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Hyundai regressa à Cidade do Rock como carro oficial

A Hyundai regressa à Cidade do Rock como viatura oficial do Rock in Rio Lisboa. A renovação do compromisso entre a marca sul-coreana e o festival vem alinhar o posicionamento […]

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A Hyundai regressa à Cidade do Rock como viatura oficial do Rock in Rio Lisboa. A renovação do compromisso entre a marca sul-coreana e o festival vem alinhar o posicionamento do Rock in Rio Lisboa, ‘Por um mundo melhor’, com o posicionamento da Hyundai, ‘Progresso pela humanidade’. O objetivo é reforçar o compromisso da marca sul-coreana com “a música e a cultura, assim como a promoção de uma mensagem de inovação e progresso pela humanidade, impulsionando mudanças positivas em direção a um futuro melhor”, justifica a Hyundai em comunicado de imprensa.

No Rock in Rio, os festivaleiros vão poder contar com diversos espaços da Hyundai, que funcionarão como um centro de inovação e tecnologia. A marca vai estar presente com uma exposição imersiva dos últimos lançamentos em modelos eletrificados. Além da exposição, a Hyundai está a preparar o lançamento de uma série de ativações e iniciativas exclusivas, em colaboração com os organizadores do festival, com o objetivo de enriquecer a experiência dos visitantes.

Para Paulo Ferreira, diretor de comunicação da Hyundai Portugal, “a renovação desta parceria, é motivo de orgulho, pelo que reafirma o compromisso da Hyundai na ligação ao Rock in Rio, acreditamos que a mobilidade sustentável é fundamental para o progresso da humanidade”. O responsável avança ainda em comunicado de imprensa que, “estamos muito satisfeitos por renovar a nossa parceria com o Rock in Rio Lisboa, uma ligação que nos permite celebrar a música e a cultura e promover, simultaneamente, uma mensagem importante de sustentabilidade e responsabilidade ambiental”.

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Carlos Verduras nomeado novo diretor de marketing da Michelin Portugal e Espanha

O profissional, que conta cerca de 15 anos de experiência no setor dos pneus e é membro do comité de direção da Michelin IB, vai ter a responsabilidade de fortalecer a imagem do grupo na região ibérica. Carlos Verduras iniciou o percurso profissional no marketing na Microsoft, desenvolvendo a sua carreira nas áreas comerciais, operacionais e de marketing

Carlos Verduras é o novo diretor de marketing da Michelin para Portugal e Espanha. O profissional, que conta cerca de 15 anos de experiência no setor dos pneus e é membro do comité de direção da Michelin IB, vai ter a responsabilidade de fortalecer a imagem do grupo na região ibérica.

Licenciado em administração e direção de empresas pela Universidad Autónoma de Madrid, Carlos Verduras iniciou o percurso profissional no marketing na Microsoft, desenvolvendo a sua carreira nas áreas comerciais, operacionais e de marketing, em relação direta com clientes e gerindo equipas. Em 2010 integrou a Euromaster, empresa do grupo Michelin em que ocupou diversos cargos. Mais recentemente exerceu funções como diretor de marketing e comunicação da Euromaster para Portugal e Espanha.

“É uma honra, e um verdadeiro desafio, passar a fazer parte da Michelin, marca de referência a nível mundial, e líder indiscutível no mercado ibérico. Temos muitos e grandes desafios pela frente, como continuar a liderar a mudança do sector mediante a nossa estratégia centrada na qualidade dos nossos produtos e na sustentabilidade, num mercado em que o foco no cliente, e na sua satisfação, assumem maior relevância do que nunca”, afirma Carlos Verduras em comunicado.

