Distribuição de folhetos no retalho alimentar sobe 3,6%
O Continente, com 20% do total de folhetos lançados, é o retalhista que mais aposta no formato, seguido pelo E.Leclerc (17%) e Pingo Doce (15%). Apesar do aumento, cada folheto lançado tem um menor número de inserções

Meios & Publicidade
Falta de objetividade e de feedback útil está a prejudicar a criatividade
TikTok é a rede social com mais horas de utilização por mês
48% dos portugueses comparam preços antes de realizar uma compra
Rádio Comercial é a mais ouvida
48,25% dos emails promocionais ficam por ler
Anúncios na transmissão de competições femininas crescem 56%
Podcasts da Renascença aumentam audiências em fevereiro
A distribuição de folhetos promocionais volta a subir em 2024, após uma quebra em 2023. Segundo a plataforma e-Foliotrack da Marktest, as principais cadeias da grande distribuição lançaram 1.044 folhetos no ano passado, menos 36 do que os 1.008 em 2023. Entre 2019 e 2024, o recorde continua a pertencer a 2022, com 1.111 folhetos.
“O valor de 2024 corresponde a um aumento de 3,6% face a 2023, mas ainda se encontra abaixo do máximo do período”, realça a Marktest em comunicado de imprensa.
O Continente, com 20% do total de folhetos lançados em 2024, é o retalhista que mais aposta no formato, seguido pelo E.Leclerc, que tem 17% dos folhetos publicados. Em terceiro lugar, surge o Pingo Doce, com 15%, à frente do Intermarché, com 13% dos folhetos, mais 29 do que em 2023, trocando de posição com o Lidl, que regista 11% de quota e encerra o top 5.
“Em termos relativos, o Intermarché foi a insígnia que mais aumentou a exposição em folheto, com mais 23% de folhetos do que em 2023”, refere o documento.
Intermarché e El Corte Inglés ganham no aumento de inserções
A nível do número de inserções, há um decréscimo de 4,5%, face a 2023. “Este dado indica-nos que as insígnias estão a aumentar o número de folhetos, mas que cada folheto lançado tem um menor número de inserções”, salienta a Marktest.
Para além do maior número de folhetos, o Continente também é o retalhista da grande distribuição com o maior número de inserções (26%), seguido de Pingo Doce (20%) e do E.Leclerc (17%), apurando a análise que mais de metade das inserções promocionais são da responsabilidade das três marcas.
“Face ao ano anterior, Intermarché e El Corte Inglés foram as insígnias com maior aumento do número de inserções, com uma subida de 15% e de 12%, respetivamente. No que respeita a promoções comunicadas em folheto, verifica-se que as inserções presentes em folheto sem promoções associadas correspondem a 25% do total, aumentando 19,5% face a 2023, quando representavam 20% do total de inserções”, refere a Marktest.
A análise, elaborada com recurso ao serviço de monitorização e-Foliotrack, contabiliza os folhetos distribuídos pelas marcas de grande distribuição Aldi, Auchan, Continente, El Corte Inglés, E.Leclerc, Intermarché Super, Lidl, Minipreço Family e Pingo Doce.