Grupo Omnicom aumenta faturação em 8,5% para €3,57 mil milhões
O grupo de publicidade e comunicação tem conquistado novos contratos, incluindo as contas de meios da Amazon e da Michelin, a nível internacional, totalizando um resultado de 5,3 mil milhões de dólares (€4,8 mil milhões) em novos contratos no primeiro semestre de 2024

Daniel Monteiro Rahman
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As receitas totais mundiais de faturação do Grupo Omnicom no terceiro trimestre do ano aumentam 8,5% face ao período homólogo, passando de 3,57 mil milhões de dólares (€3,28 mil milhões) para 3,88 mil milhões de dólares (€3,57 mil milhões), face ao crescimento de 5,2% das receitas totais, no trimestre anterior. A ‘holding’ apresenta um crescimento orgânico, crescimento interno que não contabiliza novas aquisições, de 6,5% das receitas totais mundiais de faturação.
O grupo mundial de publicidade e comunicação, liderado por John Wren apresenta um aumento dos lucros, em comparação com o mesmo período no ano anterior, passando de 371,9 milhões de dólares (€342,3 milhões) para 385,9 milhões de dólares (€355,2 milhões).
Em termos de receitas orgânicas de publicidade e media, no terceiro trimestre de 2024, a ‘holding’ regista um aumento de 9,4% face ao mesmo período em 2023. Nas receitas de faturação orgânicas por áreas de negócio, o grupo tem um aumento de 35,3% em experiências de marca, 4,3% em relações públicas, 0,8% em marketing de precisão e 0,3% na área de execução e suporte. O Grupo Omnicom aumenta, no entanto, o prejuízo nos setores de cuidados de saúde, e ‘branding’ e comércio a retalho, em 1,1% e 5,4%, respetivamente.
No que diz respeito aos resultados orgânicos segmentados por região, o grupo revela uma tendência de aumento na maioria dos mercados, com um crescimento, no terceiro trimestre de 2024, de 6,5% nos Estados Unidos, 10,9% na Ásia-Pacífico, 6,8% na Europa, 24,8% no Médio Oriente & África, 8,7% na América Latina e 1,5% em outros mercados da América do Norte. Contudo, no Reino Unido, o Omnicom apresenta um prejuízo de 0,2%, face ao ano anterior.
John Wren, CEO do Grupo Omnicom, está confiante no crescimento da ‘holding’, particularmente no segmento de comércio eletrónico, com a aquisição da plataforma Flywheel por 800 milhões de dólares (€736,4 milhões), em janeiro de 2024, que deve atingir um crescimento de dois dígitos até ao final do ano. A empresa tem conquistado novos contratos, incluindo as contas de meios da Amazon e da Michelin, a nível internacional, totalizando um resultado de 5,3 mil milhões de dólares (€4,8 mil milhões) em novos contratos no primeiro semestre de 2024.
O Omnicom continua concentrado no crescimento e nos investimentos estratégicos em tecnologia, incluindo a inteligência artificial (IA) e o comércio eletrónico, de acordo com um comunicado de imprensa. A empresa está a caminho de cumprir a meta de crescimento de entre 4% a 5%, para o ano fiscal de 2024, e manter a margem de EBITDA estável, em comparação com 2023, tendo apresentado um crescimento de 7,9% do EBITDA no terceiro trimestre de 2024.