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Linda A. Hill confirmada no QSP SUMMIT 2024

Linda A. Hill, professora da Harvard Business School e etnógrafa norte-americana especialista em liderança, gestão de talentos, implementação de estratégias globais e gestão de relações entre organizações, acaba de ser […]

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Linda A. Hill, professora da Harvard Business School e etnógrafa norte-americana especialista em liderança, gestão de talentos, implementação de estratégias globais e gestão de relações entre organizações, acaba de ser confirmada como oradora na décima-sétima edição do QSP SUMMIT, que decorrerá entre os dias 2 e 4 de julho no Porto e em Matosinhos.

Após colaborar com empresas e organizações internacionais como a General Electric, Reed Elsevier, Accenture, Pfizer, IBM, Mastercard, Mitsubishi, Morgan Stanley, Banco Nacional do Kuwait e a Areva e com publicações como o The Economist, Linda A. Hill vai partilhar a sua experiência e os seus conhecimentos no palco principal do evento internacional.

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“No QSP SUMMIT 2024, oferecerá insights valiosos sobre a reconceptualização das organizações, sublinhando a necessidade de abordagens inovadoras em liderança e estratégia para a criação de entidades ágeis e pioneiras”, adianta a organização do evento em comunicado de imprensa. Ravin Jesuthasan, Gonçalo Nascimento, Christina Stathopoulos, Filipa Appleton, Kindra Hall, Rodrigo Guedes de Carvalho e Lídia Jorge são outros dos oradores já confirmados.

“Rethinking organizations” foi o nome dado a esta edição do QSP SUMMIT, uma das maiores conferências mundiais para gestores e profissionais de gestão e marketing. “Este ano, o evento, que pretende atrair mais de 3.500 participantes, conta com mais de 90 oradores nacionais e internacionais [no programa], distribuídos por sete palcos, bem como uma área de exposição que apresentará mais de 130 marcas de diversos setores industriais”, refere ainda o documento.

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Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier

O ‘streamer’ e comentador de videojogos espanhol (na foto), que tem 78,7 milhões de seguidores nas redes sociais, aliou-se à marca para promover o mercado da beleza junto do público masculino

Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier. O produtor de conteúdos, ‘streamer’ e comentador de videojogos, nascido em Bilbau há 30 anos, tem 78,7 milhões de seguidores nas redes sociais, e protagoniza a nova campanha digital da marca de cosmética, que já está a ser divulgada em Espanha, embora ainda tenha chegado a Portugal.

“Ibai Llanos é um dos ícones da geração Z e da Alfa. Com uma audiência 79,5% masculina, junta-se à nossa família com o objetivo de promover e capitalizar o mercado da beleza e do autocuidado também no público masculino”, explica a Garnier em comunicado de imprensa.

 

 

Seguido por 21,2 milhões no TikTok, 12,8 milhões no YouTube, 10,9 milhões no Instagram e 414 mil no Facebook, o ‘streamer’, que é uma celebridade no país vizinho, chega a públicos de diferentes gerações. “No último ano, Ibai Llanos tornou-se num representante de um estilo de vida saudável, graças ao seu desafio de mudança física, que partilha através das redes sociais, inspirando milhões de pessoas a adotar rotinas mais saudáveis”, refere o documento.

A parceria com a Garnier estende-se ao Porcinos CF, equipa da Kings & Queens League presidida por Ibai Llanos, sendo o único patrocinador de beleza da equipa, a quem irá disponibilizar produtos de cuidados capilares, ‘skincare’, coloração e proteção solar.

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Head Value compra 51% da M2Bewear para internacionalizar Sanjo

Hélder Pinto e José do Egipto (na foto, à esq.), cofundadores da M2Bewear, apostam na parceria com o empresário Carlos Palhares (à dir.), CEO da Head Value, para tornar a Sanjo mais competitiva

A Head Value, holding liderada pelo empresário Carlos Palhares, reforça o portefólio de investimentos com a aquisição de 51% da M2Bewear, empresa portuguesa que detém a Sanjo e um negócio dedicado a equipamentos de proteção individual. A operação acelera o crescimento e internacionalização dos negócios e marcas da M2Bewear, para a empresa avançar para a estratégia de aumento das exportações.

“Temos pela frente o desafio da internacionalização e a melhoria contínua do produto num país tão rico no conhecimento da indústria do calçado”, esclarece Carlos Palhares, presidente da Head Value, citado em comunicado de imprensa.

