O Lado B da edição 979 do M&P
No Lado B, última página do jornal, a rubrica Fatal, Banal, Genial destaca a campanha da Droga5 de São Paulo para o Cif no Brasil, que ‘lava a boca’ de apresentadores de podcasts que recorrem a palavrões, durante a condução dos programas

Meios & Publicidade
Fatal, Banal, Genial
Quando os palavrões dos podcasters são um espaço publicitário
As múltiplas utilizações de limpeza do Cif estão a ser expandidas. Este detergente está a servir para ‘lavar a boca’ de apresentadores de podcasts no Brasil, que recorrem a palavrões durante a condução dos programas.
Cada vez que dizem uma asneira, o tradicional ‘bip’ do som de censura é substituído pelo som ‘Ciiiifff’, enquanto a boca do apresentador é coberta por um logotipo digital do Cif. Desta forma, uma ferramenta de censura é transformada num espaço publicitário.
A iniciativa é parte da campanha ‘Patrocínio Boca Suja’, criada pela agência criativa Droga5, de São Paulo, e a agência de meios Initiative, que se estreia no podcast de humor Broxada Sinistra, que tem uma média de dois milhões de visualizações por mês. O CheveTalks, o Missão PodDelas, o Achismos, o Inteligência LTDA e o Me Conte uma Fofoca são outros dos podcasts incluídos na campanha.
Esta campanha tem também uma ação com o comentador desportivo e ex-futebolista Craque Neto, uma das ‘bocas sujas’ mais célebres da televisão brasileira, durante o intervalo no YouTube do programa que apresenta na Band, o Os Donos da Bola. Sem filtros de linguagem, Craque Neto comenta o desempenho da seleção brasileira contra a Argentina, um dos maiores clássicos no futebol, e a final do Campeonato Paulista 2025, entre Corinthians e Palmeiras.
€30,6 milhões
É o valor total da dotação do apoio financeiro ao cinema e ao audiovisual, em 2025, a subir €950 mil face a 2024. Na página oficial, o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) detalha os montantes disponíveis para cada um dos programas, incluindo escrita, produção, distribuição, exibição, realização de festivais, promoção internacional e os protocolos de coprodução. O programa de apoio ao audiovisual e multimédia mantém-se nos €7,6 milhões. Já o programa de apoio à internacionalização tem €1,1 milhões, menos €620 mil do que em 2024.
O Melhor🔥
As duas campanhas portuguesas que figuram no ranking ACT Good Report 2025, que distingue campanhas que promovem o bem-estar social e a responsabilidade ambiental. A ‘Sem Acessibilidade, Mal Empregada a Lei’ (‘Impossibilities’, na denominação internacional), da Dentsu Creative Portugal para a Associação Salvador, está no 26º lugar. A ‘Uma Vida Salva Quatro’, da agência criativa Mantra para o Governo de Cabo Verde, está na 40ª posição.
O Pior💀
A febre do chocolate do Dubai que chega aos perfumes, com o lançamento do Yum Pistachio Gelato 33, da Kayali, marca dos Emirados Árabes Unidos.
Custa €95/50ml e a Sephora, que comercializa o perfume em Portugal em exclusivo, descreve-o como um “paralelo à febre pelo chocolate do Dubai”.
Não está em causa se o perfume é mau ou bom, mas até quando e aonde é que vai chegar o aproveitamento desta ‘trend’.
A Seguir
BBDO conquista Grande Prémio e Agência Criativa do Ano nos Prémios Marketing M&P’24
‘Tu Mereces Mac’ da BBDO, para a McDonald’s, é a campanha vencedora do Grande Prémio dos Prémios Marketing M&P’24, em que a BBDO é distinguida como Agência Criativa do Ano, a OMD como Agência de Meios do Ano e Sérgio Leal (McDonald’s) como Marketeer do Ano. A entrega dos prémios decorreu ao final da tarde de 16 de abril, no Montes Claros Lisbon Secret Spot, numa iniciativa promovida pelo jornal Meios & Publicidade.
Além destes quatro Grandes Prémios foram atribuídos outros 38 troféus (12 Ouros, 14 Pratas e 12 Bronzes) numa cerimónia que também distinguiu a Adagietto, Arena Media, Bar Ogilvy, Dentsu Creative Iberia, Fuel, Fullsix, GR8 Events, Havas, Hearts&Science, OMD, Samy Alliance, SIC, Stream and Tough Guy, The Hotel, Tux&Gill e Uzina, entre outras.
Das 82 inscrições apresentadas, 53 chegam à ‘shortlist’, o que corresponde a 64% das candidaturas.
A seleção dos vencedores é da responsabilidade de um júri presidido por Fernanda Marantes, CEO do Havas Media Group. Aceda aqui à lista completa dos vencedores.