jogos do Mundial do Catar, regista um share de 1.1% refletindo-se num aumento de 0.6p.p. face à média de outubro). RTP1 foi o canal que transmitiu mais jogos em canal aberto, um total de 22 jogos (dois jogos de Portugal). Segue-se a TVI que transmitiu sete jogos (um jogo de Portugal) e a SIC transmitiu seis jogos da competição (dois de Portugal).
Jogos mais vistos Mundial 2022
O jogo da final entra diretamente para o top 10 de jogos mais vistos em canal aberto, ficando na quinta posição. Portugal mantêm o top 3 de jogos mais vistos com o Portugal x Suíça na primeira posição, seguido do Portugal x Uruguai e Marrocos x Portugal.
No canal de subscrição Sport TV o jogo mais visto foi o Espanha x Alemanha com uma audiência total de 488 mil telespetadores, uma audiência média de 311 mil telespetadores e um share de 3.3%. Brasil x Coreia do Sul e Portugal x Uruguai completam o top 3 jogos mais vistos em canal de subscrição.
Perfil do telespectador nos jogos do Mundial 2022 transmitidos em sinal aberto vs jogos de outras competições, também em canal aberto
Perfil do telespetador jogos de Portugal no Mundial 2022 é mais transversal em termos de género e idade face aos restantes jogos do Mundial do Catar 2022, quer na comparação com as transmissões de futebol de outras competições. Nos jogos em que a seleção nacional não participa, o perfil é mais velho e mais masculino.
Publicidade durante os jogos do Mundial 2022 em canal aberto
O top 10 de marcas que mais investiram, a valores tabela, nos intervalos dos jogos do Mundial 2022, de 20 de novembro a 18 de dezembro em canal aberto, perfizeram um total de 42% dos investimentos publicitários. Continente (patrocinador oficial da seleção nacional), FIFA e NOS destacaram-se como as principais marcas que mais investiram nos jogos do Mundial em canal em aberto.
Nos jogos em que Portugal participou, o top 5 marcas que mais investiram é liderado pela NOS, seguindo-se a Audi. Na terceira e quarta posições ficaram o Continente e o BPI (patrocinadores oficiais da seleção nacional), e em quinto lugar a FIFA. Na final entre Argentina e França, as principais marcas que investiram nos breaks publicitários foram a Playstation e o Placard. Na terceira posição surge o Meo, seguindo-se a FIFA. Betano surge na quinta posição e completa top 5 das marcas que mais investiram na final do Mundial do Catar 2022.
Fonte: Elaborado por Initiative/Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em YUMI – Mediamonitor; Alvo Ind. 4+ anos; Indicador de audiência utilizado em todas as análises: Total Dia