Rodrigo Nascimento sucede a Ricardo Pereira como head of international business EMEA da Globo
Rodrigo Nascimento é o novo head of international business EMEA da Globo, sucedendo a Ricardo Pereira, que ocupou o cargo nos últimos 12 anos. O anúncio foi feito durante a […]

Luis Batista Gonçalves
Manuel Luís Goucha junta-se ao Lidl para celebrar a Páscoa
Max lança plano com anúncios em Portugal
Amorim e Rockwell promovem cortiça em Milão
Forbes Portugal e Forbes África Lusófona estreiam-se no Sapo
Coacionista da Nova Expressão ganha conta de meios da Spectrum por €728 milhões
Hugo Veiga no júri de Titanium do Cannes Lions
Meta faz ‘lobbying’ para evitar julgamento sobre abuso de posição dominante
Francisca Ponce da Silva e Sousa reforça realizadores da Hand
WPP investe em gestão de dados e IA com aquisição da InfoSum
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Rodrigo Nascimento é o novo head of international business EMEA da Globo, sucedendo a Ricardo Pereira, que ocupou o cargo nos últimos 12 anos. O anúncio foi feito durante a apresentação da nova grelha do canal Globo Portugal, ontem à noite, em Lisboa.
“É um grande desafio, não só profissional, como pessoal”, assume o novo responsável, um engenheiro industrial brasileiro com ascendência portuguesa, que se mudou de armas e bagagens para Portugal há apenas três meses, em declarações exclusivas ao Meios & Publicidade.
“O primeiro desafio é substituir o Ricardo Pereira. Não é tarefa fácil, porque ele tem uma trajetória reconhecida. É um dos meus mentores. Formou aqui uma equipa incrível. Espero conseguir dar seguimento ao trabalho fantástico que ele desenvolveu”, elogia. Apesar de estar, para já, focado no mercado nacional, o novo head of international business EMEA da Globo está já de olho noutros países da Europa, África e Médio Oriente.
“Temos também a ambição de atuar de uma forma mais ampla em mais mercados, de uma forma mais eficiente, usando Portugal, que desempenha um papel absolutamente estratégico, para alavancar negócios nessas áreas geográficas. Estamos, neste momento, a rever todas as nossas frentes de negócio e o lançamento da nova grelha da Globo Portugal já é um exemplo do que pretendemos desenvolver”, revela Rodrigo Nascimento.
Licenciado em engenharia industrial, pós-graduado em gestão de projetos e mestre em administração, o novo responsável iniciou a carreira profissional em 1996 na Sky Brasil, onde permaneceu, em diversas funções, até 2006. Um convite da Globo, onde se encontra há mais de 17 anos, levou-o a acompanhar o processo de digitalização da televisão no Brasil, primeiro no Rio de Janeiro e depois em São Paulo, antes do novo desafio que, em junho, o trouxe a Lisboa.
Ricardo Pereira mantém-se como consultor do canal
A apresentação da nova grelha da Globo Portugal serviu também para fazer simbolicamente a passagem de testemunho entre o dirigente passado e o decisor futuro. Ricardo Pereira, que se vai manter como consultor do canal pelo menos até ao final do ano, aproveitou a ocasião para fazer um balanço e para se despedir publicamente das antigas funções.
“Em 2011, quando vim para Portugal, tinha três objetivos: criar a casa portuguesa da Globo, constituir uma equipa portuguesa e fazer da Globo uma coisa cada vez mais portuguesa e mais presente no dia a dia dos portugueses. Treze anos depois, temos uma sede, um escritório internacional e uma equipa que é praticamente toda portuguesa”, regozija-se o agora ex-head of international business do canal.
“Já estava na hora de parar porque o terceiro objetivo que tinha também já estava cumprido”, assume ainda. “Foi uma vida dura, cheia de viagens, reuniões e ausências familiares. Nunca sabia onde é que iria estar na semana seguinte”, desabafou publicamente o novo consultor do canal no momento da despedida.