Marca Cristiano Ronaldo bate recorde e vale €850 milhões
Cristiano Ronaldo (na foto) arrecada €200 milhões anuais no Al Nassr e €150 milhões em contratos publicitários com marcas como Nike, Tag Heuer e Louis Vuitton. Nas redes sociais, é a figura mais seguida no mundo, ultrapassando os mil milhões de seguidores
Meios & Publicidade
Plataformas de pesquisa com IA estão a mudar a forma como as marcas são retratadas online
Apple é a marca mais valiosa do mundo. TikTok é a que mais valoriza
DeepSeek ameaça mudar paradigma do marketing
Antigo CEO da Google cria ‘app’ para competir com TikTok
Anúncios estão excluídos das notas de verificação nas redes sociais da Meta
Microsoft está em negociações para comprar TikTok, diz Donald Trump
“IA na construção de marca é dos aspetos mais importantes para o turismo”
ROI médio das campanhas publicitárias está a subir
A marca Cristiano Ronaldo atinge um valor recorde e é avaliada em €850 milhões, com um crescimento de 325% desde 2020 até 2025, destacando “a constante capacidade de CR7 de se reinventar e consolidar como uma das marcas pessoais mais valiosas do mundo”, refere o Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), entidade autora do estudo, que desde há cerca de 15 anos se dedica a analisar a evolução da marca CR7.
O aumento de 308% nos salários, 435% nas receitas de patrocínios e 280% nos seguidores nas redes sociais, desde 2020, são os principais fatores que contribuíram para o crescimento da marca CR7, num período de tempo em que o número de jogos aumenta 51% e o de golos sobe 60%. Aos 40 anos, Cristiano Ronaldo surge como um fenómeno que transcende o desporto, assumindo os papéis de atleta, patrocinado, influenciador e investidor.
“Cristiano Ronaldo é muito mais do que um jogador de futebol; é uma marca global que reflete excelência, inovação e impacto em várias áreas da vida pública. O seu valor de mercado é o reflexo da sua relevância desportiva, mediática e comercial, que transcende gerações”, refere Daniel Sá, diretor executivo do IPAM e responsável pelo estudo, citado em comunicado de imprensa.
A previsão do IPAM é que o valor da marca CR7 continue a crescer nos próximos anos, com a renovação do contrato com o Al Nassr, a possível participação no Mundial de 2026 e a evolução em diferentes áreas de atuação. “Como atleta, patrocinado, influenciador e investidor, Cristiano Ronaldo mantém-se como um ícone global sem precedentes, cuja relevância vai muito além dos relvados”, refere o comunicado de imprensa do IPAM.
Em termos de receitas, Cristiano Ronaldo arrecada atualmente €200 milhões anuais no Al Nassr e €150 milhões em contratos publicitários com marcas globais como Nike, Tag Heuer e Louis Vuitton. Nas redes sociais, Ronaldo tornou-se a figura mais seguida no mundo, ultrapassando os mil milhões de seguidores. O Instagram destaca-se como a principal plataforma, com 648 milhões de fãs.
Mais: gera 22,3 milhões de notícias nos media em todo o mundo por ano, regista 187 milhões de pesquisas no Google anualmente, é mencionado em 4000 livros na Amazon e está presente em 63 mil artigos científicos.
No plano desportivo, Ronaldo coleciona 31 grandes troféus, incluindo cinco Ligas dos Campeões e cinco Bolas de Ouro. Paralelamente, os últimos cinco anos têm sido marcados por um forte crescimento da atuação como investidor, com participações em setores como hotelaria, moda e saúde.
No estudo, o IPAM utiliza o Sports Reputation Index, metodologia desenvolvida pelo IPAM, para avaliar o impacto global do atleta, combinando 28 variáveis distribuídas por seis dimensões: receitas, media, redes sociais, palmarés, influência social e impacto. Desde 2011, quando o valor da marca era de €24,5 milhões, a performance desportiva e a visibilidade extradesportiva de Ronaldo impulsionam o crescimento exponencial até aos €850 milhões em 2025.