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Nuno Fernandes Thomaz é reeleito presidente da Centromarca

João Potier, diretor-geral da Mundiarroz, e Luis Moreira, diretor comercial da Super Bock integram a nova direção da Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca, para o triénio de 2024-2026. A harmonização do IVA à taxa mínima para produtos da área agroalimentar, a defesa da marca como crucial para diferenciação, valorização e liberdade de escolha do consumidor, e o fortalecimento do vínculo com empresas associadas são alguns dos dossiês prioritários

Nuno Fernandes Thomaz foi reeleito para o terceiro mandato na liderança da Centromarca, Associação Portuguesa de Empresas de Produto de Marca, que cumprirá até 2026. Para o primeiro dos três anos de mandato, Nuno Fernandes Thomaz define como prioridades a organização do 3.º Congresso das Marcas, a sensibilização das forças políticas para os principais dossiers e temas da Centromarca, nomeadamente as vantagens de uma harmonização do IVA, à taxa mínima, para todos os produtos da área agroalimentar, o acompanhamento do Regulamento UE sobre prazos de pagamento, a defesa da marca como crucial para diferenciação, valorização e liberdade de escolha do consumidor, o fortalecimento do vínculo com empresas associadas e a atração de novos associados relevantes, adianta a Centromarca em comunicado de imprensa.

Além da reeleição de Nuno Fernandes Thomaz, João Potier, diretor-geral da Mundiarroz, e Luis Moreira, diretor comercial da Super Bock, foram integrados na nova direção para o triénio de 2024-2026, que é composta por 14 representantes de empresas associadas.

Os membros substituídos ocuparão novas posições nos órgãos sociais da associação. No próximo mandato, Nuno Pinto de Magalhães, presidente do conselho de administração da Central de Cervejas, assume a presidência da mesa da Assembleia Geral da Centromarca, enquanto Rui Silva, CEO da Nobre, vai presidir ao Conselho Fiscal.

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Drummer desenvolve nova imagem da Bondstone

A agência de criatividade da Lift foi a escolhida pela criar a nova identidade visual da sociedade gestora de fundos portuguesa que se dedica à aplicação de investimento estrangeiro no mercado imobiliário europeu

A Bondstone escolheu a Drummer, agência de criatividade da Lift, para desenvolver a nova imagem da sociedade gestora de fundos portuguesa, que se dedica à aplicação de investimento estrangeiro no mercado imobiliário europeu. “Reflexo do momento de consolidação do negócio e renovação do propósito da empresa, a nova identidade assinala uma nova fase, em que a empresa, que se pretende afirmar no mercado internacional, se prepara para lançar novos projetos”, informa a Lift em comunicado.

Rock Solid, a assinatura da companhia, é agora reforçada. “Com esta mudança, a marca evolui de um posicionamento mais clássico e institucional, adotando uma nova atitude que privilegia o desempenho e a agilidade, combinando a experiência e o conhecimento com a audácia e a energia de uma equipa jovem e talentosa, que concretiza o seu slogan como uma certeza para os seus investidores, clientes, colaboradores, parceiros e comunidade”, refere o documento.

“Estamos a entrar numa nova era, marcada pela evolução do negócio. Este é o momento certo para reforçar a solidez da nossa marca, com uma imagem mais contemporânea e ousada, alinhada com o nosso posicionamento e atitude. Com este rebranding, reafirmamos os nossos valores junto dos nossos investidores, clientes, parceiros e equipa, na expetativa de continuar a criar mais e cada vez melhores projetos para o mercado português”, justifica também Leonor Magalhães, diretora de marketing executiva da Bondstone.

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Atelier Impresa reforça aposta no marketing de influência com criação da agência Óbvio

Madalena Belo, até aqui coordenadora da Atelier Impresa Talentos, lidera a nova agência de talentos da Impresa, que arranca com 12 agenciados. A capacidade de aliar o marketing de influência digital à televisão é uma das vantagens competitivas

Criada originalmente em 2023, a Atelier Impresa Talentos acaba de dar origem à Óbvio, a agência de talentos e marketing de influência que a empresa da Impresa apresentou publicamente a 10 de abril, em Paço de Arcos. Liderada por Madalena Belo, até aqui coordenadora da Atelier Impresa Talentos, arranca com 12 agenciados e a ambição de dar continuidade a colaborações com marcas como Ferrero Rocher, Leroy Merlin, EDP, Emma e Continente.

