Teenagers communicating on phone next to a wall painted with dots ,modern technology . The concept of communication
Estudo: O que os millennials esperam das lojas do futuro
Conselheiros virtuais ou inteligência artificial a fazer o atendimento numa loja (52%), novos métodos de pagamento (72%) ou de entrega de produtos (61%). São estas as inovações que os adultos […]
Meios & Publicidade
El Corte Inglés fica azul, em combate contra cancro da próstata
Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes
Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)
Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Conselheiros virtuais ou inteligência artificial a fazer o atendimento numa loja (52%), novos métodos de pagamento (72%) ou de entrega de produtos (61%). São estas as inovações que os adultos com menos de 35 anos (millennials) esperam que se tornem realidade nas próximas décadas nas lojas.
De acordo com o Observador Cetelem Consumo Millennials 2018, 72% dos millennials acham que em 10 anos quase tudo nas lojas físicas será afectado. O primeiro ponto será o atendimento, com 66% a temerem que o contacto humano seja totalmente substituído. É que 8 em cada 10 indivíduos desta geração valorizam os vendedores em loja, nomeadamente pelo seu acolhimento e amabilidade (79%), o aconselhamento e conhecimento dos produtos (72%) e a sua disponibilidade (71%).
Apesar de apreciarem este serviço e contacto, 52% dos millennials admitem que os vendedores possam ser substituídos por conselheiros virtuais ou por inteligência artificial. Na próxima década mudará também a forma como as lojas anunciam (61%), os serviços que oferecem (59%) e a forma como fornecem informações e conselhos (59%).
Por serem uma geração fortemente digital, gostam da resposta instantânea, o que parece torná-los relativamente impacientes. Assim, 40% dos millennials consideram que o tempo de espera em loja é demasiado e por isso um ponto negativo nos pontos de venda. A indisponibilidade do produto é referida por 34% dos inquiridos e as questões de acesso são um problema para 28%.
Outros aspectos a melhorar são pagamentos mais simples (61%), a possibilidade de reserva de estacionamento (55%) e serviços que dêem assistência às famílias com filhos quando vão fazer as suas compras (49%).
O Observador Cetelem Millennials 2018 tem por base um estudo quantitativo efectuado em 17 países europeus. Em Portugal foram inquiridas mil pessoas.