Pedro Patrocínio ganha Melhor Direção de Fotografia para ‘Spot’ Publicitário
O filme publicitário ‘EDP Sun’ (na foto) rende ao diretor de fotografia Pedro Patrocínio o prémio de Melhor Direção de Fotografia para ‘Spot’ Publicitário nos Prémios AIPcinema 2025

Luis Batista Gonçalves
Anúncios de rádio geram um retorno 42% superior
Festival CCP revela presidentes de júri
Rafa López Saubidet reforça realizadores da Krypton International
CEO da FCB New York revela o que faz para gerir a agência mais premiada do mundo
Sport Zone celebra Dia do Pai com campanha multicanal
WPP, Dove e Unilever lideram rankings setoriais do The WARC Media 100
“Quando encontramos a ligação certa com o consumidor, os resultados não falham”
DreamMedia garante concessão em Sintra até 2040
Pedro Patrocínio é o vencedor da categoria de Melhor Direção de Fotografia para ‘Spot’ Publicitário dos Prémios AIPcinema 2025, entregues a 22 de março, em Lisboa. Duarte Domingos, diretor de fotografia da campanha ‘Nescafé Farmers Origin’, também estava nomeado, juntamente com Fábio Mota, diretor de fotografia da campanha ‘Qatar Day Spot’.
Pedro Patrocínio vence também na categoria de Melhor Direção de Fotografia em Filme Documentário.
“Foi muito fácil escolher os vencedores da edição deste ano. Estivemos muito longe de haver empates”, revela ao M&P Tony Costa, presidente da AIPcinema, Associação de Imagem Portuguesa. As candidaturas recebidas foram votadas pelos 70 membros da organização, tendo também sido atribuídos três prémios honorários.
A lista de vencedores inclui ainda Leandro Ferrão (Melhor Direção de Fotografia em Longa-Metragem), João Ribeiro (Melhor Direção de Fotografia em Curta-Metragem e Melhor Direção de Fotografia em Série/Telefilme), Guilherme Daniel (Melhor Direção de Fotografia em Videoclip) e João ‘Pepe’ Pereira (Melhor Direção de Fotografia em Filme Estudante).
João Rapazote, realizador, produtor e diretor de fotografia na produtora Panorâmica 35, vence o Prémio Honorário AIP. “É uma das pessoas mais influentes na publicidade em Portugal, no pós-25 de abril. Teve um peso enorme, profissionalizando a área numa altura em que o mercado publicitário era muito amador”, sublinha Tony Costa.
José Bogalheiro, investigador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e professor coordenador jubilado do Departamento de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), conquista o Prémio Associação de Imagem.
O técnico de iluminação, eletricista e maquinista João Aguiar ‘Musga’ vence o Prémio Fernando Costa AIP, “um prémio para quem nunca tem a possibilidade de receber prémios artísticos”, salienta Tony Costa.