Fundada em 1993, a Sanjo foi revitalizada em 2019 pelos empresários Hélder Pinto e José do Egipto, que se mantêm como acionistas da M2Bewear. Além de desenvolver o ‘rebranding’ que relançou a marca, a dupla investiu no design e na melhoria técnica do produto, alocando €150 mil anuais à promoção da Sanjo. A entrada da Head Value no capital acionista da M2Bewear é determinante para o crescimento da empresa.

“A experiência que a holding tem na internacionalização das suas participadas é uma mais-valia, pois este será um dos pilares desta nova fase da Sanjo”, sublinha Hélder Pinto, cofundador da M2Bewear, empresa de Braga com centro de produção em Felgueiras. “A aposta na digitalização e na inovação, desde a experiência de compra até à personalização do produto, também permitirá fortalecer a relação com os consumidores e tornar a marca mais competitiva num mercado global”, realça José do Egipto, outro dos fundadores da empresa.

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Grupo Havas reforça dados, tecnologia e análise com CSA

A oferta principal da CSA abrange três serviços complementares: CSA Consult (consultoria estratégica), CSA Tech (ferramentas e serviços digitais) e CSA Science (ferramentas de medição e análise)

A CSA, empresa global de consultoria em tecnologia, dados e análise do grupo Havas, está a ser lançada em Portugal, com uma abordagem centrada e adaptada ao cliente, e orientada para os resultados no domínio dos dados, tecnologia e análise.

“Com soluções de dados e tecnologia ponta a ponta, e parcerias líderes com a Google e a Salesforce, a CSA ajuda as empresas em todos os níveis de maturidade de dados na criação de soluções de marketing centradas no cliente e orientadas para os resultados que proporcionam uma visão completa da viagem do consumidor”, avança a CSA em comunicado de imprensa.

A oferta principal da CSA abrange três serviços complementares: CSA Consult (consultoria estratégica), CSA Tech (ferramentas e serviços digitais) e CSA Science (ferramentas de medição e análise). “O nosso objetivo é simplificar até o mais complexo, demonstrando aos clientes que os dados não são um custo, mas sim um investimento necessário e valioso para a sua transformação digital”, argumenta Guilherme Coelho, sócio gerente da CSA em Portugal, citado em comunicado de imprensa.

“Para proporcionar uma experiência ágil, a CSA ativa a estratégia Converged da Havas, onde o grupo quer investir mais de €400 milhões nos próximos anos, com o intuito de construir pontes entre criatividade, media e tecnologia, para responder à necessidade do cliente de soluções de comunicação multifuncionais e totalmente integradas, que sejam interoperáveis com os seus sistemas”, explica o comunicado.

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Casa do Passadiço assina bar da Aquazzura em Roma

A marca italiana de calçado escolhe o atelier de design de Braga para projetar a experiência de marca, que inclui azulejos portugueses, personalizados com motivos citrinos (nas fotos), pintados à mão por artesãos da Viúva Lamego

A Casa do Passadiço assina o conceito estético do bar que a marca italiana Aquazzura está a abrir no pátio do Hotel de Russie, em Roma. O estúdio de design bracarense, liderado pelas irmãs Cláudia e Catarina Soares Pereira, inspira-se na coleção de loiça de porcelana Secret Garden, da Aquazzura Casa, para conceber o primeiro Aquazzura Bar, espaço de experiência de marca, que alia as referências da costa amalfitana à tradição artesanal portuguesa.

“A nossa criação evoca o estilo de vida da ‘dolce vita’, trazendo um toque da riviera italiana para Roma. O móvel do bar e o painel traseiro com motivos de limão foram feitos à medida e pintados à mão pelos artesãos da Viúva Lamego, seguindo o nosso design”, explica em comunicado de imprensa a Casa do Passadiço, que é responsável pelo design de todas as lojas da Aquazzura.

A Casa do Passadiço nasce em 1992, quando Catarina Rosas transforma um solar do século XVIII no coração da cidade de Braga, num showroom e funda o atelier de arquitetura e design de interiores de luxo, que agora as filhas Cláudia e Catarina Soares Pereira dão continuidade. Além de Portugal, o atelier é responsável por trabalhos em Paris, Londres, Florença, Milão, Miami, Dubai, Qatar, São Paulo, Madrid e Nova Iorque, entre residências privadas e lojas de luxo na Europa, Médio Oriente e Estados Unidos.

