Tempo de utilização das redes sociais aumentou nos últimos meses
Os utilizadores de redes sociais estão a despender, em média, duas horas e 26 minutos nestas plataformas digitais, mais dois minutos do que no último trimestre de 2022. A informação […]
Luis Batista Gonçalves
DreamMedia promove maior outdoor no norte do país
Glovo disponibiliza novas soluções de ‘retail media’ ‘in-store’ e ‘off-app’
Macieira Cream escolhe Marta Pereira da Costa em campanha da McCann (com vídeo)
Ranking Nacional de Criatividade CCP 2024 já tem finalistas
Concurso apoia criadoras de formatos audiovisuais
Compra de publicidade programática cresce 68%
in-Store Media e Auchan renovam parceria de ‘retail media’ por mais cinco anos
Atenção gera lucros maiores para as marcas
Coca-Cola mostra como qualquer um pode ser o Pai Natal (com vídeo)
Portugal só representa 10% da indústria de áudio em português
Os utilizadores de redes sociais estão a despender, em média, duas horas e 26 minutos nestas plataformas digitais, mais dois minutos do que no último trimestre de 2022. A informação é avançada na última atualização do Digital 2023, o relatório da agência criativa global We Are Social.
A tendência é universal. Nos tempos que correm, 60% da população mundial tem conta em, pelo menos, uma rede social. Segundo o documento, o número de utilizadores dessas plataformas ultrapassa atualmente os 4,9 mil milhões. Os usos que são feitos variam, no entanto, consoante as idades e os interesses. Um quinto dos utilizadores com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos privilegia o TikTok para se informar. A esmagadora maioria continua, no entanto, a eleger o Facebook para esse efeito.
Mais de 27% da população em idade ativa utiliza as redes sociais para descobrir novos produtos e serviços. A maioria continua, todavia, a recorrer aos motores de busca e à publicidade digital para o fazer, apesar de assumir que tem interesse em ver mais publicações patrocinadas nos seus feeds.
Mais de 62% dos utilizadores do Instagram admite que é lá que procura as novidades das marcas e empresas, decidindo muitas das compras e contratações que fazem a partir das publicações veiculadas. No Facebook, essa percentagem desce para os 54,6% e, no TikTok, fica ligeiramente acima dos 40%.
Em meados de julho, uma semana após o lançamento, Threads, o novo rival do Twitter, já tinha sido descarregada mais de 150 milhões de vezes. Nos primeiros sete dias, conseguiu 100 milhões de utilizadores ativos, refere o relatório da We Are Social. Na última semana, esse número tinha descido para menos de metade.
Em contraciclo com a generalidade das redes sociais continuam, contudo, a televisão e as plataformas de streaming. Se a população global despende em média duas horas e 26 minutos a olhar para os feeds, passa apenas uma hora e 46 minutos a assistir a conteúdos televisivos, uma diferença de 40 minutos.