Paulo Mariano da Solid Dogma cria “Uma jornada alternativa para Francisco” com recurso a IA
“All about Francis” é o nome da página de instagram criada por Paulo Mariano, creative art director da Solid Dogma em Lisboa. No dia da chegada do Papa Francisco a […]
Sandra Xavier
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy promove época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novo Banco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
“All about Francis” é o nome da página de instagram criada por Paulo Mariano, creative art director da Solid Dogma em Lisboa.
No dia da chegada do Papa Francisco a Portugal, o responsável criou “‘uma jornada alternativa’ – uma experiência criada com recurso a Inteligência Artificial (IA) apresentando Francisco no Portugal que nunca conhecerá e na intimidade que nunca chegará aos portugueses e ao mundo”.
O projeto documenta ficcionalmente “uma visita e uma jornada interior distinta do evento JMJ”, refere Paulo Mariano, em declarações ao M&P
Paulo Mariano explica ainda tratar-se “da alegoria da imagem e do presente: um Papa criado digitalmente por uma máquina, manipulado para uma experiência e visita que não fez, não fará, e que paradoxalmente revela o seu lado mais humano e vulnerável — num trabalho ficção maquinal sobre um homem que é Papa, e não do Papa que é homem, em visita aos quatro cantos do país”.
Paulo Mariano acrescenta que “estes foram o pensamento e o desafio criados numa plasticidade fotográfica assente numa exploração estética e filosófica sobre a construção e os códigos de identidade, justaposto ao momento da visita do Papa Francisco durante as Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa, sublinhando questões em torno da mais ansiada presença e mais dominante busca do momento — em torno de uma figura, um Papa, que corporiza uma fé, e um homem que se quer de carne e osso/ao vivo. Um humano que a todos nós representa. Um mortal, imortalizado em Portugal de uma forma que nunca sequer experienciará.”