“Não crescem como cogumelos, mas existem atualmente muitas agências. Nós, pelas mais-valias que temos, pela expertise da Impresa e pelos estúdios, temos uma unique selling proposition que nos distingue das outras, porque temos a capacidade de estar neste meio de uma forma muito orgânica”, justifica, em declarações ao Meios & Publicidade, Mónica Serrano, diretora de marketing e comunicação da Impresa e diretora do Atelier Impresa.

“Não somos uma agência nova que vai agora aprender. Nós temos 30 anos de experiência e de contacto com talentos”, sublinha a responsável. “Temos uma equipa permanente que, através da Atelier Impresa Talentos, já fazia o contacto com as marcas e com os agentes e vai continuar a fazê-lo, porque não temos o mercado todo e queremos trabalhar com toda a gente. Há é aqui uma mais-valia para nós, que passamos a ter mais uma área de negócio”, refere ainda.

Além dos atores Renato Godinho, Filipa Areosa e Pedro Granger, a Óbvio passa a gerir também a carreira do humorista e apresentador Marco Horácio e de criadores de conteúdos digitais como a humorista Mónica Vale de Gato, o youtuber Miguel Pinto Ferreira, o jogador de hóquei em patins Ângelo Girão, o Insónias em Carvão, a apresentadora e treinadora pessoal Inês Abrantes, o locutor de rádio Renato Duarte e a autora e aspirante a atriz Diana Ginja.

O número de agenciados deverá aumentar nos próximos meses. “Não temos um objetivo definido, queremos crescer consistentemente. Se chegarmos ao final do ano com 25 a 30 agenciados, estaremos bem”, afirma Mónica Serrano. “Gostava de crescer muito”, assume, contudo, Madalena Belo. Em agenciados e em negócio. “As marcas estão a pedir muito estratégias de marketing de influência com os nossos mas também com outros nomes”, refere.

“Nós temos a vantagem de complementar as propostas que apresentamos com televisão, que é algo que as marcas nos pedem muito e que valorizam. Temos trabalhado muito com o Pingo Doce. A nossa agenciada Mónica Vale de Gato trabalha muito com eles. O Gastão Reis, o nosso influenciador apaixonado por cozinha, trabalha muito com marcas com a Tabasco e a Lipton e fechou agora um grande contrato com o Intermarché”, revela ainda a responsável.

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LLYC lança ferramenta de IA para estratégias de marketing mais eficazes

O AI Media Activation posiciona-se para a utilização de dados em primeira mão, escalabilidade, transição para um ambiente sem cookies e para o omnicanal, No retalho, engloba a planificação estratégica de públicos-alvo e canais, a otimização de campanhas, a análise avançada e a personalização da experiência do cliente. O planeamento de meios é outra das funcionalidades

A LLYC acaba de lançar o AI Media Activation, uma ferramenta que parte de tecnologias Martech e AdTech potenciadas por inteligência artificial (IA), que quer melhorar a eficácia das estratégias de marketing e de compra publicitária. Otimizar a planificação, a ativação e a análise das campanhas de marcas, bem como a geração e a conversão de leads, são os objetivos da ferramenta, que se adapta às tecnologias e funcionalidades de cada cliente.

Num panorama empresarial cada vez mais competitivo, e orientado para os dados na otimização de ações de branding e de aquisição de clientes, o AI Media Activation posiciona-se para a utilização de dados em primeira mão, escalabilidade, transição para um ambiente sem cookies e para o omnicanal, adianta a LLYC em comunicado de imprensa.

No setor do retalho, o AI Media Activation engloba desde a planificação estratégica de públicos-alvo e canais, e a otimização de campanhas, passando pela análise avançada e personalização da experiência do cliente. A ferramenta tira ainda partido da eficiência da geração e conversão de leads através de modelos de scoring dinâmicos. Este módulo permite otimizar as estratégias de marketing e vendas, para capturar e converter leads de alta qualidade de forma mais eficaz, explica a consultora em nota de imprensa.

