Paulo Mariano da Solid Dogma cria “Uma jornada alternativa para Francisco” com recurso a IA
“All about Francis” é o nome da página de instagram criada por Paulo Mariano, creative art director da Solid Dogma em Lisboa. No dia da chegada do Papa Francisco a […]

Sandra Xavier
Manuel Luís Goucha junta-se ao Lidl para celebrar a Páscoa
Max lança plano com anúncios em Portugal
Amorim e Rockwell promovem cortiça em Milão
Forbes Portugal e Forbes África Lusófona estreiam-se no Sapo
Coacionista da Nova Expressão ganha conta de meios da Spectrum por €728 milhões
Hugo Veiga no júri de Titanium do Cannes Lions
Meta faz ‘lobbying’ para evitar julgamento sobre abuso de posição dominante
Francisca Ponce da Silva e Sousa reforça realizadores da Hand
WPP investe em gestão de dados e IA com aquisição da InfoSum
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
“All about Francis” é o nome da página de instagram criada por Paulo Mariano, creative art director da Solid Dogma em Lisboa.
No dia da chegada do Papa Francisco a Portugal, o responsável criou “‘uma jornada alternativa’ – uma experiência criada com recurso a Inteligência Artificial (IA) apresentando Francisco no Portugal que nunca conhecerá e na intimidade que nunca chegará aos portugueses e ao mundo”.
O projeto documenta ficcionalmente “uma visita e uma jornada interior distinta do evento JMJ”, refere Paulo Mariano, em declarações ao M&P
Paulo Mariano explica ainda tratar-se “da alegoria da imagem e do presente: um Papa criado digitalmente por uma máquina, manipulado para uma experiência e visita que não fez, não fará, e que paradoxalmente revela o seu lado mais humano e vulnerável — num trabalho ficção maquinal sobre um homem que é Papa, e não do Papa que é homem, em visita aos quatro cantos do país”.
Paulo Mariano acrescenta que “estes foram o pensamento e o desafio criados numa plasticidade fotográfica assente numa exploração estética e filosófica sobre a construção e os códigos de identidade, justaposto ao momento da visita do Papa Francisco durante as Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa, sublinhando questões em torno da mais ansiada presença e mais dominante busca do momento — em torno de uma figura, um Papa, que corporiza uma fé, e um homem que se quer de carne e osso/ao vivo. Um humano que a todos nós representa. Um mortal, imortalizado em Portugal de uma forma que nunca sequer experienciará.”