BAR Ogilvy e Ipsos Apeme criam ferramenta para ajudar as marcas na era covid
Ajudar as marcas a navegar na era covid-19 é o objectivo da BAR Ogilvy e da empresa de estudos de mercado Ipsos Apeme, que disponibilizam em parceria a ferramenta REHAB.
Pedro Durães
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Ajudar as marcas a navegar na era covid-19 é o objectivo da BAR Ogilvy e da empresa de estudos de mercado Ipsos Apeme, que disponibilizam em parceria a ferramenta REHAB. Descrita como um “acelerador de insights”, esta solução propõe uma análise das “principais oportunidades de comunicação e de negócio na era covid”, tendo em conta os perfis de consumidor identificados pelas duas empresas, prometendo incluir nesta análise “a sua forma de pensar e de agir, mas também o que dizem, fazem e, sobretudo, o que querem fazer neste novo tempo que se avizinha”.
“Explorar e compreender o ‘novo normal’ para as marcas e as empresas é fundamental à luz do que o país e as organizações viveram e vão viver nos próximos meses, na chamada ‘era covid’. Assim sendo, neste momento fracturante em que vivemos, para acrescentar valor às marcas e empresas, temos de olhar de forma disruptiva para o que os estudos nos dizem de forma a detectar novas oportunidades de negócio, mas também a saber como e para quem comunicá-las”, justifica Duarte Roquette, director de estratégia da BAR Ogilvy.
“Quais as melhores apostas de negócio face aos constrangimentos que vivemos e vamos viver no curto e médio prazo, o que é mais valorizado pelos portugueses e como interagir com os ‘antigos’ e ‘novos’ perfis de consumidor e os seus estilos de vida” são algumas das questões que esta solução desenvolvida pela agência criativa do grupo WPP em colaboração com a Ipsos Apeme procurará dar resposta com base nas conclusões de um estudo que identificou os quatro novos perfis de consumidor: to Normal, Back to Basic, Forward e Brave New World.
“Estes perfis estão directamente relacionados com a maior ou menos motivação para mudar o seu estilo de vida nos próximos tempos, mas também com o facto de terem sido mais ou menos afectados financeiramente pela covid-19 e os efeitos do confinamento”, esclarece Marina Petrucci country manager da empresa de estudos de mercado, antecipando oportunidade de negócio em cada um dos perfis. “Só precisamos de perceber quais são e de que forma podem as empresas e as marcas agir e reagir às mesmas”, afirma, sendo essa a missão desta ferramenta que combinará técnicas de análise como focus group, inquéritos online e estudos mobile em real time, com a análise de uma equipa multidisciplinar conjunta das duas empresas.