O planeamento de meios é uma das outras funcionalidades do AI Media Activation. Nesse âmbito, a arquitetura de dados e de funções da ferramenta modifica a planificação e execução das estratégias de meios para as marcas. Segundo a LLYC, com a utilização de tecnologias de vanguarda em IA e machine learning, a ferramenta pode otimizar os esforços de notoriedade de marca, assegurando que cada campanha alcança o potencial máximo, com um equilíbrio entre custos, cobertura e afinidade.

“O AI Media Activation representa um passo em frente na nossa procura de excelência operativa e eficácia publicitária. Ao consolidar diversas ferramentas num único ambiente, este conjunto de ferramentas melhora não só a nossa capacidade para gerir processos, mas também permite responder proativamente aos desafios em constante mudança e às necessidades específicas dos nossos clientes”, afirma César Díez, diretor de paid & performance Europa na LLYC.

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A Nossa Escolha é o novo podcast do prémio Escolha do Consumidor (com vídeo)

O primeiro episódio estreia a 10 de abril com a SportZone, Medicare, BodyConcept e KeepWells, numa conversa conduzida por Ricardo Martins Pereira. Duas quintas-feiras por mês é lançado um novo episódio nas plataformas digitais YouTube e Spotify

A Nossa Escolha é o novo podcast do prémio Escolha do Consumidor, que é conduzido por Ricardo Martins Pereira, fundador das revistas NiT e MAGG. Neste projeto, as marcas vencedoras do prémio Escolha do Consumidor 2024 podem partilhar as suas histórias e experiências.

O primeiro episódio estreia quarta-feira, 10 de abril, e vai contar com a presença de responsáveis de marcas da área de saúde e bem-estar, como SportZone, Medicare, BodyConcept e KeepWells, numa conversa que vai dar a conhecer curiosidades e factos sobre estas marcas. O podcast, apresentado em formato de vídeo, é lançado quinzenalmente, com um novo episódio nas plataformas digitais YouTube e Spotify todas as quintas-feiras.

“A aposta neste formato vai dar outra dimensão às marcas que estão presentes no dia-a-dia da maioria dos portugueses, fortalecendo assim a relação com os consumidores. Um novo meio que permite explorar os diferentes lados das marcas, ficando a conhecer um pouco dos bastidores das mesmas e quais os principais desafios que enfrentaram para chegar até onde estão hoje. Com esta iniciativa pretendemos aproximar ainda mais os consumidores das marcas para que possam descobrir quem está por detrás de algumas das suas marcas preferidas e as suas melhores histórias”, refere Cristiana Faria, diretora de marketing da Consumer Choice, empresa que atribui os prémios Escolha do Consumidor, que avalia e classifica marcas com base na satisfação e aceitação dos consumidores.

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FPF e Continente prolongam parceria até 2030

Continente renova acordo de venda de bilhetes com desconto para os jogos das seleções nacionais de futebol, bem como o patrocínio à Liga BPI e a parceria oficial para a alimentação e nutrição da FPF

O Continente acaba de renovar o contrato de patrocínio à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), até à próxima competição internacional organizada por Portugal, o Mundial de Futebol 2030.

Paralelamente, foi renovado o acordo de venda de bilhetes com desconto para os jogos das seleções nacionais de futebol, bem como o patrocínio ao campeonato nacional feminino, a Liga BPI. O novo acordo foi assinado por Fernando Gomes, presidente da FPF, e Luís Moutinho, CEO da MC, nas instalações da FPF, em Oeiras.

A parceria entre as duas marcas nacionais tem o objetivo de continuar a democratizar o acesso ao desporto e momentos em família, proporcionando, experiências únicas aos clientes do Continente, através da comercialização de bilhetes nas suas lojas, com descontos associados, materializando o compromisso da marca Continente de que o futebol pode ser para toda a gente, afirma a marca em comunicado de imprensa.

Desde o início da parceria, em 2010, e até ao final de 2023, os descontos oferecidos através da venda de bilhetes corresponderam, em média, a mais de 6 milhões de euros e permitiram encher os 10 maiores estádios do país para apoiar a seleção nacional.

