Indústria de beleza pode gerar 531,4 mil milhões de euros até 2027
A indústria da beleza enfrenta uma nova era de expansão à escala global. De acordo com o estudo “The State of Fashion: Beauty”, levado a cabo pela The Business of […]
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Luis Batista Gonçalves
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A indústria da beleza enfrenta uma nova era de expansão à escala global. De acordo com o estudo “The State of Fashion: Beauty”, levado a cabo pela The Business of Fashion (BoF) e pela McKinsey & Company, as vendas globais a retalho em todas as categorias, incluindo os produtos de cuidados com a pele e com o cabelo, as fragrâncias e a maquilhagem, deverão registar uma taxa de crescimento anual de 6% entre 2022 e 2027, gerando 580 mil milhões de dólares, cerca de 531,4 mil milhões de euros, nos próximos quatro anos.
“Por categorias, o segmento de skincare destaca-se como o de maior crescimento, devendo alcançar 260 mil milhões de dólares em vendas, em comparação com o valor atual de 190 mil milhões de dólares, impulsionado pela inovação e pela procura dos consumidores por produtos que privilegiem a eficácia baseada na ciência”, refere o estudo.
“No segmento de perfumaria, estima-se que as vendas de fragâncias aumentem dos 70 mil milhões de dólares para quase 100 mil milhões, beneficiando de uma maior penetração esperada na China e do crescimento nos EUA”, avança ainda o documento. “Na categoria de make up, estima-se que os produtos de maquilhagem continuem a sua recuperação pós-pandemia, aumentando os lucros de 80 mil milhões de dólares para, aproximadamente, 105 mil milhões de dólares”, estimam os autores do estudo.
“No que diz respeito aos cuidados com o cabelo, excluindo os dispositivos, prevê-se que este segmento cresça de 90 mil milhões para 120 mil milhões de dólares, estando num processo de skinificação à medida que os consumidores adotam rotinas de vários passos nos cuidados capilares, tal como fazem com os cuidados da pele”, refere o relatório, que identifica ainda cinco dinâmicas essenciais para o setor até 2027.
Além da diversificação geográfica, com o crescimento do mercado da beleza no Médio Oriente e em África potenciado pelo aumento do número de compradores digitais, os analistas preveem ainda a necessidade de expansão das empresas, oportunidades de fusões e aquisições, a influência crescente da Geração Z e a expansão do bem-estar e dos cuidados pessoais. Avaliado atualmente em 1,5 mil milhões de dólares, este mercado deverá crescer até 10% até 2027.