Estudo: O que os millennials esperam das lojas do futuro
Conselheiros virtuais ou inteligência artificial a fazer o atendimento numa loja (52%), novos métodos de pagamento (72%) ou de entrega de produtos (61%). São estas as inovações que os adultos […]

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Conselheiros virtuais ou inteligência artificial a fazer o atendimento numa loja (52%), novos métodos de pagamento (72%) ou de entrega de produtos (61%). São estas as inovações que os adultos com menos de 35 anos (millennials) esperam que se tornem realidade nas próximas décadas nas lojas.
De acordo com o Observador Cetelem Consumo Millennials 2018, 72% dos millennials acham que em 10 anos quase tudo nas lojas físicas será afectado. O primeiro ponto será o atendimento, com 66% a temerem que o contacto humano seja totalmente substituído. É que 8 em cada 10 indivíduos desta geração valorizam os vendedores em loja, nomeadamente pelo seu acolhimento e amabilidade (79%), o aconselhamento e conhecimento dos produtos (72%) e a sua disponibilidade (71%).
Apesar de apreciarem este serviço e contacto, 52% dos millennials admitem que os vendedores possam ser substituídos por conselheiros virtuais ou por inteligência artificial. Na próxima década mudará também a forma como as lojas anunciam (61%), os serviços que oferecem (59%) e a forma como fornecem informações e conselhos (59%).
Por serem uma geração fortemente digital, gostam da resposta instantânea, o que parece torná-los relativamente impacientes. Assim, 40% dos millennials consideram que o tempo de espera em loja é demasiado e por isso um ponto negativo nos pontos de venda. A indisponibilidade do produto é referida por 34% dos inquiridos e as questões de acesso são um problema para 28%.
Outros aspectos a melhorar são pagamentos mais simples (61%), a possibilidade de reserva de estacionamento (55%) e serviços que dêem assistência às famílias com filhos quando vão fazer as suas compras (49%).
O Observador Cetelem Millennials 2018 tem por base um estudo quantitativo efectuado em 17 países europeus. Em Portugal foram inquiridas mil pessoas.