Tom Cruise e Will Smith na campanha de uma marca portuguesa? (com vídeos)
Can Tom Cruise? Esta é uma das perguntas lançadas pela campanha criada pela Stream & Tough Guy para posicionar a marca portuguesa ToWorkFor num mercado europeu dominado por concorrentes como Timberland, Cat, Carhart.

Pedro Durães
Manuel Luís Goucha junta-se ao Lidl para celebrar a Páscoa
Max lança plano com anúncios em Portugal
Amorim e Rockwell promovem cortiça em Milão
Forbes Portugal e Forbes África Lusófona estreiam-se no Sapo
Coacionista da Nova Expressão ganha conta de meios da Spectrum por €728 milhões
Hugo Veiga no júri de Titanium do Cannes Lions
Meta faz ‘lobbying’ para evitar julgamento sobre abuso de posição dominante
Francisca Ponce da Silva e Sousa reforça realizadores da Hand
WPP investe em gestão de dados e IA com aquisição da InfoSum
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Can Tom Cruise? Esta é uma das perguntas lançadas pela campanha criada pela Stream & Tough Guy para posicionar a marca portuguesa ToWorkFor num mercado europeu dominado por concorrentes como Timberland, Cat, Carhart. Com um orçamento mais modesto, a marca nacional de vestuário de segurança, cujo foco é minimizar riscos em contexto de trabalho, decidiu arriscar para ganhar visibilidade. O conceito criado pela agência para esta campanha, Risky Advertising for Safety Workwear, consistiu em transformar em perguntas o nome de conhecidos atores – Tom Cruise, Will Smith e Wesley Snipes – de forma a permitir a sua utilização e “fazer valer cada um das suas (poucas) inserções de media”.
“A ToWorkFor opera num mercado muito competitivo, juntamente com marcas de maior notoriedade e orçamentos de comunicação muito superiores (Timberland, Cat, Carhart, entre outras). Isso obriga-os a ter que fazer ‘mais barulho’, com menos investimento. O que fizéssemos tinha que, forçosamente, chamar a atenção”, justifica Miguel Durão, creative partner da Stream & Tough Guy, sublinhando a vantagem de que “esse atrevimento, essa coragem de challenger, está bem presente no ADN da marca”. “Sem risco, não haveria razão para a ToWorkFor existir”, resume o criativo.
São três filmes e outras tantas questões – Can Tom Cruise? Will Smith? e Wesley Snipes? – respondidas num tom marcado pelo humor onde “uma Anne Smith, um Wesley Fowler e um Tom Wilson, protegidos a rigor com a nova coleção de roupa de segurança da ToWorkFor, são desafiados a fazer algo arriscado”, materializando a assinatura da marca: Boldly Safe. O objetivo da marca, que opera a partir de Portugal no mercado dos equipamentos de proteção individual de trabalho (EPI) é chamar a atenção para o lançamento da sua primeira coleção de roupa de trabalho em países como Espanha, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Turquia e Grécia.
“A ToWorkFor sempre foi uma marca arrojada em tudo – do design e tecnologia dos produtos, à inovação no seu desenvolvimento e produção – mas faltava-nos comunicar e assumir esse mesmo arrojo de uma forma original, bem-humorada e, acima de tudo, humanizada. Para nos diferenciarmos da concorrência devemos atuar de forma diferente, e o facto de nenhuma marca usar eficazmente uma linguagem próxima dos trabalhadores das fábricas, armazéns, oficinas, construções, indústrias, entre outros, veio reforçar que este seria o caminho da diferenciação”, começa por enquadrar Orlando Andrade, diretor de marketing da empresa, referindo que a assinatura da marca foi “o ponto de partida para uma campanha disruptiva e divertida”.
“A campanha coincide com o lançamento do novo site e loja online da ToWorkFor e segue um plano de comunicação mais focado no digital, presente em Google, Instagram, Facebook e LinkedIn Ads”, explica o responsável, acrescentando ainda que o conceito será integrado com “diversas ações offline, como a ação de marketing direto para distribuidores e revendedores, a participação nas maiores feiras do setor, a presença em media especializada e, fruto de uma parceria com os transportes Rangel, numa ação outdoor verdadeiramente arrojada à boleia de dezenas de camiões que vão circular por toda a Europa”. A produção dos filmes ficou a cargo da Krypton.
Tom – TOWORKFOR from Stream and Tough Guy on Vimeo.
Smith – TOWORKFOR from Stream and Tough Guy on Vimeo.
Wesley – TOWORKFOR from Stream and Tough Guy on Vimeo.