Havas Lisboa e Uzina com três trabalhos finalistas no El Ojo (com vídeos)
No total são 10 as nomeações somadas pela Havas Lisboa e pela Uzina, as duas agências nacionais que colocam trabalhos entre os finalistas da edição deste ano do festival ibero-americano de publicidade El Ojo.
Pedro Durães
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
McDonald’s escolhe Wandson Lisboa para campanha de Natal (com vídeos)
Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)
Faturação da Disney sobe 6% para €21,36 mil milhões
No total são 10 as nomeações somadas pela Havas Lisboa e pela Uzina, as duas agências nacionais que colocam trabalhos entre os finalistas da edição deste ano do festival ibero-americano de publicidade El Ojo. A Havas Lisboa está em destaque ao concentrar oito das 10 nomeações conhecidas até agora para as agências portuguesas, distribuídas por dois projectos. O trabalho que surge na corrida em maior número de categorias é The Day-After-Women’s-Day Newspapers, campanha que deu corpo à iniciativa #ElasTabémJogam do grupo Raparigas da Bola. A campanha da Havas Lisboa que ocupou as capas dos três diários desportivos portugueses no day-after do Dia da Mulher para mostrar a diferença de exposição dada a homens e mulheres no desporto, que acaba de ser premiada também nos London International Awards, chega à shortlist em seis categorias: El Ojo Gráfica, Design, Media, RP, El Ojo Sports e El Ojo Sustentable.
A agência criativa do grupo Havas soma ainda mais duas shortlist graças a Preenchido pela Paralisia, projecto desenvolvido para a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL) que consistiu numa abordagem distinta das habituais campanhas lançadas pelas associações e instituições de solidariedade social para apelar à consignação do IRS, ao criar um serviço assegurado por uma equipa de utentes com paralisia cerebral que se dispunha a ajudar os portugueses a preencher a sua declaração de IRS, sublinhando a mensagem de que “deficiência não é sinónimo de incapacidade”. O projecto, responsável pelo único leão conquistado pelas agências nacionais na edição deste ano do festival Cannes Lions, está entre os finalistas nas categorias El Ojo Eficácia e El Ojo Sustentable.
Igualmente com duas nomeações surge a Uzina, com O Ídolo, projecto que se apresentou como o primeiro filme de Fernando Pessoa e que nasceu de um desafio lançado pela agência e pela Samsung ao realizador Pedro Varela. O resultado foi uma curta-metragem totalmente filmada com o novo Galaxy S21 Ultra 5G a partir de “Note for a thriller, or film”, argumento escrito há quase cem anos por Fernando Pessoa, sendo que, para a produção do filme, foi ainda recriada a Ecce Film, produtora que tinha sido pensada pelo escritor, com um logótipo desenhado pelo próprio, e que seria responsável pela produção dos argumentos que escreveu. O Ídolo, que entretanto foi distinguido com o Grande Prémio do festival do CCP, estará na corrida em Media e em Experiência de Marca e Activação.
Os vencedores serão conhecidos no decorrer da próxima semana. O festival ibero-americano de publicidade, que arranca na terça-feira, 23 de Novembro, e volta este ano a decorrer exclusivamente em formato digital, prolonga-se até ao dia 25. Bernardo Tavares (Havas Worldwide Lisboa), Edson Athayde (FCB Lisboa), Judite Mota (VMLY&R), Marcelo Lourenço (Coming Soon), Leandro Álvarez (Lola Normajean) e Rafael Clark (Nossa) são, recorde-se, os representantes do mercado português a marcar presença entre os jurados responsáveis por avaliar os trabalhos em competição na edição deste ano do El Ojo.
Além destes profissionais, a criatividade nacional está também representada através de Hugo Veiga. O criativo, um dos portugueses mais premiados da indústria e actualmente global chief creative officer da AKQA, é o presidente do júri na categoria de Filme.