O novo espaço projetado em Roma funciona entre abril e novembro e está instalado no hotel do Rocco Forte Hotels. Fundado em 1996, o grupo hoteleiro conta com quinze hotéis de luxo, nas principais cidades europeias. A Aquazzura é fundada em 2012 por Edgardo Osorio, designer colombiano, e é uma das marcas de calçado procuradas por celebridades como Kate Moss, Kendall Jenner, Cindy Crawford e Kate Middleton.

“Sempre fui um apaixonado por interiores e por hospitalidade. Para mim, receber é um ato de amor, uma vez que criamos uma experiência para os convidados, desde a música à comida e à forma como a mesa está posta. Sempre tive o sonho de transportar o mundo da Aquazzura para um espaço de hospitalidade”, revela Edgardo Osorio, designer colombiano fundador da Aquazzura, citado no WWD.

 

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47% das marcas com vendas omnicanal não fazem campanhas de conversão

Worten, Ikea e Decathlon são as empresas que lideram em Portugal as vendas em múltiplos canais, mas a personalização e a experiência de cliente são oportunidades que não têm sido aproveitadas

Só 53% das marcas com estratégias de venda omnicanal é que fazem campanhas de conversão com recurso a ‘lead ads’ e ‘product ads’ em Portugal, embora 82% invistam regularmente em campanhas digitais para aumentarem a notoriedade, avança a primeira edição do Omnichannel Index Portugal 2025, da Impact Commerce, consultora de comércio eletrónico escandinava.

“As marcas de retalho omnicanal têm uma forte presença digital, mas falta-lhes estratégia”, refere o relatório, que revela que 75% utilizam anúncios de ‘display’ e que 90% das empresas publicam regularmente nas redes sociais, ainda que só 57% estejam ativas em plataformas emergentes, como o TikTok.

José Balça, sócio e diretor executivo da Impact Commerce em Portugal, evidencia que os consumidores se mostram dispostos a gastar 2,2 vezes mais numa empresa que aposta em vários pontos de venda do que aquelas que se apresentam num único canal.

“Portugal está numa fase de grande transformação, as empresas estão em fases diferentes, mas têm apresentado um forte desempenho em áreas que se mostram importantes para os consumidores, como a entrega no próprio dia, opções de pagamento ou a privacidade dos dados”, explica José Balça, citado em comunicado de imprensa.

A consultora prevê que o negócio omnicanal venha a gerar um volume de negócios de €5 mil milhões este ano e que continue a crescer até aos €7 mil milhões até 2029. O estudo, que identifica a Worten, a Ikea e a Decathlon como as três empresas que lideram o retalho omnicanal em Portugal, aponta todavia falhas na velocidade e na acessibilidade digital, com 39% das empresas a possuírem plataformas lentas.

“Só 61% é que carregam o ‘site mobile’ em menos de 2,5 segundos, um fator crítico para a retenção de utilizadores, sendo que apenas 8% atingem um ‘accessibility score’ de 90/100, revelando lacunas na experiência digital inclusiva”, adverte a Impact Commerce.

Segundo a consultora, só 16% das empresas é que registaram um crescimento nas pesquisas das marcas superiores a 10% nos últimos 12 meses, com 61% das empresas a aumentarem o tráfego orgânico em, pelo menos, 10% no último ano.

Só 10% das empresas incentivam a fidelização

Para a Impact Commerce, a personalização e a experiência de cliente são “oportunidades que não têm sido aproveitadas” em Portugal, porque 98% das empresas que operam no mercado nacional cumprem as regras de consentimento de ‘cookies’, através da exibição de ‘banners’ explicativos, mas apenas 10% incentivam ativamente a adesão a programas de fidelização através do site.

“Apenas 20% das marcas mostram recomendações personalizadas na ‘homepage’, sendo que só 49% promovem o ‘upselling’ e o ‘cross-selling’ na página do produto”, refere a análise, que revela que 98% das empresas asseguram a entrega no próprio dia em grandes cidades e que 88% disponibilizam um serviço de ‘click & collect’, mas só 24% garantem recolha em menos de quatro horas”.

Em Portugal, ainda de acordo com a análise, 86% das lojas permitem que os funcionários façam uma encomenda online para envio ao cliente, “mas apenas 2% aceitam pagamentos móveis sem terem de se deslocar à caixa”.

