Mulheres estão em maioria na comunicação e ocupam 40% dos cargos de liderança e gestão
Estudo da Informa D&B para a APECOM indica que o mercado das agências de comunicação em Portugal terá crescido 7,7% no volume de negócios, para €132,3 milhões. “Mesmo considerando uma estimativa conservadora, podemos concluir que o retrato do setor é positivo”, refere Domingas Carvalhosa (na foto), presidente da APECOM
Meios & Publicidade
“O entusiasmo dos portugueses causa desconforto”
Dita Agência conquista comunicação digital do Imovirtual
José Bourbon-Ribeiro junta-se a Domingas Carvalhosa e entra no capital da Wisdom
Label ganha comunicação da Barral
Catarina Duarte reforça equipa de ‘corporate affairs’ da LLYC
Pedro Ribeiro é o novo diretor criativo da New Creativity
Nossa conquista conta da Allianz
White Way e Bloomcast Consulting conquistam conta da Pluxee
Sephora ganha nas interações nos vídeos no Instagram
O mercado das agências de comunicação em Portugal terá registado um crescimento de 7,7% no volume de negócios em 2023, quando
comparado com 2022, para um total de €132,3 milhões, de acordo com os dados do estudo ‘O Valor da Comunicação’, desenvolvido
pela Informa D&B para a Associação Portuguesa das Agências de Comunicação (APECOM).
“Este estudo demonstra um crescimento em todos os indicadores económico-financeiros e, mesmo considerando uma estimativa conservadora, podemos concluir que o retrato do setor é positivo. A APECOM continuará a desenvolver o trabalho de valorização do setor. A
nossa postura é cada vez mais de transparência e, sendo um setor estratégico e tão importante para a gestão das empresas e consequentemente para a economia e para a sociedade, queremos que a transparência comece ’em casa’”, refere Domingas Carvalhosa, presidente da APECOM, citada em comunicado de imprensa.
O estudo engloba dados de 126 empresas, cuja atividade está diretamente relacionada com a comunicação, relações públicas e ‘public affairs’, em Portugal. Destas empresas, 20 ainda não apresentaram os resultados relativos a 2023, tendo sido consideradas nos dados globais as últimas contas divulgadas (2022).
Para efeitos de comparação dos mesmos a nível de variações, porém, foi usada a mesma realidade da amostra, ou seja, 106 empresas. No que respeita ao volume de negócios, considerando a amostra comparável, o setor regista um crescimento ligeiramente superior, na ordem dos 8,6%, refere a APECOM em comunicado de imprensa.
As exportações do setor terão registado um crescimento de 3,2% para €19,2 milhões (15% do volume de negócios total), num total de 71 empresas exportadoras. Considerando a amostra das empresas que apresentaram resultados nos dois exercícios, o crescimento em 2023 situa-se um pouco acima, na ordem dos 5%.
No que respeita a lucros, as 126 empresas deverão ter registado um total de €10 milhões, um crescimento de 5,3% face a 2022. Fazendo a análise apenas das empresas que apresentaram resultados nos dois anos, o crescimento dos lucros é de cerca de 8,8%. Ao nível do emprego, o setor terá registado um crescimento de 2%, com as 126 empresas a empregarem 1276 profissionais em 2023, gastando em remunerações €28,8 milhões. Quanto a impostos pagos, as empresas terão contabilizado um total de €2,8 milhões em IRC.
“Existem algumas questões que não nos permitem desenvolver estudos de uma forma mais automática, nomeadamente, a disparidade de CAE utilizados pelas empresas do setor, mas acredito que, com o tempo, e com a ajuda das entidades públicas e das empresas do setor, vamos conseguir ultrapassar essa questão. Se há setor que tem de dar exemplo no que toca à transparência é o nosso, salienta Domingas Carvalhosa.
Os dados do estudo da Informa D&B para a APECOM demonstram que o setor da comunicação em Portugal continua dinâmico, embora com um crescimento mais moderado em relação aos dois anos anteriores, refere o comunicado de imprensa que salienta alguns dados: cerca de 40% das empresas estiveram em expansão durante os últimos quatro anos e cerca de 56% têm um nível de resiliência financeira elevado e médio-alto, enquanto 85% apresentam um risco de ‘failure’ reduzido e mínimo.
Por outro lado, a maioria (70%) dos profissionais do setor da comunicação é composto pelo género feminino, com 40% dos cargos de liderança e gestão a serem ocupados por mulheres.
Apenas 18% das 126 empresas de comunicação são empresas familiares e o setor da comunicação depende cada vez menos da contratação pública, com 186 contratos que representam 8,3% do volume de negócios.