Além de patrocinador oficial da seleção masculina e sub-21, da seleção feminina e sub-19, 17, 16 e 15, o Continente estende agora o seu patrocínio à Liga BPI, pretendendo garantir a união equitativa do país e a igualdade de oportunidades. Adicionalmente, a marca vai se manter como parceiro oficial para a alimentação e nutrição.

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Hill & Knowlton Portugal produz programa sobre nutrição infantil para a Cerelac

Alice Trewinnard, influenciadora e criadora de conteúdos com 354 mil seguidores no Instagram, é a apresentadora de Com Papas na Língua. A primeira temporada do formato digital é constituída por sete episódios

Para promover a gama de papas infantis Cerelac Seleção da Natureza 0% Açúcares Produzidos & Adicionados, lançada em outubro do ano passado, a Cerelac acaba de estrear Com Papas na Língua, um programa sobre nutrição infantil e parentalidade apresentado por Alice Trewinnard, influenciadora e criadora de conteúdos com 354 mil seguidores. A primeira temporada, com conceção, direção criativa e produção da Hill & Knowlton Portugal, é constituída por sete episódios.

“Em cada episódio, Alice Trewinnard recebe uma convidada para uma conversa descontraída e informal, abordando temas como a introdução alimentar, as primeiras interações do bebé com o mundo e até a saúde mental das mães e dos pais. Entre os rostos conhecidos a integrar esta minissérie estão Mafalda Sena, Mariana Seara Cardoso, Filipa Maló Franco e Marisa Matos, que irão partilhar as suas experiências e pontos de vista relativamente à parentalidade”, informa a Cerelac em comunicado.

Para além do perfil de Instagram da marca, a produção digital também está a ser divulgada no perfil de Instagram de Alice Trewinnard. A iniciativa insere-se na estratégia de marketing de influência que a insígnia tem vindo a desenvolver nos últimos anos. “Este investimento tem ganho mais peso ano após ano. No nosso caso, já chega aos dois dígitos. Nunca houve uma regressão e eu antevejo que continue a crescer”, assume, ao Meios & Publicidade, Sara Cardoso, gestora de marca da Cerelac.

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Social Animals assume as redes sociais da ZU

A marca da MC visa solidificar o seu compromisso em oferecer conteúdo original e cativante aos seus seguidores nas redes sociais

A Social Animals vai gerir as redes sociais da ZU, marca de retalho da MC que se dedica ao bem-estar e aos cuidados de saúde de cães e gatos. A agência de publicidade digital fica responsável pelas contas de Instagram e de Facebook da ZU, bem como pelo lançamento da marca no TikTok.

A aposta nesta rede social reflete a crescente importância da plataforma junto dos consumidores, oferecendo uma oportunidade para a ZU se conectar com o seu público de forma mais dinâmica e criativa, afirma a marca da MC em comunicado de imprensa.

A marca pretende com esta parceria solidificar o compromisso em oferecer conteúdo original e cativante aos seus seguidores nas redes sociais. O primeiro conteúdo já foi lançado no TikTok e apresenta, a partir das lojas e com a participação de colaboradores da ZU, alguns produtos e serviços que um cliente pode encontrar nos espaços da marca.

“A Social Animals, com a sua vasta experiência e o conhecimento especializado que tem no setor, permitir-nos-á otimizar a nossa estratégia de redes sociais bem como alcançarmos os nossos objetivos de negócio de modo crescente e eficaz”, refere ainda Diana Makhniy, responsável de marketing da ZU, acrescentando que “o TikTok representa uma nova e empolgante forma de interagir com a nossa comunidade”.

“Estamos muito entusiasmados por, através desta aposta, podermos oferecer aos nossos clientes uma experiência ainda mais envolvente e relevante nas redes sociais, com conteúdo original, cativante e interativo”, acrescenta a responsável”.