O índice da Impact Commerce analisa 70 pontos de contacto em 50 empresas, é elaborado em parceria com a Adyen, a Algolia, o Shopify e o Storyblok, de forma a abordar a realidade comercial omicanal nos Países Baixos, na Bélgica, na Finlândia e em Portugal, uma estreia em 2025.

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Ellephant é a nova agência de comunicação da Sport Zone

Esta parceria é um passo estratégico da Sport Zone, que procura reforçar a ligação com os consumidores e explorar novas oportunidades no setor desportivo

A Ellephant passa a gerir a comunicação estratégica da Sport Zone, do ponto de vista das relações públicas, com o propósito de consolidar a presença da marca no mercado. A agência ficará ainda responsável pela divulgação de eventos e ações que reforcem a comunicação da Sport Zone.

Marta Pereira, CEO da Ellephant Comunicação, destaca o potencial desta parceria: “Assumimos o desafio de encontrar ganchos de comunicação e criar um ‘storytelling’ alinhado com a marca que impulsione oportunidades estratégicas, transmita a inovação, proximidade com o público e o dinamismo que caracterizam esta marca de referência”.

Esta parceria com a Ellephant Comunicação marca um novo passo estratégico da Sport Zone, que procura reforçar a ligação com os consumidores e explorar novas oportunidades para fortalecer a marca no setor desportivo.

“Com criatividade e inovação, esta parceria vai permitir-nos reforçar a nossa presença no mercado e comunicar de forma ainda mais autêntica os valores que nos definem”, destaca Catarina Gomes, especialista em relação públicas e marketing de influência da Sport Zone.

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MC escolhe Marisa Liz para promover saúde mental

A música ‘O Primeiro Passo’ de Marisa Liz (na foto, à esq.) é parte da estratégia de comunicação interna da empresa de retalho e distribuição da Sonae, para ajudar os colaboradores a identificar e superar desafios de saúde mental

Reforçando a promoção do bem-estar e saúde mental dos colaboradores da MC, a empresa de retalho e distribuição da Sonae desafia a cantora Marisa Liz a compor uma música que alerte para a temática, que está disponível nas plataformas de ‘streaming’ e redes sociais da MC.

“Enquanto maior empregador privado em Portugal, a MC foca-se todos os dias no bem-estar e saúde mental das suas pessoas. A empresa tem vindo a realizar um caminho coeso na promoção de um ambiente de trabalho saudável, na promoção de relações interpessoais positivas e numa cultura coletiva colaborativa”, explica a MC em comunicado de imprensa.

A música ‘O Primeiro Passo’ pretende criar uma ligação emocional, com um sentimento de identidade, que forneça direção e propósito, para elevar o espírito coletivo. A MC justifica a escolha de Marisa Liz por ser uma personalidade conhecida pelo envolvimento com o tema, convidando-a a “compor uma música que transmitisse empoderamento a todas as pessoas, para darem o primeiro passo na procura de ajuda e que entendam que este primeiro passo pode ser essencial no bem-estar”, refere o comunicado.

Filipa Alves Rocha, líder de área da MC para a saúde, ergonomia, segurança no trabalho e pessoas, considera que “as empresas que investem no bem-estar e na saúde mental dos seus colaboradores, para além da responsabilidade social, assumem uma estratégia essencial para o sucesso sustentável das organizações”, defendendo que “ao promover a sensibilização e partilhar informação sobre o tema estamos a contribuir para o combate ao estigma, a literacia em saúde, a melhoria da qualidade de vida dos nossos colaboradores e, também, a fortalecer a empresa”.

Esta iniciativa junta-se a outros projetos de comunicação interna da MC, que têm como objetivo ajudar os colaboradores a identificar os primeiros sinais de alerta e apoiar no processo de superação. Criado em 20221, o #PrecisamosFalar, por exemplo, é um programa que inclui podcasts, webinars e workshops, assim como um centro de recursos onde os funcionários têm acesso a conteúdos sobre temáticas relacionadas com a importância da saúde mental.

A MC tem também uma formação específica para lideranças sobre primeiros socorros em saúde mental e um compromisso com a Good Work Alliance, do World Economic Forum, que prevê a formação de todas as chefias da empresa até ao final de 2025.

