WPP anuncia fusão entre Wunderman e J. Walter Thompson
Wunderman Thompson será a designação de uma nova “agência de criatividade, data e tecnologia” que resultará da fusão entre as networks Wunderman e J. Walter Thompson. Ao M&P, os responsáveis das operações locais garantem que, para já, nada foi discutido sobre as implicações da decisão em cada país.
Pedro Durães
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novo Banco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
Wunderman Thompson será a designação de uma nova “agência de criatividade, data e tecnologia” que resultará da fusão entre as networks Wunderman e J. Walter Thompson. A decisão de avançar com a fusão entre as duas agências foi anunciada a nível mundial esta segunda-feira pelo grupo WPP, com o CEO Mark Read a assegurar que a Wunderman Thompson será “uma combinação formidável, reunindo as capacidades que os nossos clientes estão a exigir – criatividade premiada juntamente com um profundo expertise em tecnologia, data e vendas – numa única organização”. “Os clientes querem maior simplicidade dos seus parceiros e este desenvolvimento, como outros na WPP, é desenhado por reformular a nossa empresa em torno das suas necessidades”, justificou Mark Read, num comunicado emitido pelo grupo.
Por definir está a forma como se reflectirá este movimento nas estruturas directivas das duas agências em Portugal e o formato que a fusão assumirá no mercado português, onde, recorde-se, a Wunderman tem estado ao longo dos últimos anos debaixo da esfera da network Young & Rubicam Brands. Contactado pelo M&P, Jorge Castanheira, managing director da Wunderman em Portugal, refere que por enquanto não há muito a acrescentar à informação anunciada pela WPP a nível internacional. “Acredito que, tendo em conta o período que se avizinha, não haverão mais evoluções, no imediato, que afectem as estruturas locais”, afirma o responsável, assegurando que “por agora, irá tudo continuar como até aqui, vamos manter o foco nos nossos clientes que é o mais importante e aguardar, serenamente, eventuais evoluções que possam vir a acontecer”.
“Oficialmente, não tenho nenhuma resposta concreta para isso”, admite Jorge Castanheira quando questionado sobre se a fusão avançará também no mercado português, apontando apenas que “será, com certeza, um dos cenários em cima da mesa mas não há nenhuma informação que garanta que esse seja o cenário mais provável”.
“O processo e o formato irão com certeza ser discutidos a seguir, dependendo da situação de cada mercado, que poderá ser muito diferente de região para região”, comenta também Susana de Carvalho, CEO da J. Walter Thompson em Portugal, que, em declarações ao M&P, esclarece que “nesta altura nada foi discutido sobre quaisquer implicações ao nível das empresas em cada país”.
A nível global, Mel Edwards, até aqui CEO da Wunderman, assumirá o cargo de CEO da Wunderman Thompson, enquanto Tamara Ingram, CEO da J. Walter Thompson, passará a chairman. A nova agência, aponta o grupo WPP, estará “totalmente operacional no início de 2019”, com presença em 90 mercados.