7 tendências de comunicação digital que os CEO devem acompanhar
A consultora Impacting Digital listou as tendências digitais que qualquer líder de negócio deverá ter em conta. Conheça as grandes tendências. 1. Data Analytics. O volume de informação disponível aumenta de […]

Meios & Publicidade
Dentsu aumenta faturação em 3,7% para €2,11 mil milhões
Uzina ganha Bronze no The One Show com ‘Ikea Hidden Tags’
Effie Awards arrancam com nova categoria e patrocinadores
O que pode ler na edição 981 do M&P
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em abril
M&P 981: Playce tem impacto de €12 milhões + Ventura vence no Instagram + Opinião de Luís Mergulhão, João Paulo Luz e Paula Cosme Pinto
Primor investe em experiência imersiva para promover manteiga
Kika Cerqueira Gomes protagoniza campanha da Women’secret
Conheça os cantores que dão voz a novas campanhas
Aumento da desinformação põe em risco reputação das marcas
A consultora Impacting Digital listou as tendências digitais que qualquer líder de negócio deverá ter em conta. Conheça as grandes tendências.
1. Data Analytics. O volume de informação disponível aumenta de forma exponencial todos os dias. Falar em data analytics é falar nas oportunidades que o acesso e a utilização correta dessa informação podem aportar a um negócio entre as quais promover a eficiência, reduzir custos e aumentar o retorno.
2. Automação de Marketing. O número de plataformas de automação marketing está a crescer. Servindo diferentes propósitos, estas plataformas digitais apresentam-se mais inteligentes, mais intuitivas e menos dispendiosas. Têm sido provados os seus benefícios: elimina erros humanos; permite a realização de campanhas de e-mail marketing; analisa resultados associados a cada campanha; optimiza o processo de conversão de leads; aumenta as receitas e o retorno sobre investimento (ROI).
3. Real time. As marcas devem utilizar estratégias de comunicação que permitam abordagens personalizadas e imediatas, como por exemplo, a comunicação em real time. As redes sociais também já reconheceram o poder do real time e continuam a apostar no desenvolvimento de novas funcionalidades associadas à instantaneidade das comunicações. Exemplo disso é o sucesso do Instagram Stories e do Facebook Stories.
4. Internet of Things. A Internet of Things (IoT) é uma das tendências digitais que veio para ficar. Na verdade, e tendo em conta uma pesquisa realizada pela consultora tecnológica Gartner, em 2020 prevê-se a existência de mais de 20,4 mil milhões de objectos conectados à rede. Na sua essência, a IoT baseia-se na existência de objectos, até então desconectados, ligados em rede com o objectivo de recolher dados importantes para a identificação de possíveis falhas, definição de estratégias futuras e/ou tomadas de decisão fundamentadas.
5. Social Selling. O social selling é a arte de utilizar as redes sociais para a criação de uma comunidade para, após a implementação de estratégias de enriquecimento e relacionamento, se alcançar a conversão e conquistar a venda.
6. Inteligência Artificial. A inteligência artificial está cada vez mais presente na realidade das empresas. Negócios (principalmente B2C) que utilizam inteligência artificial estão, inadvertidamente, a interferir com a experiência do utilizador.
7. Blockchain. Consiste numa tecnologia que suporta as cryptocurrencies. O blockchain está para os cryptocurrencies como a Internet está para as redes sociais. É o sistema responsável por validar e registar toda a informação relativa às transacções realizadas através de cryptocurrencies ou, se preferir, através de moedas digitais (o exemplo mais conhecido é a bitcoin).