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Renova patrocina Olímpiadas Portuguesas de Matemática

O objetivo é apoiar o desenvolvimento da criatividade, pensamento lógico, capacidade de resolução de problemas e excelência intelectual. O concurso de resolução de problemas de matemática termina com a final em Santa Maria da Feira (na foto)

A Renova reafirma o compromisso com o talento jovem e o pensamento crítico ao patrocinar, pelo segundo ano consecutivo, as Olimpíadas
Portuguesas de Matemática (OPM), em linha com o espírito criativo e de inovação que a marca de papel higiénico segue.

“Acreditamos que o futuro pertence a quem pensa diferente, a quem faz perguntas e a quem procura novas formas de ver o mundo. Apoiar as Olimpíadas Portuguesas de Matemática é apoiar talento, curiosidade e o espírito crítico das novas gerações.  É apostar em mentes brilhantes que podem mudar o mundo — algo que está no ADN da Renova”, defende Paulo Pereira da Silva, presidente do conselho de administração da Renova, citado em comunicado de imprensa.

Organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), as OPM decorrem iniciam em novembro de 2024 e terminam em abril de 2025, envolvendo cerca de 25 mil estudantes de todo o país. A grande final nacional a 6 de abril, em Santa Maria da Feira, reúne os melhores talentos matemáticos de diferentes níveis de ensino, com a parceria a ser mantida até 2026.

A Renova encara este patrocínio como “uma extensão natural dos seus valores, promovendo o desenvolvimento de competências como a criatividade, o pensamento lógico, a capacidade de resolução de problemas e a excelência intelectual — pilares essenciais numa empresa que valoriza a curiosidade e o engenho”, refere o comunicado.

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Feeders entrega marketing e crescimento a Manuel Rito

“O seu ‘know-how’ em marketing estratégico e gestão de marca vão permitir-nos crescer de forma mais estruturada e ambiciosa”, sublinha Duarte Silva, sócio do estúdio de arquitetura efémera

Manuel Rito (na foto) é o novo diretor de crescimento e de marketing do Feeders, estúdio criativo de arquitetura efémera especializado no desenvolvimento de espaços para marcas. Além da missão de criar o departamento de marketing, o responsável tem também o desafio de estruturar a área comercial da empresa.

“Acreditamos que o Manuel Rito tem o perfil ideal para este novo ciclo do estúdio. O seu ‘know-how’ em marketing estratégico e gestão de marca, vão permitir-nos crescer de forma mais estruturada e ambiciosa, reforçando a essência criativa que nos distingue”, salienta Duarte Silva, sócio do Feeders, citado em comunicado de imprensa.

Manuel Rito soma mais de uma década de experiência em marketing, ‘branding’ e liderança de equipas, tendo ocupado cargos de direção em várias empresas. Na VML, liderou a conta da Vodafone. No Selina, desempenhou funções globais e regionais de direção de marketing e vendas em mercados como Portugal, Reino Unido e Israel.

A par do desenvolvimento de campanhas integradas, Manuel Rito também tem experiência em gestão de redes sociais, comércio eletrónico, performance e CRM. “Com passagem por marcas como a Nos, o Continente e a Ogilvy, combina uma visão estratégica com uma forte capacidade operacional e um foco em resultados”, esclarece Duarte Silva. Manuel Rito também é professor convidado na ISEG Executive Education, nas áreas de comunicação, marketing digital e ‘design thinking’.

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Dua Lipa apresenta os ténis Puma Speedcat Brown

A cantora, embaixadora da Puma, apresenta um novo modelo da marca, lançado originalmente há 25 anos e inspirado nas corridas de automóvel

A cantora e compositora Dua Lipa, embaixadora da Puma, apresenta os novos ténis Speedcat Brown. A campanha publicitária já está a ser divulgada nas redes sociais, para promover o modelo Speedcat nas cores ‘Haute Coffee’ e ‘Royal Blue’ e os Speedcat Ballerina, disponíveis a partir de 10 de abril

Segundo a marca, o anúncio mostra Dua Lipa em viagem, ao volante de um automóvel clássico “com paragens espontâneas ao longo do caminho em restaurantes e outros locais emblemáticos à beira da estrada”. A ‘roadtrip’ permite destacar os Speedcat na versão castanho, juntamente com outras interpretações do modelo.

Os Puma Speedcat, lançados originalmente há 25 anos e inspirados nas corridas de automóvel, foram reintroduzidos no verão de 2024, conquistando a atenção de celebridades.
Desde então, a marca tem vindo a redefinir este modelo icónico através de colaborações exclusivas e lançamentos de edição limitada, evoluindo a cada versão.

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