“Há muito que deixou de ser a ‘app dos miúdos’ para passar a ser uma plataforma de entretenimento democrática e com uma grande abrangência etária. A chegada da ZU a esta plataforma é um desafio tremendo e divertido, até porque animais e redes sociais são sempre sinónimo de divertimento. No entanto, um dos passos fundamentais é estarmos com um propósito, pelo que apostamos numa estratégia de conteúdos onde os mesmos são, maioritariamente, captados em loja, pois só assim conseguiremos passar a experiência de loja e humanizar a marca”, adianta João Pedro Batista, diretor criativo e sócio da Social Animals.

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14ª edição dos Prémios Design M&P

A escolha dos vencedores está a cargo de Carlos Rosa (designer e diretor do IADE), Cesária Martins (designer gráfica e fundadora do Graficalismo Design Studio), Cláudia Encarnação (designer digital da Nossa), Diana Carvalhido (diretora criativa da Ivity Brand Corp.), Emanuel Serôdio (diretor criativo de design na Dentsu Creative Portugal), Gonçalo Delaunay (diretor criativo do departamento de design da The Hotel), Mafalda Quintela (diretora criativa da Mafalda&Francisco), Margarida Borges (designer gráfica e cofundadora da Desisto), Nuno Barra (administrador da Vista Alegre Atlantis SGPS), Patrícia Cordeiro (designer e diretora de arte da Judas), Paulo Reis (designer gráfico e editor de arte das revistas Visão e Prima) e Ricardo Diogo (diretor de design da McCann Lisboa)

Pelo 14º ano consecutivo, os Prémios Design M&P estão de volta em 2024, para distinguir os melhores trabalhos feitos nesta área, em Portugal, distribuídos por 45 categorias e subcategorias e que serão avaliados por um júri de especialistas em várias disciplinas do design.

Na edição deste ano, a escolha dos vencedores está a cargo de Carlos Rosa (designer e diretor do IADE), Cesária Martins (designer gráfica e fundadora do Graficalismo Design Studio), Cláudia Encarnação (designer digital da Nossa), Diana Carvalhido (diretora criativa da Ivity Brand Corp.), Emanuel Serôdio (diretor criativo de design na Dentsu Creative Portugal), Gonçalo Delaunay (diretor criativo do departamento de design da The Hotel), Mafalda Quintela (diretora criativa da Mafalda&Francisco), Margarida Borges (designer gráfica e cofundadora da Desisto), Nuno Barra (administrador da Vista Alegre Atlantis SGPS), Patrícia Cordeiro (designer e diretora de arte da Judas), Paulo Reis (designer gráfico e editor de arte das revistas Visão e Prima) e Ricardo Diogo (diretor de design da McCann Lisboa).

As sete categorias abrangidas na atribuição de prémios (Design, Design Digital, Vídeo/Motion Graphics/Sound Design, Design Editorial, Sustentabilidade e Responsabilidade, e Peça Pontual) desdobram-se em subcategorias, que no caso da categoria de Design abrange trabalhos desde stands, ambiente, espaços comerciais e lojas pop up, passando por mobiliário e decoração, autopromoções, capas (livros, CD/DVD/Vinil), livros, catálogo/relatório e contas/brochura, ilustração, branding, rebranding, rótulos, impressão, merchandising, ponto de venda, poster, packaging, publicação institucional/empresarial, projeto integrado, tipografia original, logótipo e fotografia/curadoria de imagem.

A categoria de Design Digital, por seu lado, divide-se nas subcategorias de sites, ecommerce, catálogos/relatórios e contas, apps e jogos, enquanto a categoria de Vídeo/Motion Graphics/Sound Design subdivide-se em motion graphics, vídeo, vídeo mapping e sound design. As subcategorias capa de jornal, capa de revista, revista (projeto gráfico), jornal (projeto gráfico), revista/jornal digital, site/mobile, branded content, newsletter, ilustração, infografia e broadcast design integram a categoria de Design Editorial, enquanto as categorias de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Peça Pontual e Mercados Internacionais abrangem trabalhos nestas áreas.

Até lá, revisite os melhores projetos de design dos últimos 13 anos, recordando as edições anteriores dos Prémios Design M&P, e inscreva-se na edição deste ano.

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