TikTok reforça proteção. Dados de utilizadores europeus ficam na Europa
O TikTok contratou o NCC Group, uma empresa de segurança europeia externa, para auditar de forma independente os controlos e proteções de dados, monitorizar os fluxos de dados, fornecer uma […]

Luis Batista Gonçalves
Manuel Luís Goucha junta-se ao Lidl para celebrar a Páscoa
Max lança plano com anúncios em Portugal
Amorim e Rockwell promovem cortiça em Milão
Forbes Portugal e Forbes África Lusófona estreiam-se no Sapo
Coacionista da Nova Expressão ganha conta de meios da Spectrum por €728 milhões
Hugo Veiga no júri de Titanium do Cannes Lions
Meta faz ‘lobbying’ para evitar julgamento sobre abuso de posição dominante
Francisca Ponce da Silva e Sousa reforça realizadores da Hand
WPP investe em gestão de dados e IA com aquisição da InfoSum
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
O TikTok contratou o NCC Group, uma empresa de segurança europeia externa, para auditar de forma independente os controlos e proteções de dados, monitorizar os fluxos de dados, fornecer uma verificação independente e comunicar incidentes.
Com escritórios em toda a Europa, incluindo Portugal, a companhia assume a missão de supervisionar proteções e controlos e monitorizar o tráfego que entra e sai do ambiente de dados seguro europeu para validar de forma independente que apenas a informação aprovada e segura fica acessível a funcionários autorizados.
“O Grupo NCC também implementará e gerirá soluções de segurança com o TikTok para proteger ainda mais as interfaces de segurança que a plataforma está a construir em torno dos dados dos utilizadores europeus e realizará avaliações de segurança contínuas dos novos interfaces, da aplicação, dos centros de dados do TikTok e de outras infraestruturas empresariais, validando os tipos de dados recolhidos dos utilizadores da plataforma”, informa a empresa.
“O TikTok compromete-se a armazenar os dados dos utilizadores europeus localmente estabelecendo três novos centros de dados na Europa. O primeiro centro de dados em Dublin, na Irlanda, está agora operacional e a migração dos dados dos utilizadores europeus para este centro já começou. Os dois outros centros de dados ficarão localizados na Noruega e na Irlanda e estão em processo de construção”, refere a empresa em comunicado de imprensa.
“Todos estes controlos e operações foram concebidos para garantir que os dados dos utilizadores da plataforma europeus estão seguros num ambiente especialmente concebido e seguro e que só podem ser acedidos por funcionários autorizados sob supervisão rigorosa e verificação independente. Nos próximos meses, o TikTok e o NCC Group irão contactar os decisores políticos europeus para explicar como este sistema abrangente irá funcionar em termos práticos”, informa ainda o documento.
“O nosso processo de escrutínio, monitorização e garantia objetivo significa que os utilizadores da plataforma na Europa e no Reino Unido podem ter confiança nas normas de segurança de dados reforçadas que o TikTok está a estabelecer, que vão além dos requisitos regulamentares europeus”, garante também Stephen Bailey, diretor global de privacidade do NCC Group.