5 tendências que vão marcar o marketing B2B em 2024
Internacionalmente, o foco está no desenvolvimento de estratégias que potenciem engajamentos autênticos, independentemente das diferentes formas de os conseguir. Um novo estudo levado a cabo pela Martech Digital, agência portuguesa […]
Meios & Publicidade
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
Internacionalmente, o foco está no desenvolvimento de estratégias que potenciem engajamentos autênticos, independentemente das diferentes formas de os conseguir. Um novo estudo levado a cabo pela Martech Digital, agência portuguesa de marketing e comunicação especializada no mercado B2B, revela que a inteligência artificial (IA), a hiperpersonalização do e-commerce, o marketing conversacional e o marketing de vídeo são outras das principais tendências da promoção digital B2B que vão marcar 2024.
1. Uso crescente de IA vai favorecer personalização
O uso da IA é inevitável e vai continuar a marcar este ano. No marketing digital B2B, a abordagem vai tornar-se mais proativa, resultando em recomendações e interações mais eficientes. “Este nível de personalização possibilita a transformação de dados, aumentando as hipóteses de conversão e mantendo os clientes satisfeitos”, refere o estudo.
“Como parte desta tendência, espera-se um aumento significativo no uso de chatbots para atendimento e suporte, bem como a integração da IA nos sistemas de customer relationship management (CRM)”, avança ainda a Martech Digital.
2. Hiperpersonalização do e-commerce melhora experiência de comora
É outra das tendências. “As empresas já estão a ser desafiadas a oferecer experiências personalizadas para cada cliente e, por sua vez, a aplicação da hiperpersonalização no marketing digital B2B estende-se também ao comércio eletrónico. A proposta consiste, portanto, em explorar as capacidades da IA e dos dados para antecipar os interesses e procura do consumidor, visando facilitar a aquisição de produtos e serviços”, defende a organização.
“A qualidade da experiência de compra para o cliente deve evoluir por meio da implementação de recursos como a realidade virtual, a criptografia, a tecnologia bancária e o marketing de vídeo no comércio eletrónico B2B”, esclarece também o novo estudo.
3. Marketing conversacional em ascensão para potenciar engajamento
Tem vindo a ganhar peso e assim irá continuar, vaticina a Martech Digital. A agência lusa acredita que o marketing conversacional, à semelhança do de vídeo, vai se destacar (ainda) mais em 2024, especialmente em plataformas digitais como o WhatsApp, garantindo respostas rápidas e eficientes em tempo real.
“A abordagem que utiliza diálogos automatizados em tempo real para guiar prospects ao longo da jornada de compra é uma estratégia inovadora”, refere a empresa. Nesta análise de tendências, é realçado ainda o formato audiovisual, que demonstra ser uma ferramenta poderosa para difundir mensagens e para estabelecer conexões com os consumidores, educando-os e promovendo a sua fidelização.
4. Aproveitamento do poder dos (micro)influenciadores para alavancar vendas
O estudo agora divulgado aponta o recurso a influenciadores nas estratégias de marketing como uma das ações a continuar a dinamizar. Adverte, no entanto, as empresas do setor para estarem atentas a possíveis especialistas aos microinfluencers e aos nichos para chegar a outros públicos. As demonstrações em vídeo nas redes sociais podem ter um impacto significativo que importa saber capitalizar.
5. Diversificação do marketing de conteúdo
É outra das tendências identificadas pela Martech Digital. “A diversidade no marketing de conteúdos não deverá abranger apenas os tipos de conteúdo a serem criados, mas também os canais de entrega e os formatos”, defende o estudo.
Além das tradicionais plataformas digitais, como os blogues, as redes sociais e agregadores de vídeos como o YouTube, a exploração de formatos ao vivo e interativos como webinars, podcasts e workshops online também é recomendada. “O objetivo não é apenas impulsionar vendas, mas também construir uma comunidade sólida e uma plataforma de comunicação e colaboração”, justifica a organização.