Estudantes do IPAM Porto criam 38 marcas alimentares
O desafio lançado aos estudantes do quarto semestre da licenciatura em gestão de marketing (na foto) abrangeu a criação, desenvolvimento e lançamento de um produto alimentar em 14 semanas

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Um grupo de 220 estudantes do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) do Porto criou 38 marcas alimentares que refletem a portugalidade contemporânea, no âmbito da 2.ª edição da IPAM EXPO 2025, evento que torna o ‘campus’ da universidade numa verdadeira montra de produtos.
O desafio lançado aos estudantes do quarto semestre da licenciatura em gestão de marketing abrangeu a criação, desenvolvimento e lançamento de um produto alimentar em 14 semanas. Integrado no trabalho interdisciplinar das unidades curriculares de gestão de preço, publicidade e laboratório de marketing e consumo B, o projeto envolveu diretamente oito docentes e a colaboração indireta de dez professores e 300 estudantes de outros anos letivos, além dos 220 estudantes participantes.
“Mais do que lançar marcas, este projeto permitiu aos estudantes viver os desafios reais do marketing, desde a pesquisa de mercado à relação com ‘stakeholders’ exigentes, passando pela gestão de conflitos e pela tomada de decisão em cenários críticos”, refere Marcelo Augusto Linardi, docente no IPAM Porto, citado em comunicado de imprensa.
Durante mais de cinco horas de exposição, os estudantes apresentaram os projetos no IPAM Porto a cerca de 500 visitantes, entre colegas, docentes, famílias, comunidade local e outros interessados no tema. Os produtos, desenvolvidos com orçamentos limitados e totalmente autofinanciados, evidenciaram a capacidade de transformar restrições em soluções criativas e autênticas.
Snacks de tremoço e charcutaria vegetal destacam-se
No total, foram lançadas 38 marcas com forte ligação à gastronomia e tradição portuguesa, mas alinhadas com tendências globais e preocupações contemporâneas como a saúde, sustentabilidade, conveniência e inovação. Entre as marcas com melhores avaliações destacam-se a JellyGo (gomas naturais funcionais), Tremocitos (snacks crocantes de tremoço), DisFruta (bebidas frutadas sem adição de açúcar), Corttesia (alternativas vegetais a produtos de charcutaria), Saboro (refeições prontas de base tradicional com toque moderno), LusoBites (snacks salgados com sabores portugueses), Doce D’Ouro (sobremesas com ingredientes nobres), Casa d’Avó (receitas tradicionais reinventadas) e Bagas (misturas energéticas de frutos secos e bagas).
As avaliações foram realizadas por cerca de 15 docentes de diferentes áreas e 150 estudantes avaliadores, com base em critérios técnicos como originalidade, embalagem, portugalidade, sustentabilidade e posicionamento estratégico.
“Este projeto é uma experiência transformadora que alia conhecimento técnico a um robusto desenvolvimento de ‘soft skills’ essenciais no mercado atual: liderança, resiliência, gestão do tempo, trabalho em equipa, pensamento crítico, ética e responsabilidade social”, acrescenta Marcelo Augusto Linardi.