WAN-IFRA e OpenAI lançam programa internacional para acelerar uso de IA nas redações
Financiado pela OpenAI, o Newsroom AI Catalyst quer ajudar 128 redações da Europa, da Ásia-Pacífico, da América Latina e do Sul da Ásia a utilizar ferramentas de IA para melhorar a atividade de produção jornalística que desenvolvem. A data de início das inscrições ainda não foi divulgada
Meios & Publicidade
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
A WAN-IFRA, associação mundial de editores de jornais, juntou-se à empresa tecnológica OpenAI para lançar o Newsroom AI Catalyst, um programa internacional que pretende acelerar o uso de inteligência artificial (IA) em 128 redações na Europa, na Ásia-Pacífico, na América Latina e no Sul da Ásia.
Além de fornecer orientação especializada aos jornalistas, este programa indica as ferramentas a usar para impulsionar a implementação de soluções estratégicas de IA nos trabalhos jornalísticos desenvolvidos. A OpenAI, empresa que desenvolveu o ChatGPT, financia e apoia tecnicamente a iniciativa.
“As empresas de media estão sob pressão, em todo o mundo, devido ao declínio das receitas de publicidade e das vendas das suas edições impressas. Essa adversidade deixa as comunidades sem acesso a uma base partilhada de factos e valores que coloca a própria democracia em risco. As tecnologias de IA podem influenciar positivamente a sustentabilidade dessas organizações, desde que percebam o que está em jogo e aprendam a tirar vantagem disso”, refere Vincent Peyrègne, CEO da WAN-IFRA.
Com duração de três meses, o Newsroom AI Catalyst integra módulos de aprendizagem, workshops práticos com especialistas e uma apresentação final. “O programa foi projetado para para expandir oportunidades, tirando partido do poder transformador da IA para cultivar um ecossistema saudável e sustentável que promova o jornalismo de qualidade”, explica Tom Rubin, diretor de propriedade intelectual e conteúdo da OpenAI. A iniciativa foi apresentada no 75º Congresso Mundial dos Media, em Copenhaga, a 29 de maio. A data de início das inscrições ainda não foi divulgada.