Primeiro grande prémio para Portugal no El Ojo é da FCB Lisboa
Após ter sido a primeira agência portuguesa distinguida com um grande prémio em Cannes, a FCB Lisboa foi igualmente responsável pelo primeiro Gran Ojo arrecadado por uma agência nacional no festival ibero-americano de publicidade.
Pedro Durães
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Após ter sido a primeira agência portuguesa distinguida com um grande prémio em Cannes, a FCB Lisboa foi igualmente responsável pelo primeiro Gran Ojo arrecadado por uma agência nacional no festival ibero-americano de publicidade. Em causa está o projeto Reconstituição Portuguesa, para a Penguin Random House, já premiado este ano com grand prix nos festivais Cannes Lions e Mad Stars e com bronze nos London International Awards. Agora foi a vez do El Ojo, onde o trabalho recebeu grande prémio e ouro igualmente na categoria de Design. Além da FCB Lisboa, a edição deste ano contou ainda com outro vencedor nacional. A Partners recebeu um bronze com The Unimaginable Return, projeto desenvolvido para comunicar o regresso do festival Jardim Sonoro.
O desempenho alcançado com o projeto Reconstituição Portuguesa garantiu ainda à FCB Lisboa os principais prémios na categoria El Ojo Local, com as distinções de Melhor Agência no mercado português e Melhor Criativo, para Viton Araújo e Diego Tórgo, bem como o prémio de Melhor Ideia e Melhor Anunciante de Portugal, para a Penguin Random House.
Inspirados na técnica de blackout poetry, um coletivo de poetas e ilustradores liderado pela dupla criativa Viton Araújo e Diego Torgo aplicou o lápis azul sobre as palavras da Constituição de 1933, distorcendo e subvertendo as suas palavras, rasurando e desenhando, dando origem a poemas e ilustrações que exaltam os valores de Abril. A iniciativa Reconstituição Portuguesa deu origem a um livro publicado pela Companhia das Letras (Penguin Random House). O livro foi lançado no dia 25 de Abril no Museu do Aljube, no âmbito das comemorações dos 48 anos da Revolução dos Cravos.
Além da FCB Lisboa e da Partnes, havia mais duas agências nacionais entre os finalistas da edição deste ano: Coming Soon e Nossa. Vidas Normais, campanha criada pela Coming Soon e produzida pela Show Off para a Associação Abraço, chegou a shortlist em El Ojo Film, enquanto Músicas de Fundo, trabalho orquestrado pela Nossa para o Minipreço, era finalista na categoria El Ojo Social & Digital.